Desde o começo de 2015 inúmeros usuários de consoles PlayStation relatam na internet que, sem razão aparente, são impedidos de se conectarem na PlayStation Network, o que torna impossível realizar qualquer atividade online. Alguns leitores do Overloadr já afirmaram ter lidado com o problema e eu mesmo me peguei impossibilitado de me conectar à PSN poucos dias depois de ter assinado a PlayStation Plus. O erro em questão é conhecido pelo código WS-37397-9, que aparece quando o usuário tenta reconfigurar sua conexão no console, sem sucesso.

As únicas informações oficiais referentes a este problema se encontram nesta página da seção de ajuda do site do PlayStation, que informa que o erro pode indicar duas coisas: que a PSN está offline ou que o endereço de IP do usuário foi bloqueado devido uma atividade que viola os termos de serviço e o contrato de utilizador da PSN. “Esta atividade poderá ter sido causada por dispositivos ligados à sua rede doméstica que tenham sido infetados [sic] por um vírus informático”, diz a página. Um último parágrafo pede para que o usuário “execute uma deteção de vírus nos dispositivos” e que “contate seu ISP”, se referindo ao provedor de internet.

Mesmo que o problema fosse isolado, a descrição vaga já não estaria contribuindo muito para ajudar o usuário a solucioná-lo. Mas a situação é pior do que se imagina: só no Reclame Aqui existem mais de 500 relatos de usuários no Brasil que são afetados pelo erro — mais de 400 direcionados à PlayStation Brasil. Uma busca pelo código no Google retorna mais de 69 mil resultados de sites nacionais e internacionais, a maioria deles de usuários relatando o problema em fóruns e diversas teorias do que pode ser a causa. Há muita desinformação e inúmeras possíveis soluções não oficiais (tampouco confiáveis) e hipóteses do que pode causar o erro, consequência da maneira leviana como a Sony parece tratar o problema.

Aos usuários que não conseguem solucionar o erro e recorrem ao Reclame Aqui, ela costuma dar uma resposta pronta, totalmente diferente do que é dito na página de ajuda de seu site:

“No Brasil a maioria dos Provedores de Internet só fornecem endereço IP dinâmico para residências e endereços IP fixo para empresas. Um endereço IP dinâmico muda constantemente, por isso é possível que uma vez que um endereço IP é alterado na sua rede, as portas do novo endereço estejam bloqueadas. Você deve contatar seu Provedor de Internet e pedir-lhes para liberar as portas.”

Em seguida, dá ao usuário uma série de valores e pede para que ele solicite ao seu provedor de internet a alteração de portas TCP e UDP.

Mesmo que o provedor faça as alterações, ela afirma que “é possível que o seu endereço de IP tenha mudado (porque é IP Dinâmico) e agora as portas estão bloqueadas. Você também pode pedir ao seu provedor de Internet para mudar toda a sua gama de endereços IP.”

A impressão que a resposta causa é que se trata de um problema sem uma solução clara e definitiva, e que mesmo que o usuário consiga convencer seu provedor de internet a realizar modificações nas configurações de sua rede, o erro pode retornar. Além disso, não explica qual é a real razão para que seu IP tenha sido bloqueado da PSN.

PSN-2

Com o IP bloqueado, o usuário não consegue usar recursos online de consoles PlayStation ou sequer iniciar uma sessão da PSN em um PC

Qual é a causa do erro?

Procurada pelo Overloadr para esclarecer o problema, a Sony não retornou o contato. Sem uma declaração oficial, não há como ter certeza das causas que levam um usuário a ter seu IP bloqueado na PSN.

Especula-se que após o ataque DDoS (Distribuído de Negação de Serviço) que derrubou a PlayStation Network (e a Xbox Live) em dezembro de 2014, a Sony implementou um sistema de segurança rigoroso que prevê possíveis novos ataques e deliberadamente bane temporariamente os IPs associados a eles. Quando o sistema não acerta, no entanto, IPs de usuários inocentes são equivocadamente bloqueados.

Dado que a Sony prefere se manter calada, não há como confirmar essa hipótese, a não ser que um engenheiro da companhia falasse anonimamente sobre seu funcionamento, mas ela parece ser plausível, visto que as reclamações de IPs banidos começaram a se tornar recorrentes no início de 2015.

Outra constatação que corrobora para essa teoria é que usuários de outras redes, como Xbox Live ou Steam, não passam pelo mesmo problema — até porque, não existem relatos de bloqueios de IPs em nenhum dos dois serviços. Se a responsabilidade pelos bloqueios de IPs na PSN fosse de provedores, usuários destes serviços também fariam reclamações similares, o que não acontece.

