Na falta de um ar condicionado, já que ventilador não dá conta deste calor escaldante que vem nos torturando, pensamos em uma forma alternativa de fazer com que você não se sinta mais como se estivesse dentro de uma Air Fryer, sem que isso envolva se enfiar dentro da geladeira ou botar gelo no climatizador (spoiler: não funciona).

O cérebro humano é fascinante. Quem nunca sentiu vertigem ou até um friozinho na barriga enquanto era lançado pelo ar em jogos como Portal ou Mirror’s Edge? Ou um pavor absoluto em jogos de terror? Seguindo a mesma lógica, tentaremos te inserir nas mais deliciosas e congelantes fases de gelo, para que, pelo menos por alguns momentos, você esqueça do bafo ardente que te consome neste momento e, quem sabe, tenha um dia e noite mais agradáveis.

 Veja também:
– 8 segredos assustadores dos videogames que jamais sairão de sua mente

Começando pelos jogos em 3D, que são mais realistas e provavelmente mais imersivos:

 

Shadow Moses em Metal Gear Solid 4

Veja esse Old Snake revisitando em suas memórias a Shadow Moses de Metal Gear Solid 1 em Metal Gear Solid 4. Confuso? Ok, apenas sinta o vento glacial que provavelmente congela suas nádegas neste momento.

The_Canyon_(Metal_Gear_Solid_4)

 

Forgotten Vale, de Skyrim

Quem que, derretendo neste calor, não gostaria de se mudar para essa vila esquecida em Dawnguard, o DLC de Skyrim? Esqueça Campos do Jordão, São Joaquim e Curitiba. Forgotten Vale é para onde você quer ir para fugir do nosso verão etiopês.

Skyrim-Forgottenvale

 

Phendrana Drifts, de Metroid Prime

Imagina o delicioso refrigerador que deve se tornar a armadura de metal de Samus no frio congelante de Phendrana Drifts, de Metroid Prime? É como se você pudesse vestir sua própria geladeira… hmmmm.

metroid-prime

 

Freezeezy Peak, de Banjo-Kazooie

Convenhamos, todos nós do hemisfério sul morremos de inveja do natal dos norte-americanos e europeus aconchegadinhos na frente da lareira naquela friaca, enquanto derretemos em suor como um tablete de manteiga na frigideira. A fase de inverno de Banjo e Kazooie nos ajuda a esquecer que somos do hemisfério sul, benzadeus.

banjo-kazooie

 

Kamui, de Okami

O paraíso invernal do oriente, Kamui é um dos lugares mais deliciosamente gelados de Okami. Veja a vantagem que é ser um mamífero quadrúpede neste momento: a cada passo, você sente não apenas um, mas dois membros de uma vez afundando em caverninhas de neve fofa. É como se estivesse enfiando mão e pé ao mesmo tempo sobre raspadinhas (com cobertura de groselha hmmmm).

kamui-okami

 

Never Alone (do começo ao fim)

Falando em mamíferos quadrúpedes, outro jogo que traz uma felizarda criatura que passa sua vida andando sobre neve fofa (raspadinha hmmmm) é a raposinha de Never Alone (veja a gente jogando aqui). O jogo todo se passa no Alasca, o que o torna automaticamente um dos títulos mais recomendados desta lista para você fingir que calor não existe e é apenas uma invenção coletiva. O jogo também é repleto de vídeos como esse aqui de baixo.

never-alone

Meu deus, me deixa ser essa raposa agora! Olha só como ela é um ser mais feliz do que nós por viver no frio.

 

Todos os Lost Planet

Outra série que é TODA sobre neve, geleiras e ventanias cortantes (podemos ignorar as criaturas alienígenas assassinas) é Lost Planet. Veja se não é exatamente aqui que você gostaria de estar neste momento.

mapa-multiplayer-lost-planet-3

 

Embora fases de gelo em jogos 2D sejam tradicionalmente odiadas, devido coisas como superfícies escorregadias, cristais afiados que nos perfuram e estalactites que caem sobre nossas cabeças, nestes momentos de desespero solar, elas são tão confortáveis e gostosas quanto comer um bolo de cenoura acompanhado de café na casa da vovó.

Ice Cap Zone, de Sonic 3

A clássica Ice Cap Zone de Sonic 3 é uma das primeiras que vem à mente. Começa na maior pauleira e tem uma das músicas mais dançantes de toda a série, que dá uma vibe de festa louca no Pólo Norte. O clima ártico se completa com cavernas de gelo e calotas polares flutuando ao fundo.

 

Shamplin 1 – Locoroco 2

A fase de gelo de Locoroco 2 nos permite fazer algo que qualquer um gostaria nesse calor: se separar em vários pedacinhos e se esfregar na neve, permitindo que uma área maior do seu corpo tenha contato simultâneo com o gelo. Tem também uma das músicas mais fofas, melancólicas e relaxantes que você poderia ouvir, que de alguma forma consegue nos aquecer por dentro e ainda nos manter refrescados.

 

Gourmand Land, de Rayman Origins

A fase de gelo de Rayman Origins parece ter sido feita com a intenção de nos refrescar psicologicamente, como se os franceses da Ubisoft, durante o desenvolvimento do jogo, soubessem do nosso sofrimento termal em 2015 e quisessem contribuir de alguma forma para nosso bem-estar. As fases inteiras são feitas de gelo, com frutas tropicais congeladas ao fundo. Além de deliciosas escorregadas em tobogãs abaixo de zero, pulamos sobre rodelas gigantes de limão e pisamos em melancias geladinhas.

rayman-origins

Não poderíamos passar por Rayman Origins sem mencionar a música da igualmente refrescante fase de água, que é provavelmente a coisa mais fofa e hilária já feita nos videogames:

 

Fase do Freeze Man, em Mega Man 7

A fase de gelo de Mega Man 7 não é tão traiçoeira como fases de gelo costumam ser, além de ter um clima invernal gostoso. Imagina só o prazer que é dar um dash, com seu corpo inteiro deslizando sobre o gelo, resfriando rapidamente sua armadura de metal, como quem sai da banca de pastel na feira, atordoado pelo bafo de óleo fervente e entra numa loja de grife só pra sentir a potência máxima de um ar condicionado.

Só pela quantidade de tons de azul que há neste post, aposto que você já se sente mais refrescado. Lembrou de alguma fase de gelo potencialmente refrescante para esse calor? Comente aqui embaixo!