12 trilhas sonoras em discos de vinil para apreciar com os olhos e ouvidos

Nós do Overloadr gostamos tanto de música quanto de jogos, o que fica evidente nas discussões do podcast Bilheteria e nas nossas recém-estreadas mixtapes Mixloadr. É essa mesma paixão por música que mantém viva, até hoje, a apreciação por discos de vinil. Quando esse gosto pela música em sua forma mais tradicional está unido à paixão pelos jogos, chegamos às declarações de amor que são os LPs de trilhas sonoras em edições especiais e limitadas.

Jim Guthie, compositor de Superbrothers: Sword & Sworcery EP, não poderia ter defendido melhor o vinil: “É o formato perfeito para experienciar a música e sobreviveu a todas as mídias que surgiram desde então. Soa ótimo. A arte é grande e bonita e você tem que interagir com ele para ouvi-lo de uma forma satisfatória. Eu não quero soar como um disco riscado (com a intenção da piada), mas CDs e MP3 não oferecem a mesma experiência. Eles são convenientes e fáceis de armazenar, copiar e roubar, e é isso. Não importa quão avançadas as coisas se tornem, eu acredito que o vinil sempre terá lugar neste mundo.”

Mesmo que você não tenha um toca-discos, é impossível não ficar encantado com a beleza destes LPs e ter, no mínimo, a curiosidade de saber como aquelas músicas que você ouviu em um meio digital soam enquanto a agulha desliza sobre a superfície de vinil. Há, pelo menos, canais como o OSV Channel, no YouTube, focado em edições raras de LPs e CDs de trilhas de jogos, que reproduz a experiência de tirar um vinil do encarte e ouvi-lo, enquanto aprecia-se suas artes.

Veja alguns dos vinis de trilhas de games mais cobiçados por colecionadores, lançados nos últimos anos:

Watch Dogs

Com apenas 750 unidades prensadas, o belíssimo vinil de Watch Dogs traz sua trilha atmosférica e repleta de sintetizadores, composta por Brian Reitzell, de Hannibal e Encontros e Desencontros. Com uma prensagem tão limitada, hoje é item de colecionador.

Esgotado

 

Shatter

Lançado dois anos após o excelente jogo da Sidhe, o LP da trilha sonora de Shatter é pura sedução. Seu electro espacial, viajante e energético composto pelo neozelandês Module combina perfeitamente com o visual minimalista de seu encarte e seu vinil azul transparente. É de deixar cair uma lágrima.

Esgotado

 

Hohokum

Publicado pelo selo de música eletrônica Ghostly, de grandes nomes como Com Truise, Tycho e Gold Panda, a impecável trilha sonora de Hohokum foi imortalizada em um lindo e multicolorido vinil.

À venda

hohokum

Hotline Miami 2

Com 28 músicas, a coleção de três vinis coloridos foi lançada pelo coletivo iam8bit, trazendo um encarte triplo com uma ilustração destruidora e um cartão telefônico colecionável.

À venda

 

Veja também:
– Perguntei a 16 desenvolvedores de jogos quais são seus livros favoritos
– 13 continuações que você provavelmente esqueceu (ou nunca soube) que existiram

 

Brütal Legend

Se você jogou Brütal Legend deve se lembrar de seu incrível menu principal, no qual Jack Black encontrava um vinil e o manuseava, enquanto você escolhia as opções de jogo. Esse mesmo vinil ainda está à venda na loja da Double Fine, com a trilha original composta por Peter McConnell.

À venda

octodad-vynilOctodad: Dadliest Catch

Com apenas duas músicas, incluindo o divertido tema principal “Nobody Suspects A Thing”, o disquinho de apenas 7 polegadas é tão simpático e caprichado que você deveria tê-lo mesmo sem possuir um toca-discos em casa.

À venda

 

Grand Theft Auto V

A massiva e brilhante trilha sonora de GTA V ganhou uma edição em vinil no final de 2014 com seis LPs, contendo 59 músicas, incluindo as licenciadas e as composições originais.

À venda em lojas físicas e digitais

 

Wolfenstein: The New Order – Neumond Classics: Superhits of the 1960’s LP Record

A edição limitadíssima do LP traz as versões alternativas alemãs de músicas famosas do século XX, que podem ser ouvidas durante o jogo. Com apenas 500 unidades no mundo, hoje é um item raro.

Esgotado

 

Dropchord

O jogo musical arcade da Double Fine Dropchord possui uma trilha dançante energética que combina muito bem com o vinil verde corrosivo e seu encarte de cores vibrantes. Com músicas de seis compositores, incluindo Austin Winstory, da fama de Journey, o LP está disponível na loja da Double Fine.

À venda

DF_dropchordalbum_photo1_1024x1024

 

Sounds of San Francisco

A ótima trilha sonora setentista de funk, soul e rock de Driver: San Francisco ganhou um LP amarelo contendo algumas de suas músicas. O disco fazia parte da edição de colecionador do jogo na Europa, então apenas alguns poucos felizardos no mundo puderam ter a chance de ouvi-lo.

Esgotado

 

Anamanaguchi ‎– Scott Pilgrim Vs. The World: The Game

A frenética e divertida trilha em chiptune do Anamanaguchi para o jogo de Scott Pilgrim ganhou uma versão em vinil após o sucesso da trilha do filme no mesmo formato. Com tiragem limitada, o LP é a única edição física da trilha sonora, além da digital.

Esgotado

 

Bônus: coletânea não-oficial de The Legend of Zelda

Com apenas 500 unidades prensadas e numeradas à mão em tinta de ouro de 24 quilates, o LP é uma coletânea não-oficial feita por usuários do fórum NintendoAge, por puro amor à série.

Esgotado

zelda

foto: cambionic

  • A trilha de Hotline Miami realmente é um primor, ainda mais para dirigir.

  • Wallan Vitor

    Vinil realmente é especial quero comprar um toca discos para ter em casa e nem imaginava que vendia vinil de games. Overloadr sempre surpreendente com essas matérias que não vejo em lugar algum.