Com novo visual, Steam prioriza opinião dos jogadores e ganha novas funções

Novo Steam

A Valve sempre nos pega desprevenidos. Desta vez, sem que ninguém esperasse, o Steam foi amplamente atualizado com uma nova cara e funções inéditas, focadas em melhorar a descoberta por jogos, dar mais espaço aos títulos que realmente merecem e ampliar a voz dos usuários. As novidades ganharam até uma página especial de apresentação.

Agora o usuário pode personalizar os diferentes campos que compõem a página principal da loja ativando ou desativando diferentes opções, como produtos em pré-venda, títulos mais vendidos, lançamentos etc. O Steam também abre espaço para jogos recomendados especialmente para o usuário, com base nos títulos que ele já joga e recomendações de amigos. As análises do usuários ganham um peso ainda maior, e ficam destacadas juntamente com a porcentagem de avaliações positivas e ícones que representam o gosto do público pelo jogo.

Steam

Reforçando o foco nas avaliações dos usuários, o Steam inaugurou também um sistema de curadoria, para que grupos ou usuários individuais recomendem jogos. Tais avaliações ganham destaque para aqueles que os seguirem, influenciando nos títulos que aparecem na página principal e nas listas de recomendações. Aproveitando para fazer o merchã, o Overloadr também possui uma página de curadoria para você ficar por dentro das nossas recomendações.

Outra novidade é a Lista de Descobrimento, uma espécie de listagem criada automaticamente para cada usuário com jogos que possam interessá-lo. Ao “seguir” determinado jogo, o usuário passa a receber informações sobre ele no feed de atividade da página de Comunidade. Se ele não for do seu interesse, basta clicar em “Não interessado” para que aquele jogo nunca mais te importune e desapareça das áreas de destaque.

Basicamente, o Steam parece estar mais integrado. Agora os inputs dos usuários ganham uma força maior no ecossistema como um todo, o que, pelo menos de acordo com a Valve, deve favorecer a descoberta de jogos no Steam. Pelo que testei por aqui, a mudança é não apenas agradável aos olhos mas bastante favorável à pesquisas mais detalhadas e buscas por gêneros e estilos de jogos específicos. Só fica aquele medo das avaliações dos usuários ditarem completamente o que é destacado na loja, tal como acontece com a iTunes e a Google Play. Vamos acompanhar.

  • Kumal

    Teremos Overloadr como curador steam?

  • Gustavo Garcia De Andrade

    88% de 1087 – 8+8 = 16 1 + 0 + 8 + 7 = 16

    16 + 16 = 32 –> 3+2 = 5
    tem duas imagens do novo steam, portanto,
    5-2 = 3

    hl3 confirmado

  • kefkapallazo

    Achei a mudança muito bem vinda, fazia tempo que já achava o visual um pouco ultrapassado.
    Mas ao meu ver eles poderiam ter trazido mais mudanças, principalmente na parte social da Steam.

  • Marcus Vinicius Lima Martins

    Mudanças bem-vindas, mas compartilho do medo da avaliações sem noção.

  • PedroWoy

    Gostei do novo visual. Mas vou demorar até me acostumar com ele e me achar. A possibilidade de escolher um curador é uma boa. Eu vivo catando jogo novo, mas sempre fica aquela dúvida se vale a pena. Ainda mais em promoção.

  • Adições bem-vindas! O Steam é meu serviço de jogos preferido, mas tem muito o que melhorar em algumas áreas. Manda mais novidades, Gabe o

  • leoleonardo85

    O Steam precisa ser refeito por diversos motivos, não basta só um tapa no visual.

  • Kumal

    Achei lindo o botão de customizar. Desativei tudo que é early access e pré-venda.

  • Gostei das funcionalidade. Vai ser aquela demora para acostumar. O mais interessante, na minha opinião, foi a opção de “seguir” novidades de jogos que realmente te interessam.

  • Diego

    Gostei bastante desse update, realmente só fica esse preocupação das avaliações pode dar merda.

  • Thiago Gomes

    Não gostei muito desta mudança, tenho medo de nunca mais achar jogos que eu queria comprar que saem do padrão da minha biblioteca. Deveria ter a pagina principal igual a anterior, e uma área com essa atualização. Mas ainda estou perdido e me acostumando.

  • Pingback: MotherChip #03 - D4 com Wasteland 2()