Os 100 melhores jogos dos anos 90

Para entender o presente é fundamental que olhemos para o passado, e muitas das convenções da linguagem dos videogames surgiram nos anos 90. Foi neste período que os jogos em 3D se estabeleceram, além de gêneros de suma importância para a atualidade, como os jogos de ação em primeira pessoa, de estratégia em tempo real ou os adventures — cada um explorando os diferentes potenciais mecânicos e narrativos da linguagem.

Para celebrar esse período tão valioso na história dos videogames, elencamos os 100 melhores jogos da década de 90, passando por praticamente todos os principais gêneros, plataformas e estilos que marcaram o período — e a infância e adolescência de uma geração inteira.

Para determinar a posição de cada título, eu, Heitor de Paola e Caio Teixeira trabalhamos em duas etapas. Na primeira, cada um escolheu o que considerava os 50 jogos mais importantes da década, atribuindo a eles pontos de 1 a 50. Juntamos as três listas, somando os pontos dos jogos que se repetiam e chegamos a uma quarta lista, a qual avaliamos jogo por jogo — a versão que deveria ser considerada, a posição, dentre outros detalhes. No caso de séries que tiveram diversos jogos lançados ao longo da década, demos prioridade ao título mais aclamado e representativo, desde que não fossem consideravelmente diferentes.

Veja também:
– Série 31 Gaems explora o impacto de jogos na vida de game designers, artistas e jornalistas
– 12 fatos que talvez você não saiba sobre a guerra entre Sega e Nintendo
– Relembrando os 20 anos do PlayStation com 20 jogos memoráveis

Além disso, consideramos os lançamentos originais japoneses (o que fez com que jogos importantes como Super Mario 3, lançado em 1988 no Japão e 1990 nos EUA, ficassem de fora da lista) e optamos pela melhor e mais importante versão do título, na maioria dos casos, a original.

E alguns dados interessantes:

1998

foi o ano mais relevante da década, com 19 jogos da lista, incluindo The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Metal Gear Solid, Grim Fandango, Fallout 2, Xenogears, Resident Evil 2, Half-Life, Starcraft, Baldur’s Gate, dentre outros.

PC*

foi a plataforma que acumulou os melhores jogos da década, com 45 dos 100 jogos listados, incluindo Doom, Half-Life, Warcraft II, Diablo, Sim City 2000, Day of the Tentacle, X-COM: UFO Defense, Alone in the Dark, Planescape: Torment, Civilization II, dentre outros.

*incluindo Amiga, Atari ST, dentre outros modelos.

  • Lucas Andrade

    PORRA! Parabéns ta sensacional!

    Vocês fizeram eu gritar pra tela do pc quando eu vi “Silver”, eu não lembrava o nome desse jogo, mas sabia que eu tinha jogado MUITO quando pequeno.

  • JP Martins

    não li ainda, mas devo comentar antes: eita porra

  • Parabéns pelo trabalho Rique, matéria foda (apesar que eu colocaria Chrono Trigger um pouco melhor colocado, mas tá valendo)

    • Heitor De Paola

      Boa parte da graça de montar a lista foi essa, ver quais jogos cada um considerava importante, como cada um foi marcado de maneira diferente etc. Por exemplo, se me lembro direito, na votação coloquei Diablo entre os cinco primeiro, enquanto o Rique o colocou entre os cinco últimos, ou seja, não tinha como haver disparidade maior. Então é divertido também ver as discordâncias nos comentários.

      • Sim sim, entendendo completamente. Como sou fã de RPG’s meu top 10 seria praticamente só jogos desse genero, com um ou outro jogo no meio, só de fazer um top10 é complicado, não quero nem imginar o trabalho que foi montar uma lista com 100 xD

    • Adrien Pirmez

      Não joguei esse jogo, mas colocaria o Secret of Mana no lugar. Tbm colocaria o Zelda3 de snes em primeiro, assim como Doom, porque foram mais importantes para mim. Mesmo assim adorei de vê-los em algum lugar desta lista.

  • Alex Palomino

    Não é segredo qual é o primeiro lugar visto o amor cristalizado que todos têm pelo título. Deve ter dado um trabalho reunir tudo isto. Parabéns Rique.