A recomendação da companhia aos usuários afetados, de que se realize uma detecção de vírus em dispositivos de uma rede doméstica, também reforça a hipótese de um sistema de segurança rigoroso, que bloqueia automaticamente o acesso de usuários inadvertidamente infectados. Segundo Nelson Barbosa, engenheiro de segurança da Norton, um usuário pode contrair um vírus ou malware em dispositivos conectados a sua rede e, sem saber, passar a contribuir para um ataque DDoS ou algo que possa ser visto como uma violação dos termos de uso da PSN.

“Um dos caminhos mais fáceis para invadir um dispositivo é explorando senhas padrões”, explica Barbosa. “Ao adquirir um dispositivo conectado, como roteador ou babá eletrônica, o usuário que não segue as recomendações de segurança e mantém a senha padrão de fábrica, falha que é facilmente explorada em massa, permite que o invasor tome controle do device e o utilize dentro de uma botnet (rede de computadores, telefones e tablets que também foram afetados pelo malware). A partir dessa infecção, os cibercriminosos utilizam os aparelhos para enviar enormes quantidades de dados para um determinado alvo — geralmente uma empresa de hospedagem na web ou um site específico, que resulta em um ataque DDoS, que visa deixar o alvo offline, impossibilitando os usuários de acessar o website ou serviço.”

Nelson menciona o ataque que derrubou metade da internet dos EUA no ano passado (incluindo a PSN) por conta de um malware capaz de infectar dispositivos smart, como câmeras de segurança e smartTVs. “O primeiro malware capaz de fazer isso é o Mirai, que foi descoberto invadindo computadores que rodam Windows, o que é extremamente preocupante, já que a quantidade de dispositivos que podem ser infectados se torna muito maior.”

Com isso, é possível que uma parte dos usuários cujos IPs foram bloqueados da PSN possuía dispositivos infectados em sua rede doméstica. Assim, o bloqueio serviria como uma medida preventiva da companhia para reduzir as chances de um novo ataque DDoS à PSN.

Mas o bloqueio deliberado de IPs abre precedente para um outro problema: segundo a consultora de segurança da informação Amanda Martins, se o sistema da Sony for baseado em Blacklists (listas de bloqueio temporário ou definitivo), o banimento de um IP pode afetar não apenas um, mas vários usuários, dado o fato de que IPs costumam ser dinâmicos. “Se o provedor der esse IP banido da PSN para outro usuário, pode ser (caso as regras da Sony não relacionem seu ID com o IP) que ele não consiga mais se logar na rede”.

A Sony é culpada?

Mesmo quando considerada a hipótese de que os usuários têm seus IPs injustamente bloqueados por um sistema de segurança rígido, o advogado especialista em direito digital Leonardo Zanatta acredita que a Sony não está cometendo nenhuma irregularidade. “Infelizmente, do ponto de vista jurídico, mesmo o bloqueio sendo arbitrário, a responsabilidade de propagar novos IPs para os consumidores ainda é dos provedores”, explica. “Pode ser alegado pela Sony o bloqueio de IP como medida preventiva para garantir a operação do sistema e evitar que ataques de negação voltem a ocorrer. Isso é uma conversa entre os provedores e a Sony, mas quem sai no prejuízo é o cliente-consumidor.”

Zanatta explica que o usuário pode solicitar ao provedor novos IPs, aberturas de portas e configurações adicionais. No entanto, segundo o especialista em redes Cleber Biscassi, a troca de serviço nem sempre pode ser atendida pela operadora, devido inviabilidades técnicas. “Mudar de IP dinâmico para fixo é uma mudança de plano de serviços”, explica. “Ela precisa ser solicitada e pode ou não ser aplicada devido a condições técnicas. Uma central pode, por exemplo, não ter IP fixo disponível e aí a solicitação não será atendida. Isso é uma inviabilidade técnica que pode ocorrer.”

Consultamos o Procon-SP, que afirmou que, até o momento, não registrou nenhuma reclamação sobre o problema, mas caso isso venha a acontecer, “ela será aberta para a empresa fabricante e também para o provedor, solicitando esclarecimento sobre o que está havendo e, também, a solução para o consumidor.”

“Há responsabilidade solidária e, ambos os fornecedores podem ser demandados”, explica o órgão. “O fabricante Sony não pode se eximir de responder ao consumidor, além disso deveria interagir com provedores visando equacionar a questão, que parece coletiva e que impede uso adequado de seu produto.”

É compreensível que a Sony queira proteger a PSN a todo custo. Em 2011 a rede ficou fora do ar durante quase um mês inteiro, após uma invasão hacker que culminou no roubo de dados confidenciais de usuários. O ataque rendeu à companhia prejuízos e um processo judicial, deixando a rede do PlayStation com uma imagem abalada. A implementação de sistemas mais robustos de segurança, especialmente após casos como este, é bem-vinda. Mas ao fazer isso às custas de seus próprios usuários, sem transparência e suporte apropriado a quem se sente injustamente afetado pela sua política rígida de bloqueios de IPs, a Sony parece mais preocupada em proteger a si própria, tratando as pessoas afetadas pelo problema como um dano colateral inevitável.

