Em nosso fuso, no início da madrugada desta quinta-feira (18), Hideo Kojima e outros membros da Kojima Productions deram uma coletiva na TGS 2014, em que uma nova demonstração de Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain foi feita. Tratam-se de 20 minutos de Snake indo resgatar uma prisioneira em um país não identificado da África, em que podemos ver um novo cenários e algumas das novas habilidades do protagonista

Mecanicamente, a maior surpresa foi a aparição da personagem Quiet no meio do estágio. O jogador que comandava a apresentação escolheu chamá-la, o que fez com que a franco-atiradora chegasse via paraquedas para auxiliar Snake em sua missão. No entanto, creio que depois do que foi visto seria injusto chamar Quiet “apenas” de franco-atiradora. Além da sniper, a personagem é também capaz de se tornar invisível e, a não ser que meus olhos tenham me enganado, a velocidade em que ele corria e os saltos dados eram bastante sobre-humanos. Nessa hora da apresentação comecei a me questionar por que Snake sequer estava lá; Quiet certamente seria capaz de cuidar de tudo que precisava ser feito com bem menos dificuldades.

Super habilidades não foram a única novidade evidenciada pela demonstração. Pôde ser visto que o auxílio providenciado por Quiet no campo de batalha funcionava quase como uma espécie de cooperativo com a IA. Em certo momento, por exemplo, Snake mirou sua arma de dardos tranquilizantes na cabeça de um soldado que utilizava um capacete. Assim que ele disparou, um tiro, vindo de Quiet, acertou o capacete, removendo-o, abrindo caminho para que o dardo atingisse a cabeça desprotegida, apagando o oponente. Em outra ocasião, os dois personagens atiram simultaneamente em dois inimigos de um longa distância, similar a como ocorre em certas fases de Call of Duty.

De acordo com o que foi dito no palco, a escolha de Quiet nessa missão não é obrigatória. É possível utilizar outros personagens, com habilidades diferentes, o que resultará em táticas distintas para se concluir o objetivo. Os pequenos diálogos tidos entre Snake e seja lá quem o acompanha também não serão os mesmos. Caso queira ver tudo por conta própria, os vinte minutos da apresentação se encontram acima, na íntegra.

Meta Gear Solid 5: The Phantom Pain será lançado em 2015. O jogo estará disponível para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One.