Queridas, queridos e querides,

Nós podíamos estar roubando em Liberty City, podíamos estar morrendo em Lordran, cavalgando por Hyrule, requebrando com a Ulala, mas estamos aqui encarecidamente pedindo um minutinho de sua atenção.

Como aqueles que acompanham o Overloadr sabem, o site é mantido graças a essa linda comunidade (que são vocês. É, você mesmo), não apenas consumindo o conteúdo e o compartilhando, mas também nos apoiando diretamente através de nossa campanha de financiamento coletivo no Patreon. Há cerca de um ano e meio passamos a utilizar a plataforma e, sem medir palavras, é graças ao suporte de vocês (que tratamos como assinantes) que pudemos continuar firmes e fortes com o Overloadr, além de termos liberdade de criarmos novos programas e explorar novas ideias, sem precisarmos nos focar constantemente apenas no que há de mais único e novo, brigando incessantemente pelo maior número de cliques o possível. Dessa forma, os serviços oferecidos pelo Patreon nos auxiliaram muito bem. Porém, agora sentimos que é hora de mudar.

Bem-vindos ao Apoia.se

Pensamos cuidadosamente e com muito carinho, e decidimos migrar nossa campanha de financiamento coletivo para o Apoia.se, uma plataforma brasileira similar ao Patreon e bastante robusta. Como alguns estão cientes, de alguns meses para cá certos bancos brasileiros passaram a não aceitar a cobrança feita pelo Patreon, um problema para o qual não há solução e um que afetou diretamente os ganhos do site. Além disso, os valores praticados pela plataforma americana são todos em dólar. Isso fazia mais sentido quando demos início à campanha, mas, hoje em dia, com o valor da moeda parecendo estar sempre em uma montanha-russa, torna-se difícil, tanto para nós quanto para vocês, sabermos exatamente quanto que a cada mês está sendo adquirido e gasto.

O Apoia.se, sendo uma empresa brasileira, tem um contato melhor e mais direto com os bancos locais, o que faz com que seja mais viável contornarmos quaisquer tropeços que possam surgir com cobranças. Além disso, os valores são todos em reais,  dando uma noção melhor a todos sobre o quanto que estão contribuindo ao Overloadr mês a mês. Finalmente, mas não menos importante, ele permite o uso de cartões de crédito nacionais e boletos bancários, um pedido que ouvimos com constância de muitos de nossos leitores e ouvintes desde que passamos a utilizar o Patreon. Isso elimina uma grande barreira para diversas pessoas, que estarão desimpedidas de apoiarem o site se assim o quiserem.

Algo que ficará evidente de cara é que muitas das transições de metas e recompensas do Apoia.se não são um para um com as presentes no Patreon. Nossa ideia foi adaptar melhor à realidade atual, auxiliado por uma noção mais exata que temos do custo e tempo de certas produções. Abaixo, fizemos um pequeno FAQ daquelas que provavelmente serão as principais dúvidas dessa migração. Porém, se qualquer outro questionamento persistir, não hesite em fazê-lo no campo de comentários que nós responderemos assim que possível.

Vocês irão encerrar a campanha do Patreon?

Não imediatamente. Queremos esperar que as pessoas migrem para o Apoia.se e que, naturalmente, o número de assinantes no Patreon diminua até chegar a zero ou muito próximo disso, momento em que encerraremos essa campanha. Nós não deixaremos de oferecer as recompensas prometidas para aqueles que fazem parte de nosso Patreon, mas a partir de agora nosso foco principal está no Apoia.se.

Ei! Eu ainda não recebi minha foto nem meu vídeo de agradecimento! Se eu não contribuir com o Apoia.se não os receberei?

Claro que receberá! Ainda restam algumas pessoas que não embolsaram suas fotos e vídeos, e tudo isso será entregue, independente de você ainda nos apoiar ou deslocar-se para o Apoia.se. O nome de todos os nossos assinantes estão anotados e essas recompensas estão sendo constantemente produzidas.

Eu percebi que o valor de algumas recompensas mudou. Estou ficando louco?

Não, você não está ficando louco (ao menos não em relação a isso). A fotografia de agradecimento não está mais no nível mais baixo, passando a estar em um médio. De maneira sincera, nós calculamos mal o trabalho que dá produzir essas fotos (motivo pelo qual, até hoje, todas as pessoas ainda não ganharam), porém não queríamos eliminar essa recompensa porque ela foi muito bem recebida por nossa comunidade. Decidimos então por torná-la parte de um nível de recompensa mais alto.

Tá, mas também vi que há recompensas que não existiam antes. Agora estou de fato ficando louco, certo?

Calma, sua sanidade está intacta. Decidimos adicionar algumas novas recompensas para tornar os diferentes níveis de pagamento mais atraentes, ao mesmo tempo que dávamos uma refrescada no que estávamos oferecendo. Variedade é o tempero da vida, né?

Se eu contribuir no Patreon um valor equivalente ao que é pedido no Apoia.se por essas recompensas, eu as ganharei?

Não, elas só serão enviadas aos que estiverem especificamente nos apoiando no Apoia.se O motivo disso está na variação do dólar, que tornaria muito difícil fazer a equivalência entre os valores. Nós também teríamos de gerir igualmente as duas plataformas.

Então quer dizer que agora eu posso assinar o Overloadr usando meu cartão de crédito nacional?

