GDC recebeu ameaça de bomba por homenagear Anita Sarkeesian

Anita Sarkeesian-2Anita Sarkeesian tem sido alvo de ameaças e perseguição desde que anunciou os planos para a produção da série Tropes Vs Woman in Videogames, com a proposta de criticar o tratamento dado à personagens femininas nos jogos e levantar uma discussão sobre (a falta de) igualdade de gênero na indústria dos videogames. A intimidação não impediu Sarkeesian de produzir a série, que em agosto chegou ao seu sexto episódio, mas as ameaças a ela e sua família estão chegando a níveis alarmantes.

Durante uma investigação sobre as recentes ameaças sofridas por Sarkeesian, o jornalista Stephen Totilo, do Kotaku, descobriu que a última edição da Game Developers Conference (GDC), no qual Sarkeesian foi homenageada, também foi alvo de ameaças terroristas. Um e-mail anônimo direcionado à aproximadamente 25 organizadores do evento, que ocorreu em março de 2014, dizia:

“Uma bomba será detonada na cerimônia de premiação do Game Developer’s Choice Awards hoje à noite, a menos que o Ambassador Award de Anita Sarkeesian seja revogado. Estimamos que a bomba matará pelo menos uma dúzia de pessoas e machucará outras dúzias. Seria do seu interesse aceitar nosso simples pedido. Isso não é uma piada. Você foi avisado.”

O Ambassador Award é direcionado à pessoas que tenham contribuído positivamente à indústria dos videogames.

O esquadrão anti-bombas do departamento de polícia de São Francisco foi acionado na ocasião, mas nenhum explosivo foi encontrado no local. Ainda assim, medidas preventivas foram tomadas pela organização, que optou por não informar os participantes do evento da ameaça e, muito menos, revogar o prêmio à Sarkeesian.

Durante a premiação, minutos antes de Sarkeesian subir ao palco, o diretor criativo e escritor de The Last of Us, Neil Druckmann, que também foi homenageado no evento, afirmou, durante sua declaração, que Sarkeesian havia recebido ameaças naquele mesmo dia. “Com a quantidade de ameaças que ela continua a receber diariamente, incluindo algumas hoje, eu tenho constantemente me perguntado, ‘por que continuar fazendo isso?’ Após discutir jogos com ela em diferentes ocasiões, a resposta ficou clara. Ela ama videogames. Ela é tão apaixonada pelos jogos que ela sente que vale que vale a pena lutar por eles.”

Veja o vídeo da declaração de Druckmann e do momento em que Sarkeesian (aparentemente nervosa) recebe o prêmio durante a GDC:

Em 26 de agosto, Sarkeesian foi alvo de graves ameaças de estupro e morte, que a fizeram mudar temporariamente de casa, por precaução. “Algumas ameaças muito assustadoras foram feitas contra mim e minha família. Informando as autoridades agora”, disse em um tuite, na ocasião.

Recentemente, o departamento de polícia de São Francisco afirmou que repassou para o FBI as denúncias de Sarkeesian, e que as ameaças estão sendo investigadas.

  • nico, acho

    Absurdo acontecer isso e gente sair impune fazendo esse tipo de ameaça. Ainda assim incrível ela ter a força de manter seu trabalho.

    Ok, acho que todo mundo que lê esse site pensa assim, mas ainda vale expressar a revolta.

  • Guilherme Pires de Moraes

    É inconcebível mesmo o fato de ela ser ameaçada por causa disso! Revoltante mesmo!

  • Manoel Ricardo

    Eu sou contra as opiniões dela, mas nem por isso faço ameaças com bombas.

  • PedroWoy

    Incrível o nível de incômodo que esse pessoal sente por um assunto que precisa ser discutido ser discutido.

