30 jogos originais que você irá querer jogar em 2016

Você certamente já sabe que 2016 reserva alguns grandes lançamentos, como Uncharted 4, Street Fighter V, Hitman,  Star Fox Zero, Dark Souls III, dentre tantas outras continuações. Mas o ano está também recheado de títulos originais, que nos apresentam novas abordagens mecânicas, narrativas e estéticas e que certamente deixarão suas marcas, de uma forma ou outra.

São dezenas e dezenas de jogos originais, os quais você irá querer manter no radar. Alguns, contudo, chegam já na semana que vem, como Oxenfree e That Dragon, Cancer. Eis algumas de nossas maiores apostas:

1979 Revolution

Ink Stories
PC, Mac
2016

Na pele de um fotojornalista, devemos registrar os eventos que marcaram a Revolução Iraniana, caracterizada por uma série de protestos entre 1978 e 79 no Irã, que derrubaram o xá e a monarquia. Leia mais.

2Dark

Gloomy Wood
PC
2016

Frédérick Raynal, autor de Alone in the Dark, volta às origens em sua nova criação, 2Dark, em que um investigador deve resgatar crianças de psicopatas violentos. Nos cenários escuros, qualquer ruído desnecessário pode resultar em derramamento de sangue e voxels.

Abzû

Giant Squid
PS4
2016

Criação do ex-diretor de arte de Journey, Abzû é uma aventura subaquática que carrega muito da beleza e sentimento do jogo da thatgamecompany, com bastante foco em exploração e narrativa.

Adrift

Three One Zero
PC, PS4, Xbox One
28 de março (versão para PC)

Criação de Adam Orth, que viveu um inferno ao fazer comentários controversos em 2013, quando ainda era funcionário da Microsoft, Adrift não parece muito diferente de Gravidade. No controle de um astronauta em gravidade zero, você precisa encontrar formas de voltar para a Terra após um acidente.

Cuphead

MDHR
PC, Mac, Xbox One
Primeiro trimestre

Criado por dois irmãos, Cuphead resgata a estética de desenhos animados dos anos 30. Nele, um ou dois jogadores progridem por fases focadas em batalhas contra chefes.

Calendula

Blooming Buds Studio
PC, Mac
Fevereiro

Como se joga um jogo que não quer ser jogado? É isso que vamos descobrir com Calendula, uma espécie de mistura de puzzle e terror psicológico que brinca com as convenções estabelecidas dos videogames. Leia mais.

Detroit: Become Human

Quantic Dream
PS4
Sem data (possivelmente 2016)

O novo jogo de David Cage, diretor e escritor de Beyond: Two Souls e Heavy Rain, acompanha Kara, uma android de aparência e consciência humana fugida da fábrica em que foi criada. Na cidade de Detroit, ela descobre como seus semelhantes são equivalentes a uma classe social oprimida e escravizada.

Firewatch

Campo Santo
PC, Mac, Linux, PS4
Fevereiro

Com a promessa de uma narrativa envolvente, Firewatch nos coloca na pele de um guarda florestal que precisa averiguar mistérios em uma região selvagem de Wyoming, na década de 80.

Headlander

Double Fine
PC, PS4
2016

Nesta base espacial inspirada pela estética e cultura dos anos 70, você pode controlar qualquer um de seus habitantes, desde que seja capaz de pousar sua cabeça em seus corpos, ganhando assim novas habilidades que permite que você tenha acesso a diferentes áreas.

Inside

Playdead
Xbox One
2016

Prometido originalmente para 2015, o novo jogo dos criadores de Limbo mantém a atmosfera sinistra do jogo de 2010, nos colocando na pele de um garoto em uma sociedade cujos indivíduos parecem ter passado por uma lavagem cerebral.

Layers of Fear

Blooper Team
PC, Linux, Mac, Xbox One
Março (já disponível em acesso antecipado)

Layers of Fear é o que acontece se adicionarmos uma camada de psicodelia ao terror psicológico. O jogo é uma viagem pela mente de um pintor enlouquecido em busca de sua obra-prima, repleto de alucinações e bizarrices.

Little Devil Inside

Neostream
PC, Mac, Linux, PS4, Xbox One, Wii U
Junho

Little Devil Inside impressiona pelo seu grau de complexidade. Além de trazer um mundo imenso, estilizado e surreal, de grandes oceanos e desertos abertos a densas florestas, ele traz diferentes mecânicas envolvendo exploração, sobrevivência, combate e gerenciamento.

Mega Sphere

Anton Kudin
PC, Mac
2016

Se a pixel art reluzente de Mega Sphere não for suficiente para te chamar a atenção, sua jogabilidade certamente o fará: neste roguelike, os cenários se rearranjam com o tempo, exigindo que o jogo seja rápido e faça as escolhas certas na hora de atualizar suas armas e habilidades.

Night in the Woods

Alec Holowka e Scott Benson
PC, Mac, Linux, PS4
2016

Parceria entre o ilustrador e animador Scott Benson e o game designer Alec Holowka, Night in the Woods usa mecânicas de plataforma para contar uma história de Mae, que retorna à casa de seus pais, em uma cidade habitada por animais. Certas habilidades paranormais a levam a descobrir um segredo em uma floresta, a qual ela desenterra ao lado de seus amigos.

No Man’s Sky

Hello Games
PC e PS4
Junho

Mundo aberto é pouco para descrever No Man’s Sky: seus 18 quintilhões de planetas habitáveis podem ser descobertos pelos jogadores online, que coletam recursos, aprimoram equipamentos e naves e formam facções nesta jornada espacial.

