Os 100 melhores jogos dos anos 90

Para entender o presente é fundamental que olhemos para o passado, e muitas das convenções da linguagem dos videogames surgiram nos anos 90. Foi neste período que os jogos em 3D se estabeleceram, além de gêneros de suma importância para a atualidade, como os jogos de ação em primeira pessoa, de estratégia em tempo real ou os adventures — cada um explorando os diferentes potenciais mecânicos e narrativos da linguagem.

Para celebrar esse período tão valioso na história dos videogames, elencamos os 100 melhores jogos da década de 90, passando por praticamente todos os principais gêneros, plataformas e estilos que marcaram o período — e a infância e adolescência de uma geração inteira.

Para determinar a posição de cada título, eu, Heitor de Paola e Caio Teixeira trabalhamos em duas etapas. Na primeira, cada um escolheu o que considerava os 50 jogos mais importantes da década, atribuindo a eles pontos de 1 a 50. Juntamos as três listas, somando os pontos dos jogos que se repetiam e chegamos a uma quarta lista, a qual avaliamos jogo por jogo — a versão que deveria ser considerada, a posição, dentre outros detalhes. No caso de séries que tiveram diversos jogos lançados ao longo da década, demos prioridade ao título mais aclamado e representativo, desde que não fossem consideravelmente diferentes.

Veja também:
– Série 31 Gaems explora o impacto de jogos na vida de game designers, artistas e jornalistas
– 12 fatos que talvez você não saiba sobre a guerra entre Sega e Nintendo
– Relembrando os 20 anos do PlayStation com 20 jogos memoráveis

Além disso, consideramos os lançamentos originais japoneses (o que fez com que jogos importantes como Super Mario 3, lançado em 1988 no Japão e 1990 nos EUA, ficassem de fora da lista) e optamos pela melhor e mais importante versão do título, na maioria dos casos, a original.

E alguns dados interessantes:

1998

foi o ano mais relevante da década, com 19 jogos da lista, incluindo The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Metal Gear Solid, Grim Fandango, Fallout 2, Xenogears, Resident Evil 2, Half-Life, Starcraft, Baldur’s Gate, dentre outros.

PC*

foi a plataforma que acumulou os melhores jogos da década, com 45 dos 100 jogos listados, incluindo Doom, Half-Life, Warcraft II, Diablo, Sim City 2000, Day of the Tentacle, X-COM: UFO Defense, Alone in the Dark, Planescape: Torment, Civilization II, dentre outros.

*incluindo Amiga, Atari ST, dentre outros modelos.

 

apoiase