Apple anuncia iPhone 6 e mostra MOBA mobile Vainglory

Mais um evento da Apple na California, mais modelos de iPhone. Desta vez Tim Cook nos mostrou o iPhone 6, juntamente com sua versão Plus, maior e mais robusta, e o relógio de pulso “inteligente” Apple Watch. E, sabendo da sua importância no mercado de videogames mobile, a Apple dedicou alguns minutos de sua apresentação aos jogos.

O modelo básico do iPhone 6 possui tela de 4,7 polegadas na diagonal (um pouco maior que a do iPhone 5S, que tinha 4 polegadas), com resolução de 1334×750 pixels – o que fará com que os aplicativos que não forem adaptados sejam esticados. Já a versão Plus traz tela de 5,5 polegadas, e resolução de Full HD de 1920×1080 (138% mais pixels que a tela do iPhone 5S). Apesar do crescimento, ambos os modelos são mais finos que o iPhone 5S: o iPhone 6 possui 6,9mm de espessura, enquanto que o iPhone 6 Plus, 7,1mm – ambos com bordas arredondadas.

Ambos possuem um processador 20% mais rápido e capacidade gráfica 50% melhor que do iPhone 5S, segundo a Apple, além de baterias melhores ou similares ao modelo anterior. As câmeras de 8MP também são significantemente melhores e capazes de gravar vídeos em 1080p tanto a 30 quanto a 60 frames por segundo.

Nos EUA, os smartphones custarão entre US$ 199 a R$ 399 e chegarão às lojas no dia 19 de setembro.

Mas e os jogos?

Ambos os dispositivos são projetados para tirar proveito do Metal, tecnologia desenvolvida especificamente para jogos em sistemas operacionais iOS 8. Aproveitando a deixa, a Apple anunciou que dezenas de produtoras, incluindo, Ubisoft, Square Enix, CD Project Red e Epic Games, já desenvolvem títulos otimizados para o novo modelo do smartphone.

Vainglory

Vainglory

O destaque da apresentação, porém, foi Vainglory, um MOBA free-to-play aos moldes de League of Legends e DOTA 2 em desenvolvimento pela Super Evil Megacorp, estúdio formado por ex-funcionários da Electronic Arts, Riot Games, Blizzard e outras empresas. A diferença é que Vainglory está sendo projetado exclusivamente para plataformas mobile, e possui controles adaptados para telas sensíveis a toque – o que, no trailer abaixo, é representado por adolescentes descolados surrando seus tablets com os dedos. E dubstep, é claro.

Vainglory está em fase de testes e começa a ser lançado em outubro, na Ásia e Oceania e dezembro no resto do mundo.