Tome cinco minutos, esvazie a mente e aprecie os polígonos

Há momentos em que simplesmente precisamos parar e respirar. Esvaziar a mente para reorganizar as ideias. Em jogos, isso é tão útil quanto no mundo real. Por alguns instantes, basta ignorar seus objetivos e necessidades, expectativas e recompensas, e apenas observar e contemplar a autonomia daquele mundo do qual você faz parte, deixando-se levar pelas sensações que ele pode despertar.

Jogos modernos parecem reconhecer o poder da contemplação e da serenidade, instigando o jogador a relaxar de vez em quando. Estes são alguns dos meus momentos favoritos de Life is Strange, em que Max para e lida com seus próprios pensamentos e sentimentos, sozinha, enquanto a câmera passa a focar ângulos específicos, destacando pequenos elementos do cenário que, em uma perspectiva convencional, poderiam passar despercebidos. Em The Witcher 3, observar o ondular da vegetação, sentindo os suaves raios do sol poente que em pequenos feixes atravessam os ramos das árvores, é talvez, a memória mais viva que tenho do jogo.

Momentos como estes talvez não fossem tão presentes em jogos antigos, principalmente de gêneros mais arcade, como corrida, que nos colocavam sempre sob a pressão do tempo. A contemplação do cenário vinha misturada à adrenalina, e desacelerar era uma ação permitida, mas não incentivada.

Talvez por isso seja tão fascinante vê-los novamente sob uma outra perspectiva: a de uma câmera estática, à beira da pista, nos permitindo sentir os pixels e os pequenos detalhes que compunham aqueles ambientes virtuais. É isso que o usuário pk-dub, do Tumblr, nos propõe, com sua série de GIFs: parar, ignorar a pressão da contagem regressiva, as imposições das mecânicas, os objetivos, e apenas apreciar. E, ao realizar uma ação tão simples, meio anárquica, meio sublime, vemos o mundo sob outra perspectiva.

Daytona USA (1992)

Crazy Taxi (1999)

Crazy Taxi (1999)

Manx TT Super Bike (1995)

Scud Race (1996)

Scud Race (1996)

Daytona USA 2 (1998)

Sonic Adventure (1998)

Sonic Adventure 2 (2001)

Ridge Racer 2 (1994)

Katamari Damacy (2004)

Outrun 2006: Coast to Coast

Outrun 2006: Coast to Coast

Final Fantasy XII (2006)

Final Fantasy XII (2006)

Mario Kart Wii (2008)

Dirt Dash (1995)

18 Wheeler: American Pro Trucker (2000)

Veja também:
– Estes GIFs de GTA V dizem muito sobre o dia a dia do cidadão comum
– Por que Just Cause 3 merece o título de jogo mais estapafúrdio da história

  • Better Call Foggy

    A 2º gif do Crazy Taxi, não só me tranquilizou como me passou uma sensação de Nostalgia tão forte que eu não sentia há muito tempo

  • Matheus Rodrigues

    Te Alguns ai que se coloca o som então ..da pra dormir de tão relaxante …tipo o do FFXII.

  • juliano seeber

    Apreciei durante o horário de trabalho, e cara, to zen! Bons tempos.
    Obrigado Rique!

  • PauloHDSousa

    Daytona USA é mais velho do que eu… ok.

  • Final Fantasy XII não era tão quadrado assim…

  • Edimilson Prazeres

    Égua, saudades FFXII.

  • Danilo Soares

    Ia muito num primo meu pra jogar esse scud racer, que coisa linda!

  • Vinicius Siviero

    Apreciei os polígonos e relaxei!

  • El Luchador

    Muito bom!