Nós já publicamos nossas listas individuais (bem como de convidados) e em breve publicaremos a escolha do site como um todo. No entanto, antes disso é hora de anunciarmos quais jogos, para vocês, foram os mais marcantes de 2016.

Os resultados foram curiosos pois os dois primeiros lugares estavam muito bem definidos. O jogo mais votado teve cerca de 1/4 dos votos totais, enquanto o segundo teve pouco mais de 15%. Depois disso, as diferenças tornaram-se menores, culminando em uma lista que teve dois empates. Quando isso ocorreu, colocamos ambos nas posições mais altas possíveis a eles (por isso você não verá nada em 9° lugar, mas duas vezes o 8°).

Vamos então aos dez títulos mais votados:

10 – Titanfall 2 (Respawn Entertainment)

Titanfall 2

Titanfall 2

 

8 – Xcom 2 (Firaxis) – Empate

xcom-2

 

8 – Pokémon Sun & Moon (Game Freak) – Empate

Pokémon Sun & Moon

Pokémon Sun & Moon

 

7 – Final Fantasy XV (Square Enix)

Final Fantasy XV

Final Fantasy XV

 

6 – Doom (id Software)

Doom

Doom

 

5 – Dark Souls III (FromSoftware)

Dark Souls 3

Dark Souls 3

 

3 – Inside (Play Dead) – Empate

Inside

Inside

 

3 – The Witness (Thekla) – Empate

The Witness

The Witness

 

2 – Uncharted 4: A Thief’s End (Naughty Dog)

Uncharted 4: A Thief's End

Uncharted 4: A Thief’s End

 

1 – Overwatch (Blizzard)

Overwatch

Overwatch

Só reiterando o que foi dito acima, não houve nada que pudesse ser considerado um rival a Overwatch na opinião de vocês. A diferença de voto entre ele e os outros jogos foi considerável e provavelmente foi isso que levou aos empates, já que, fora Uncharted 4, o resto da lista estava relativamente próximo.

Dentre os dez jogos que estão acima, provavelmente a maior surpresa é Xcom 2. Não me entenda mal, ele é um bom jogo, mas não me pareceu que na época de seu lançamento original (nem quando ele apareceu posteriormente nos consoles) houve um grande amor em relação a ele – certamente não no nível de Enemy Unknown, que representou o ressurgimento de Xcom como um todo. Ainda assim, as histórias que podemos criar por conta própria e as mudanças feitas nessa continuação foram suficientes para que ele fosse cativante e acabasse aparecendo na oitava posição, ao lado de Pokémon Sun & Moon.

Algumas curiosidades: há apenas dois exclusivos nos dez primeiros lugares, Uncharted 4: A Thief’s End e Pokémon Sun & Moon. Este é o único jogo a não estar disponível em um PC ou em um console. E não coloco na conta Xcom 2, já que ele chegou aos consoles eventualmente.

Fora esses citados acima, o único título que só pode ser encontrado em um PlayStation 4 ou Xbox One é Final Fantasy XV. Todos os outros estavam disponíveis para PC também.

Agora, além dos podcasts especiais, o fim do ano chegou para o Overloadr. É hora de descansarmos, aproveitarmos o recesso e nos vermos novamente na segunda semana de janeiro.

Bom fim de ano a todos.

  • Márvio

    Marmelada! Cadê Overcooked?

  • #chathiago

    Chateado/decepcionado por não ter o já tradicional voto para “Henrique Sampaio”.
    Por favor, corrijam.

  • 55555

    Pior que ficou mó bom.

  • Travammus

    Marmelada! Cadê o Heitor de Paula!?

  • Votei em Enter The Gungeon. Acho que tá ao menos entre os melhores indies do ano.