  • Sérgio Sampaio

    Existe outro problema atual na PSN mas nao estou vendo muita divulgação sobre isso. Em alguns PS3, ao acessar a PSN e a lista de download, aparecem somente as 18 ultimas compras do usuário. Se acessar pelo PS Vita ou no browser de PC, todas as compras aparecem.

    Tem um meio de ver a lista de downloads fora da psn no Ps3, mas nessa lista os jogos não ficam especificados para qual plataforma são…

    Aparentemente, a Sony não fez nada até agora para resolver esse problema… E existem várias reclamações pela internet sobre isso. Acho q desde fevereiro estou passando por esse problema.

    Fora isso, já passou da hora da Sony criar uma lista em ordem alfabetica dos jogos que o usuário possui, como no Steam, mostrando também quais DLCs e expansoes o usuario tem em cada jogo…

  • Franco Carbonaro

    Rique, acredito que tenha sido eu quem enviou o primeiro email sobre o problema para vcs.

    Felizmente eu consegui resolver isso aparentemente de forma definitiva, pois a mais de 6 meses eu não tenho mais esse problema.

    O que fiz foi o seguinte: na minha configuração anterior de rede, o modem/roteador da minha operadora era responsável por gerar o IP para mim, assim volta e meia eu pegava um IP bloqueado e mesmo após desligar o modem para renovar o IP eu continuava sendo bloqueado. Desliguei o IPV6, voltei para o IPV4 e pelo que me lembro eu passei a gerenciar o IP pelo meu roteador e sem passar pelo modem/roteador da operadora.

    Não entendo muito de configuração de rede então posso ter explicado algo errado ou ter falado alguma besteira, mas foi fazendo essas alterações eu consegui me livrar desse maldito problema.

    Abraço.

  • Rubens Mateus Padoveze

    Uma pena esse silencio da sony, mas que precisa melhorar a segurança precisa.

  • rodrigo

    Eita Rique… bom texto… rapaz isso é problema, vide que cada troca de ip ele estiver na blacklist, só com o provedor mesmo…

  • Jonas S. Marques

    Excelente texto, Rique.
    O problema é que muita gente acaba por usar os roteadores e modems padrão da ISP, o que faz com que caiba a eles a delegação do IP bem como de outras configurações.
    Se é de fato algo com portas UDP ou UPNP o próprio usuário pode resolver no roteador dele, o que é ao menos mais razoável.
    O problema é a falta de suporte técnico da Sony que simplesmente se cala e não ajuda em literalmente nada.

  • rodolphoal

    PSN é um LIXO

    • rodolphoal

      Solução: compre um Xbox One

      • Diego Mélo

        Xbox? Ainda existe? Nossa…

    • The Hell

      Falou o fanboy da Micro$oft, admito que a PSN é um lixo mas os exclusivos dá PlayStation dão um pal lindo nos do Xbox.. Fica quietinho aí jogando Halo e Forza..

      • rodolphoal

        KKK ué, qual o problema de jogar Halo e Forza? Vc fala como se fossem 2 jogos horríveis e na realidade são ótimos jogos.. E a Xbox Live dá um “pal” lindo da PSN, até os fãs da Sony concordam. Rede mais estável, jogos mais baratos, 4 jogos na Live Gold, não sofre com ataques hackers, não tem manutenção semanal e nem cai toda hora.

        • The Hell

          Esqueceu de mencionar que também não tem exclusivos kkkkkk, não comparado com os dá PlayStation…

  • Icaro

    A Sony como muitas outras empresas se exime dá sua contribuição para o problema. Acho que deveriam aprender com a Google como tornar sua rede mais segura. Outro probleminha que a PSN mantém é taxa de download baixo… Sempre tenho que refazer as configurações pra baixar grandes conteúdos mais rápido.

  • Denilson Silva

    Fiquei praticamente um mês com esse erro. Voltava por menos de um dia e no outro já apresentava o erro novamente. O que mais me indigna é o silêncio da Sony. Para mim ela é culpada sim, pois se o problema fosse com o provedor usuários da Live relataram o problema. Se esse erro voltar por mais de 2 dias novamente vai ser PROCON nela, aí quero ver não responder o que está acontecendo.

    A propósito, resolvi o meu recriando o banco de dados

  • No meu dava isso, pedi um IP fixo no meu provedor, (que não me cobrou nada por isso) e resolveu na hora.

    • Jeferson Santos

      O problema é que não vai ter IP fixo pra todo mundo. O ideal é a Sony implementar logo o IPv6 na PSN pra acabar com isso.