  • Paulo Weber Louvem Gomes

    Parabéns Rique! Nossa, muita nostalgia lembra todos esses clássicos listado. Joguei a maioria e tenho medo de revisitar a maioria deles. Prefiro deixa eles na minha memoria! hahahaha

  • Zé Luiz

    Caras, tô cansado só de ler a lista, então fico imaginando o tamanho do trabalho que vocês tiveram pra produzir esse material, especialmente o Rique. Mas o fato é que a lista está foda, e mesmo que iniciativas assim geralmente passem longe de qualquer consenso entre leitores, posso dizer que a achei super coerente e bem elaborada. Meus sinceros parabéns.

  • Bruno Ornelas Guerra

    simplesmente sensacional.

  • Jezzon

    Parabéns a todos os envolvidos pela ótima lista. Pra fechar bem o ano de 98 só faltou o excelentíssimo Radiant Silvergun. Apesar de obviamente não concordar com toda a lista, ainda assim considero uma ótima lista.

  • Renan Oliveira

    Meu DEEEEEEEEEEEEEUS! Shining Force II nessa lista.
    Estou tão emocionado que ele apareceu que dane-se a posição, hahaha! Quem dos três jogou essa pérola?

    • riquesampaio

      Eu cheguei a jogar, mas nunca terminei.

  • Felipe Pepe

    Sensacional a lista, parabéns pelo trabalho! Uma coisa interessante: lista é bem “brasileira”.

    Jogos como Ultima VII, Jagged Alliance 2, Star Control II e The Elder Scrolls II: Daggerfall com certeza estariam em uma lista americana ou europeia, mas são jogos q nunca saíram aqui, não fazem parte da nossa “cultura gamística”…

    É engraçado como as séries Might & Magic, Wizardry e Ultima nunca “pegaram” por aqui.

    • riquesampaio

      Eu cheguei a jogar alguns desses jogos e, inclusive, o Star Controll II e o Elder Scrolls II foram cogitados, mas como não se tratava dos melhores jogos de PC, e sim dos anos 90, não podíamos dar prioridade ao PC – e mesmo assim, quase metade da lista é dele. Mas numa lista dos 100 melhores de PC, com certeza todas essas séries apareceriam!

      • Eu entendo pq vc fizeram assim, mas juntar MS-DOS, Amiga, Atari ST e Windows como “PC” é complicado… Seria como dizer “portáteis” ou “consoles 16-bit”.

        Se fossem todos separados, acredito q o PS e o SNES dominariam a lista.

        • riquesampaio

          A junção é por conta da “natureza” PC. Querendo ou não, Another World (que foi o único da lista lançado originalmente para Atari ST, se não me engano, e rapidamente portado para MS-DOS, antes de chegar aos consoles) é um jogo reconhecidamente lançado primeiro no “PC”. E, bem, a exemplo da minha própria experiência com computadores nos anos 90, meu PC rodava jogos de DOS e Windows, então ainda era a mesma plataforma utilizada para jogar todos aqueles jogos.
          E sim, na contagem, PS veio logo em seguida como plataforma com mais jogos da lista.

          • Pela mesma lógica daria pra dizer “plataforma Playstation”, já q o PS2 roda jogos de PS1 e alguns PS3 rodam jogos de PS1 e PS2. 😉

            Enfim, preciosismo meu. Parabéns novamente pela lista.

  • Ands Ramos

    Joguei no máximo 1/4 da lista, mas todos marcantes e fico feliz de terem sobrevevido de certa forma ao tempo. não é só memória afetiva,viu Crash 2? Parabéns, achei honesto o método e resultado do ranking

  • Adrien Pirmez

    emocionante! good work buddy!

  • Thiago Holanda

    Espetacular, parabéns pela lista galera!

  • Lucas Bilk Matos

    Meu deus, alguém jogou Silver além de mim. Achava que ninguém mais conhecia esse jogo!!!

  • Green ZOMBIE

    Não tem como, quem viveu ness época sabe que Super Mario 64 e Zelda OoT fizeram um impacto muito forte na comunidade. A mecânica, a liberdade, trama e muitas outras coisas que ainda não existiam antes deles. Zelda tem uma profundidade gigantesca colocando vc na jornada do herói com puzzles, batalhas e uma gameplay inesquecível.