Sim, o Apoia.se aceita cartões de créditos nacionais e boletos bancários. E, obviamente, cartões internacionais continuam funcionando como sempre.

Uma das recompensas fala de um grupo do Facebook. Não era para isso ter existido na época do Patreon também?

De fato, sagaz perguntador deste FAQ. Nós criamos um conselho editorial no Facebook referente a uma recompensa no Patreon. Por má gestão nossa, ele acabou não funcionando para a utilização que desejávamos. Nós, porém, o repensamos, tendo mais ideias de como integrar as pessoas que estiverem por lá para oferecerem sugestões de conteúdos que gostariam de ver, que jogos serão revisitados no Retroscópio, o que aparecerá em uma transmissão etc. Desta vez, esse grupo dará certo.

É sério que vocês vão fazer retratos dos ouvintes como uma das recompensas?

Nós sabemos que essa é uma recompensa piada. Temos pessoas que contribuem com valores bem acima de nosso nível final e essa recompensa foi pensada apenas como uma forma de oferecermos algo a mais a esses indivíduos que nos ajudam tanto. Dito isso, garanto que nós faremos esses retratos de maneira dez vezes mais séria do que o esperado. É assim que a gente rola, afinal de contas.

Eu não consigo matar o Yellow Devil de Mega Man de jeito nenhum! O que eu devo fazer?

Quando o olho do Yellow Devil aparecer, dispare o raio da arma do Elec Man. Assim que seu projétil acertar o olho dele, pause e despause o jogo repetidamente. Cada vez que o jogo é despausado um novo hit é contado. O Yellow Devil morrerá em segundos.

Apoie o Overloadr no Apoia.se

  • Filipe Silva Rego de Sousa

    Porra gente, botem por favor as informações que importam de verdade antes. Tive que chegar no final do FAQ pra saber como derrotar o Yellow Devil no Mega Man! POR FAVOR NÉ GENTE.

  • André Luz

    vou migrar logo aproveitar que o patreon acabou de cair, assim no proximo mes ja contribuo pelo apoia.se, e um prazer contribuir com esse site maravilindo ^^

  • Rodrigo Pillotto

    Ai sim!
    Tal qual as andorinha que vão e que vem a procura de amor, já fiz a minha migração para o Apoia.se.
    Sucesso total ao Overloadr!

  • Platynews

    Esse bug do yellow devil foi arrumado na Megaman Legacy Collection

    • Heitor De Paola

      Não foi não, ele continua funcionando. Tem até um challenge que só pode ser passado fazendo isso.

      • Platynews

        Bizarro… vai ver o start do videogame do meu amigo tava zuado então pq eu não consegui fazer quando tentei xD

        • Alexandre Barbosa da Silva

          Cara, eu usei o bug pra passar dele no collection, mas se não me engano, o botão de start foi alterado, já que ele serve pra chamar o menu principal do jogo, como num emulador. Algum outro botão dos controles do PS4 e Xone faz a função de pausar.

  • Anderson [SD: RiversCroft]

    A única coisa que me impedia de contribuir no patreon era meu cartão nacional. E eu não os amo suficiente pra encarar o call center do Bradesco.
    Essa solução é melhor hahaha

  • 55555

    Não era parte do Patreon devido a burocracia em pagar por boleto. Agora finalmente posso apoiar vocês também financeiramente.

    Continuem o bom trabalho!

  • Maikon Neitzel

    Caraca, quanto tempo tentando matar o Yellow Devil… Valeu mesmo gente!

  • Gustavo Freitas

    Apoio migrado!!! Amo vcs!! Continuem o bom trabalho!!!!

  • Alexandre Barbosa da Silva

    Aí melhorou. As variações do dólar me fizeram nunca contribuir com o patreon, ainda mais que meu cartão internacional tem um limite muito baixo. Mas agora vai! Até o dia 10 vocês verão meu nome aparecendo no Apoia.se.

  • Fly

    Vou continuar contribuindo, mas vou migrar no fim do mês para não pagar duas vezes, não está fácil para ninguém xD

    • prcl

      acabei de migrar, ele disse que só vai cobrar no começo do próximo mês

  • William Dal Carobo

    Agora sim! Finalmente vou poder ajudar esse trabalho incrível.

  • Carlos

    Minha segunda maior felicidade no Overloadr é não ver o Corraini.
    Obrigado Henrique, Teixeira e Heitor, vocês são os melhores. O conteúdo
    de vocês é demais! Fico feliz em ter contribuido quase desde sempre e
    ficarei feliz em contribuir na plataforma nova.

    Abraços!

  • Que coincidência! Agora no fim do mês tive meu cartão furtado e ao pedir outro ele bloqueou minhas compras automáticas pela internet. Estava apenas esperando meu novo cartão chegar para voltar a apoiar. Sou um dos caras que encheu o saco de vocês para aderirem ao Patreon e dei meus jeitos para manter quando o Banco do Brasil pirou(usava o PagSeguro para “burlar”).

    Nem se preocupem que essa semana mesmo já integro o Apoia.se <3

  • O Patreon me deixou quase seis meses sem cartão de crédito por causa das cobranças recorrentes. Obrigado pela mudança. Já posso voltar a contribuir.

  • Gabriel Raposo

    Boaaa, agora vai ficra mais fácil de ajudar
    Boa sorte, gente 🙂

  • Lucas Ornelas

    Os mini docs e as séries vão continuar rolando?