Overwatch

PC, PS4, Xbox one
Blizzard Entertainment
2016

A primeira investida da Blizzard em jogos de tiro e uma estética menos sombria é um jogo online aos moldes de Team Fortress 2, tanto em seu visual cartoon quanto em suas mecânicas. Com seis jogadores para cada equipe e uma interessante diversidade de personagens jogáveis, Overwatch promete aquecer a cena de jogos de tiro competitivos em 2016. Leia mais.

Oxenfree

Night School Studio
PC
15 de janeiro

O primeiro jogo do estúdio Night School, fundado por ex-funcionários da Telltale e Disney, é uma aventura sobrenatural adolescente atmosférica repleta de diálogos bem humorados, álcool, selfies e ondas de rádio.

Perception

Deep End Games
PC
Junho

Criado por ex-desenvolvendores de BioShock, Perception nos coloca na clássica mansão mal assombrada, mas de uma forma diferente: controlamos uma mulher cega, que usa ecolocalização para navegar por seus cômodos. Leia mais.

Quantum Break

Remedy
Xbox One
5 de abril

Jack Joyce busca vingança pela morte de seu irmão usando poderes de manipulação do tempo, adquiridos em um experimento desastroso. Parte da narrativa acontece em uma série de vídeos que intercala os momentos de ação e interagem com as escolhas do jogador feitas durante os momentos de gameplay. Leia mais.

Small Radios Big Televisions

Fire Face
PC, Mac, PS4
2016

Explore mundos digitais dentro de outros mundos manipulando dados analógicos como fitas cassetes. É um puzzle bem diferente de tudo que há por aí, com uma atmosfera que evoca aquela sensação de inserir um VHS em um vídeo-cassete e ponderar como um filme poderia conter em uma fita preta.

Superhot

Superhot
Primeiro trimestre
PC, Mac, Linux, Xbox One

Um jogo de tiro em primeira pessoa em que o tempo só avança quando você se move. É preciso pensar cuidadosamente em cada passo, cada disparo, para eliminar os oponentes da forma mais eficientel e performática possível. Leia mais.

Tacoma

Fullbright
PC, Mac, Linux, Xbox One
2016

O novo jogo dos criadores de Gone Home é sobre uma astronauta enviada a uma instalação espacial abandonada, que tenta descobrir o que aconteceu com sua tripulação. Leia mais.

That Dragon, Cancer

Numinous Games
12 de janeiro
PC

Neste jogo autobiográfico, somos o pai de uma criança diagnosticada com câncer, que tenta aproveitar ao máximo a vida de seu filho, enquanto questiona sua fé, esperança e o próprio sentido da vida.

The Deadly Tower of Monsters

ACE Team
PC, PS4
19 de janeiro

Deadly Tower of Monsters é um jogo de ação com vista aérea inspirado por filmes B de ficção científica e terror dos anos 60 e 70. No controle de três personagens, que podem ser trocados nos pontos de salvamento, o jogador deve escalar de uma torre repleta de monstros clássicos do cinema antigo, como formigas gigantes, homens lagartos e dinossauros, que simulam bonecos animatrônicos e animação em stop motion. Leia mais.

The Witness

Thekla, Inc.
PC, PS4, iOS
26 de janeiro

Ao chegar em uma ilha deserta, porém repleta de misteriosas estruturas e mecanismos, o jogador precisa traçar caminhos em labirintos que, por sua vez, podem ou não estar relacionados à locais na ilha. Leia mais.

Thumper

Drool
PC e PS4
2016

Um besouro alienígena que dispara em ultravelocidade em percursos abstratos e hipnóticos. Os comandos seguem o ritmo da música, em uma experiência intensa e inebriante.

 

Unravel

Coldwood Interactive
PC, PS4, Xbox One
9 de fevereiro

No jogo de plataforma e puzzle do estúdio sueco Coldwood, somos Yarny, um bonequinho de lã que parte para reconectar uma mulher idosa à sua família perdida. Ao se mover, deixamos para trás um fio de lã, o qual podemos usar para balançar, se pendurar e brincar com a física. Leia mais.

Wattam

Funomena
PS4
2016

No novo jogo do criador de Katamari Damacy, o prefeito precisa reunir os habitantes de diferentes mundos para que eles dêem as mãos e se explodam, mandando tudo pelo ar e chamando a atenção de outros mundos e criaturas. Para isso, é preciso entender seus comportamentos e descobrir como interagir com cada um deles. Leia mais.

What Remains of Edith Finch

Giant Sparrow
PS4
2016

Edith Finch quer descobrir por que ela é o último membro vivo de sua família e para isso vasculha seus antepassados em busca de resposta. Jogamos da perspectiva de diferentes membros desta família durante o século XX e XXI, com cada história terminando com a morte de um indivíduo.

 

YIIK: A Post-Modern RPG

Ackk Studios
PC, PS4, PS Vita, Xbox One, Wii U
Fevereiro

No final da década de 90, um jovem descobre um vídeo em um fórum de internet, no qual uma mulher parece ser engolida por um elevador. Intrigado, ele forma um grupo online, que parte uma aventura surreal, aos moldes de Earthbound, equipados com discos de vinil, um panda de pelúcia, um gato e uma keytar. Leia mais.

  • pio11

    Superhot sai para XONE tb

  • Daniel

    Melhor lista, até favoritei a página.

  • Guilherme Gondin

    Tem um errinho na imagem de Little Devil Inside, está escrito “C”, onde acredito que deveria ser “PC”.

  • PauloHDSousa

    é uma aventura subaquática… FASES DE ÁGUA! credo.

    • Guilherme Gondin

      É uma mistura novo, mas acho que todos estamos com medo de se tornar algo comum no final das contas.

  • Paulo Henrique de Moraes

    Little Devil Inside=Fallout 4

  • Vinicius Siviero

    Fiz questão de ver todos os vídeos e ler todas as resenhas. Já sei o que esperar nesse inicio de ano.