  • Tarcísio Medeiros

    O que acho que é um problema dessa lista é que aglutinaram algumas franquias (ou tipo de jogos) para dar espaço a outros. Por exemplo, consideraram Final Fantasy’s de Snes X FF’s de PSX, colocando apenas Final Fantasy VI e VII (deixando de fora o VIII e o IX que são excelentes), porém no SNES colocaram Super Mario World 1 & 2, que fazem parte da mesma franquia.

    • Heitor De Paola

      Oi Tarcísio,

      Sim, digamos que não houve uma medição “precisa”, que usamos em tudo. Em geral, se parecia que um jogo representava bem uma franquia (como no caso de Crash 2) preferimos deixa dessa maneira, enquanto em outros casos, quando sentíamos que havia mais de um jogo na mesma série que eram REALMENTE excelentes, colocávamos todos.

      Nesse exemplo específico que você citou, no entanto, foi um pouco diferente. Provavelmente mais por minha causa, já que creio que do grupo sou o único que joguei todos, que falei mais de FF VI e VII que são, para mim, tranquilamente os melhores de toda a franquia. Acho FInal Fantasy VIII um jogo especialmente ruim e o IX okayzinho. Então foi por esse julgamento, junto ao do resto da equipe, que eles não entraram, e não por acharmos que a franquia estava já bem representada com o VI e VII.

    • João Dobbin

      Final Fantasy VIII tem lugar reservado na lista de piores jogos dos anos 90.

  • gustavo dias

    Caralho, que trampo fudido de trabalhoso. Eu tenho dificuldade de montar o meu top 5.

    Parabéns, Rique, Mandou bem pacas.

  • Guilherme Gondin

    Adoraria ver uma lista dos 100 melhores jogos dos anos 2000, apesar de que acho que tanta coisa saiu nessa década que teria que ser os 1000 melhores jogos kkkkkkkkk

  • Diego Favero

    Será que sou o único que gosta muito mais da série mana (secret of mana e seiken densetsu 3) do snes do que da série final fantasy?

  • Randal Souza

    Fiquei felizão de ver Kirby Adventure na lista, foi o primeiro jogo que zerei na vida. E vou falar que os anos 90 foram demais mesmo, mesmo com todo o trampo pra fazer a lista eu ainda acho que alguns jogos excepcionais acabaram ficando de fora. Mesmo assim parabéns pelo excelente trabalho!

  • Diogo Gomes

    Lista sensacional!!

    É bem legal quando vocês juntam as listas assim porque como os 3 têm gostos bem diferentes a lista acaba ficando bem mais relevante! =)

  • Excelente lista, deve ter dado muito trabalho. Parabéns!

    Só tem um grande problema que se chama “Super Metroid não ser número 1”.

  • Heliezer Soares

    Excelente trabalho (e acredito que deu trabalho). Infelizmente alguns jogos desta lista não joguei pelo fato de não ter tido PC quando criança/adolescente (e agora que não teria o mesmo impacto que antes). Contudo, praticamente todos os títulos para consoles apresentados (e alguns arcades) eu joguei. E poxa, apesar de gostar muito de SSF II, considero que SFII foi mais importante por definir o padrão da série. Sem falar do clássico Final Fight, que apesar do original ser de 1989, a versão ocidental chegou aqui em 1991. E Cadillacs and Dinosaurs?!?… he he he, abraço a todos.

  • Lucas Quaglia

    Vai rolar uma lista dos anos 2000 também?

    • riquesampaio

      Não tão cedo (essa já deu trabalho demais por ora haha)

  • Rafael Pradella

    Lista fantástica! Se eu já imaginava a treta que rolava com essas listas de Top 10 de fim de ano nem quero pensar no trabalho que deu essa.

    Obs 1: Como o Teixeira deixou FF Tatics ficar em #28?
    Obs 2: Suporte a passar os slides com as setas do teclado seria uma mão na roda.

    • riquesampaio

      Rafael, é possível passar os slides com as setas do teclado quando você está no modo zoom (clicando na imagem)

  • Matheus Jordão

    Eu resolvi comentar por 3 motivos:

    1) Para agradecer o Rique, que sem sombra de dúvidas foi o grande responsável pela presença e relativa boa classificação de Twinsen’s Oddysey, jogo esse que tanto me divertiu e marcou na época. Juro que se algum dia achar minha versão física nas tralhas encaixadas na minha vó, envio pro Correio Overloadr.