  • Henrique Alves

    Não conhecia o projeto dela,vou procurar 😀

  • Alessandro

    É uma daquelas situações que faz você pensar que a humanidade não tem futuro… A proposta dela é muito boa e deveria ser discutida sempre. O número de pessoas que só conseguem viver com a sua opinião e não escutar a dos outros cada vez aumenta… junto com a intolerância e outros males.

  • É muito grave toda e qualquer ameaça a vida, porém este encurralamento da Anitta está transformando-a em alguém com 100% da razão. Há inúmeras falhas nas argumentações dela, e tudo que ela fala está sendo levado como melhor argumento e definitivo.

    Ela deveria reabrir os comentários, e aceitar críticas. Ameaçou no Youtube? Pede pro FBI rastrear as contas.

    Deixe o espaço mais democrático. Ameaças de morte, geralmente são proferidas pelo famoso revoltadinho, e são puramente trolls querendo desestabilizar o emocional da pessoa. Mas isso todo gênero sofre, como o autor de Kuroko no Basket, o presidente da Sony, inúmeros devs, etc.

    Anitta não deve ser calada, mas deve ser contestada por quem tem opinião contrária ao dela. E, AO MEU VER, ela fala inúmeras besteiras várias vezes.

    E espero que vários dos que a ameaçam sejam sim punidos… Só acho que ela tem uma notoriedade exagerada.

  • Igor Freire

    O trabalho dela é muito interessante mesmo, achei bacana.

  • Gabriel Raposo

    Parabéns terrorista anônimo, você acabou de provar ainda mais a necessidade dos vídeos que ela faz

  • jprbessa

    Provavelmente serei apedrejado, ou não, já que talvez nem percam tempo com isso. Mas fico sempre com dúvidas se TODAS essas ameaças sejam de pessoas mesmo contrárias às opiniões dela. Sempre que uma pessoa com um ponto de vista, certas vezes, extremo, me aparece com declarações de inúmeras ameaças me faz ficar desconfiado. Ainda mais com nenhuma delas sendo realizadas concretamente. Gostaria que acontecesse? Não mesmo! Não digo que ela minta sobre tais ameaças, mas mas acho burrice divulgar tais ameaças, já que são tão numerosas. Se eu fosse um “terrorista” sossegado começaria a pensar muito em realizar meus planos com tanta gente “tentando”. Imaginem que você é um merdinha de mente fraca, mas capaz de fazer besteira porque seu ponto de vista difere de outra pessoa. Você não se sentiria muito mais seguro se uma porrada de gente compartilhasse a mesma opinião? O caso com o Aranha pode ser algo assim. Uma pessoa começa a ofender o cara, depois mais duas de unem ao coro, mais 3, mais 8, mais 20… Chega a um ponto que até quem só quer ofender o time adversário ou descontar suas frustrações em qualquer um vai começar a fazer o mesmo que os outros.
    Por isso que acredito que divulgar babaquice gera mais babaquice. Não digo que não devam denunciar ou fazer pouco caso, mas mesmo que uma boa galera esteja a favor dela, os idiotas não deixarão de fazer merda.

    • “Mob mentality” é o nome. Em grupo, o indíviduo se sente muito mais corajoso a tomar qualquer tipo de ação – seja ela boa ou ruim. Se um grupo num fórum se reúne pra chamar alguém de “macaco” ou pra chamar uma “feminista” de piranha, ele irá fazê-lo.

      Agora, sobre “esconder” o problema eu discordo totalmente. Divulguem a babaquice. Exponham ainda mais o babaca, e mostrem como a posição dele na sociedade não tem vez. Eu particularmente estou adorando a maneira que o Aranha está se expondo pra denunciar todo o caso do racismo.

      Se a garota virou o símbolo da parada, ela também tem toda a parcela de culpa. Ela escolheu se expor procurando compaixão da mídia e da sociedade, mas só encontra porrada atrás de porrada. O mesmo deveria ser feito com quem ameaça explodir um evento só porque vai ser entregue um prêmio a uma mulher que luta por uma causa justa – ainda que eu ache que eu não concorde com muitas das posições dela.

