Markus "Notch" Persson

Markus “Notch” Persson

O sueco Markus “Notch” Persson, criador de Minecraft, pode estar negociando a venda de sua companhia, a Mojang, para a Microsoft por US$ 2 bilhões, segundo o Bloomberg. A informação viria de três pessoas anônimas envolvidas com a negociação, que afirmam que o próprio Notch teria dado o pontapé inicial na venda de seu estúdio. O rumor coincide com outra história, publicada pelo Wall Street Journal no começo da semana, que afirmava que o acordo poderia ser fechado já nesta semana.

Procuradas pelos jornais, tanto a Microsoft quanto a Mojang recusaram comentar o rumor.

Apesar de ter sido lançado em 2009 em formato incompleto e chegado à versão integral apenas em 2011, Minecraft é um dos jogos mais bem sucedidos da história, com mais de 54 milhões de cópias vendidas em diferentes plataformas. A boa relação da Mojang com a Microsoft, que foi a primeira a tirar o jogo do PC e disponibilizá-lo em seu Xbox 360, reforça a validez do rumor.

O fato de Notch não ter conseguido finalizar novos projetos ou emplacar um novo sucesso desde Minecraft também pode estar envolvido em sua suposta decisão de vender a Mojang. Um de seus projetos anteriores, 0x10c, foi abandonado pela metade e Scrolls, jogo de cartas em fase beta, está longe de atingir a popularidade de Minecraft.

A ironia, contudo, está no fato de Notch ser um dos maiores “justiceiros indie” dos videogames. Em sua conta de Twitter, Notch frequentemente ataca grandes corporações e medidas de controle e segurança que comprometem a privacidade e direito de uso em jogos e internet, como o Facebook, a Electronic Arts, a Sony e a própria Microsoft. Em 2012, Notch era um dos maiores opositores ao Windows 8, da Microsoft.

  • leoleonardo85

    Quem poderia imaginar que Minecraft um dia seria tudo isso que é hoje.

    Acho que vou criar um canal de gameplay de Minecraft kkkkkkkk

  • André Rodrigues

    2 Bilhões? O:

  • OB

    bela compra, paciência spider em voxels pfv

  • Álvaro Sidrim

    eeeee lasqueira…

  • Oh man. Sdds minecraft.

  • OfudouMyou

    2 bilhões? pqp… mais ar para dentro da nova bolha da indústria de games e tecnologia. alguém aí assistiu à primeira temporada de silicon valley? quando estourar, quero ver nego lamentando o dinheiro jogado pelo ralo em compras do tipo minecraft, whatsapp, waze… essas empresas de tecnologia e esses games NÃO dão resultados líquidos iguais ou superiores ao custo de compra… minecraft NÃO rende 2 bilhões de dólares, isso é fato. a microsoft (assim como o google, neste quesito), há muito tempo não cria (nem mantém no longo prazo!) user base em plataforma ou projeto próprio nenhum… e aí fica comprando tudo, inflacionando e soprando ainda mais a bolha. a próxima revolução cultural, a próxima internet, seja lá o que for e quando vier, vai ser interessante de se ver. não sei se ainda na nossa geração, mas espero que sim. quero ver especiais da cnn perguntando “what were you thinking when you paid 2 billion dollars for Minecraft?” … oh, god, please, don’t allow me, MAKE me live long enough to see that lol

  • gamesdude

    Trazendo uma super Base, Microsoft é isso.

  • Eu não sei muito bem como está aqui no Brasil, mas eu sei que os EUA ainda são LOUCOS por Minecraft. É um jogo que sua fama durou e ainda vai durar um tempo. Vejo gente doida esperando as versões de Xbox One e PS4 para poder importar os mundos que eles já criaram no consoles antigos.

    Acho que até existe um bolha nesse mercado como o @ofudoumyou:disqus falou, mas também acho que existem exceções. O valor é ridículo, mas se eles conseguirem explorar a franquia, talvez traga um retorno. Um Minecraft 2 que realmente chame a atenção da fanbase que o jogo já tem? Eu consigo imaginar muito fã se matando pra ter um Xbox One só pra jogar uma continuação de Minecraft. Não é algo tão maluco de se pensar. Who the fuck knows.

  • Luiz Augusto Pereira Rodrigues

    E quais seriam as vantagens de comprar o estudio do Minecraft?

  • Luiz Augusto Pereira Rodrigues

    Outra coisa. Por que as pessoas tem tanto preconceito com minecraft? Agora parece que tem uma linha que devide os jogos en: Jogos cool e jogos de criança. Qual é o problema de eu jogar pokemon e minecraft? Quem inventou essa regra de que se vc nao jogar CoD vc nao é “legal” ?

  • Pingback: Microsoft compra estúdio de Minecraft por US$ 2,5 bilhões()