GDC recebeu ameaça de bomba por homenagear Anita Sarkeesian

Anita Sarkeesian-2Anita Sarkeesian tem sido alvo de ameaças e perseguição desde que anunciou os planos para a produção da série Tropes Vs Woman in Videogames, com a proposta de criticar o tratamento dado à personagens femininas nos jogos e levantar uma discussão sobre (a falta de) igualdade de gênero na indústria dos videogames. A intimidação não impediu Sarkeesian de produzir a série, que em agosto chegou ao seu sexto episódio, mas as ameaças a ela e sua família estão chegando a níveis alarmantes.

Durante uma investigação sobre as recentes ameaças sofridas por Sarkeesian, o jornalista Stephen Totilo, do Kotaku, descobriu que a última edição da Game Developers Conference (GDC), no qual Sarkeesian foi homenageada, também foi alvo de ameaças terroristas. Um e-mail anônimo direcionado à aproximadamente 25 organizadores do evento, que ocorreu em março de 2014, dizia:

“Uma bomba será detonada na cerimônia de premiação do Game Developer’s Choice Awards hoje à noite, a menos que o Ambassador Award de Anita Sarkeesian seja revogado. Estimamos que a bomba matará pelo menos uma dúzia de pessoas e machucará outras dúzias. Seria do seu interesse aceitar nosso simples pedido. Isso não é uma piada. Você foi avisado.”

O Ambassador Award é direcionado à pessoas que tenham contribuído positivamente à indústria dos videogames.

O esquadrão anti-bombas do departamento de polícia de São Francisco foi acionado na ocasião, mas nenhum explosivo foi encontrado no local. Ainda assim, medidas preventivas foram tomadas pela organização, que optou por não informar os participantes do evento da ameaça e, muito menos, revogar o prêmio à Sarkeesian.

Durante a premiação, minutos antes de Sarkeesian subir ao palco, o diretor criativo e escritor de The Last of Us, Neil Druckmann, que também foi homenageado no evento, afirmou, durante sua declaração, que Sarkeesian havia recebido ameaças naquele mesmo dia. “Com a quantidade de ameaças que ela continua a receber diariamente, incluindo algumas hoje, eu tenho constantemente me perguntado, ‘por que continuar fazendo isso?’ Após discutir jogos com ela em diferentes ocasiões, a resposta ficou clara. Ela ama videogames. Ela é tão apaixonada pelos jogos que ela sente que vale que vale a pena lutar por eles.”

Veja o vídeo da declaração de Druckmann e do momento em que Sarkeesian (aparentemente nervosa) recebe o prêmio durante a GDC:

Em 26 de agosto, Sarkeesian foi alvo de graves ameaças de estupro e morte, que a fizeram mudar temporariamente de casa, por precaução. “Algumas ameaças muito assustadoras foram feitas contra mim e minha família. Informando as autoridades agora”, disse em um tuite, na ocasião.

Recentemente, o departamento de polícia de São Francisco afirmou que repassou para o FBI as denúncias de Sarkeesian, e que as ameaças estão sendo investigadas.