      • jprbessa

        O problema é que a pessoa em si não está sendo responsabilizada de forma pública. Seus atos podem ser ridicularizados, mas o que me passa é impunidade.

        Mas não deixo de concordar com você. A melhor forma de combater uma ideia, comportamento, atitude, seja ela boa ou ruim, é ridicularizando-a.

        Mas como atacar, ofender, agredir, etc. é muito mais fácil do que debater, as pessoas escolhem a alternativa mais simples. Andei pensando sobre o assunto e por mais que ela advogue uma causa boa. Ela advoga, além de ser em causa própria, com certa intransigência. Ela nunca me pareceu muito aberta ao contraponto de suas ideias. E acredito que isso ajude sim a inflamar a ignorância alheia. Para exemplificar isso eu cito Richard Dawkings, que apesar de eu ser ateu e apoiar muitas de suas ideias o considero arrogante demais e, de certa maneira, áspero em sua argumentação. Mas tanto Dawkings quanto Anita, eu os considero o mal necessário. Isso porque bem ou mal, eles tem que agredir para serem polêmicos, para assim estarem na mídia e promoverem suas ideias. Se essa é uma boa estratégia aí sim seria uma boa pergunta. Mas infelizmente, quem não chama atenção não consegue sequer ser ouvido. Seja Ghandi, Hitler, Madre Teresa, Bin Laden, Green Peace, Sea Shepard, Fidel Castro, entre muitos outros, todos foram polêmicos em suas ideias e conseguiram destaque. É uma merda isso? Acho que sim. Mas, por enquanto, é assim que funciona.

  • Alexandre Barbosa da Silva

    Semana passada eu vi muitos vídeos dela. Com algumas coisas eu concordei, e com outras discordei. Fiquei com vontade de deixar comentários nos vídeos, mas o espaço para eles está desativado. Acho sim, que ela deveria reabrir os comentários, para ter pelo menos a possibilidade de uma discussão saudável.

    Porém, mesmo dicordando de algumas coisas, vejo o valor do trabalho que ela faz. É uma discussão importante, que deve ser discutida tanto nos games quanto em outras mídias. Muito do que ela fala nunca tinha passado pela minha cabeça, e muito me fez pensar sobre o assunto. Acredito que esse é o intuito da Anita para fazer o trabalho que faz.

  • Alexandre Barbosa da Silva

    Semana passada eu vi muitos vídeos dela. Com algumas coisas eu concordei, e com outras discordei. Fiquei com vontade de deixar comentários nos vídeos, mas o espaço para eles está desativado. Acho sim, que ela deveria reabrir os comentários, para ter pelo menos a possibilidade de uma discussão saudável.

    Porém, mesmo dicordando de algumas coisas, vejo o valor do trabalho que ela faz. É uma discussão importante, que deve ser discutida tanto nos games quanto em outras mídias. Muito do que ela fala nunca tinha passado pela minha cabeça, e muito me fez pensar sobre o assunto. Acredito que esse é o intuito da Anita para fazer o trabalho que faz.

    E sério, ameaças de bomba, de estupro e, obviamente, de morte, são preocupantes. Alguém tem que fazer algo quanto a isso, punir algumas dessas pessoas que fizeram as ameaças com certeza vai fazer outros desses imbecis pensarem duas vezes antes de seguirem com essa corrente. Será que é tão difícil assim para as autoridades rastrearem essas pessoas?

  • Pingback: O discurso de Emma Watson e o Gamergate()

  • Pingback: Após novas ameaças, manifestação contra Gamergate se espalha no Twitter()

  • Pingback: Após ameaçar Gabe Newell de morte, desenvolvedor tem jogo removido do Steam - Overloadr()

  • Pingback: A loja GamersGate gostaria de lembrá-lo que ela não tem ligação com o GamerGate()

  • Pingback: Anita Sarkeesian dá entrevista em horário nobre na TV norte-americana()