    2) Heroes of Might & Magic III much, guys? Tudo bem que no final das contas trata-se de uma disputa na qual quem tem mais unidade ganha, mas poxa vida, era uma campanha e multiplayer tão legais, e o map editor era um dos únicos que realmente me chamaram atenção a ponto de montar CAMPANHAS. Eu era muito viciado, hahaha. Senti falta também de um representante de Seiken Densetsu/Mana series…. Secret e Legend of Mana sempre vão ter um altarzinho no meu coração.

    3) Parabenizá-los pelo excelente trabalho. Cara, isso deve ter sido muito difícil e exaustivo. Sei que é sacanagem requisitar para que vocês sofram novamente, mas uma lista dos anos 2000 seria incrível, gosto muito do contraste dos três e a lista sai tão bem distribuída.

  • Adorei a lista, não pelas posições mas por me lembrar de jogos fantasticos que vivenciei. Equipe Overloadr, meus chuchus, vocês são fantásticos.

    Demais pessoas, SEJAM PATRÕES: https://www.patreon.com/overloadr?ty=h

  • Carlos Pacheco

    Super Mario World!!! Ah ele merecia estar pelo menos no top 10 :s

    • Glauber Júnio

      Por Favor RETIRE A MINHA FOTO do seu perfil! Não tem de que, por nada! Passar bem!!!!!!!!!!!!

  • Ramon Fernandes

    Lista incrivel ! Parabéns, deve ter dado um belo trabalho.
    Feliz de ver jogos que gostei tanto nessa lista e muito feliz de ver SotN no Top 3.

  • Thiago Nunes

    Essa lista já foi super útil porque me fazer lembrar o nome do jogo de navinha que joguei no PC, o Tyrian.

    Que trampo deve ter sido isso. Parabéns pela curadoria.

  • Lucas Matias

    Commandos, Red Alert, Rollercoster, Sim City e Diablo PQP como eu joguei esse jogos. Fiquei feliz por eles serem lembrados, bela lista 🙂

  • M_Tulio

    Excelentes lembranças! Muito bom esse top 100!!

    Pelo que me lembrei aqui, joguei pouco mais que a metade da lista.

    =D

  • Bruno Araujo

    Pelo que eu contei aproximadamente 30 jogos que eu não joguei, mas dos primeiros joguei até o 31º

  • Gustavo Silva

    Gostei que lembraram do Fallout 2, um dos jogos que mais me marcou dessa época e que tenho a impressão que muitas pessoas não jogaram.

  • Yuri Ortin Elste Bileski

    às vezes, tenho a impressão de que o eu e Rique somos os únicos seres humanos que se lembram de Gunstar Heroes

  • Ricardo Evaristo

    cara, eu tou tentando achar um jogo que jogava no final da década de 90 estilo warcraft, eu lembro que o meu batalhão era composto por várias raças diferentes (tipo aliens azuis, rosas, verdes ou algo parecido) no final das missões os membros sobreviventes ganhavam xp que ia acumulando para mudar a patente deles e lembro ainda que algumas unidades eram tipo uns robos mech, será que conhecem e sabem me dizer o nome? obrigado

  • Renan Nunes

    Excelente cronologia!

  • ManoMina

    Poxa….. aguardei a lista toda para saber em que posição o Mario Kart do 64 estava…e nada?!?!?!

    Parece que vc não curti jogos de corrida neh

    • Heitor De Paola

      Olha, no geral, de fato, não somos os maiores fãs de jogos de corrida, apesar de ela certamente estar representada na lista com coisas como Gran Turismo 2.

      Ao mesmo tempo, por mais que não fosse uma regra fixa, para dar maior diversidade à lista achamos que seria interessante em alguns casos ter um jogo que mais representasse sua franquia como um todo, em vez de ter vários títulos da mesma aparecendo. Assim, você pode ver que em 46° está Super Mario Kart, que consideramos melhor e mais importante do que o Mario Kart 64, representando a franquia Mario Kart.

      • ManoMina

        o do SNESS pode ser “mais importante ” no critério de vcs … mas o o do 64 é emblemático… exite uma legião de fãs mundo afora… mas de qualquer maneira… a lista ficou legal.