Em nosso fuso, no início da madrugada desta quinta-feira (18), Hideo Kojima e outros membros da Kojima Productions deram uma coletiva na TGS 2014, em que uma nova demonstração de Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain foi feita. Tratam-se de 20 minutos de Snake indo resgatar uma prisioneira em um país não identificado da África, em que podemos ver um novo cenários e algumas das novas habilidades do protagonista

Mecanicamente, a maior surpresa foi a aparição da personagem Quiet no meio do estágio. O jogador que comandava a apresentação escolheu chamá-la, o que fez com que a franco-atiradora chegasse via paraquedas para auxiliar Snake em sua missão. No entanto, creio que depois do que foi visto seria injusto chamar Quiet “apenas” de franco-atiradora. Além da sniper, a personagem é também capaz de se tornar invisível e, a não ser que meus olhos tenham me enganado, a velocidade em que ele corria e os saltos dados eram bastante sobre-humanos. Nessa hora da apresentação comecei a me questionar por que Snake sequer estava lá; Quiet certamente seria capaz de cuidar de tudo que precisava ser feito com bem menos dificuldades.

Super habilidades não foram a única novidade evidenciada pela demonstração. Pôde ser visto que o auxílio providenciado por Quiet no campo de batalha funcionava quase como uma espécie de cooperativo com a IA. Em certo momento, por exemplo, Snake mirou sua arma de dardos tranquilizantes na cabeça de um soldado que utilizava um capacete. Assim que ele disparou, um tiro, vindo de Quiet, acertou o capacete, removendo-o, abrindo caminho para que o dardo atingisse a cabeça desprotegida, apagando o oponente. Em outra ocasião, os dois personagens atiram simultaneamente em dois inimigos de um longa distância, similar a como ocorre em certas fases de Call of Duty.

De acordo com o que foi dito no palco, a escolha de Quiet nessa missão não é obrigatória. É possível utilizar outros personagens, com habilidades diferentes, o que resultará em táticas distintas para se concluir o objetivo. Os pequenos diálogos tidos entre Snake e seja lá quem o acompanha também não serão os mesmos. Caso queira ver tudo por conta própria, os vinte minutos da apresentação se encontram acima, na íntegra.

Meta Gear Solid 5: The Phantom Pain será lançado em 2015. O jogo estará disponível para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One.

  • A demo da TGS foi incrível. Meu queixo caído do começo ao fim. Depois de uma última geração tão centrada em lançamentos do ocidente eu me vejo mais ansioso dessa vez apenas por jogos vindo do Japão (no caso MGSV, FFXV Bloodborne e Persona 5).

    Só concordo com o Heitor de que o character design da Quiet é meio babaca.

  • Oscar Cariri

    Show!!! Mandei um “uau” tão alto aqui na hora da granada que chega assustei o pessoal. Tá muito bom, mas realmente a Quiet me pareceu muito overpower e nada quieta, se movendo parecendo a fumaça do Lost.

  • Grillo

    “(…)Snake mirou sua arma de dados tranquilizantes(…)”

    “O Brasil é o 7º país com mais feriados no mundo”.

    O inimigo cai no chão com um sorriso aparente no rosto.

  • Pingback: Novo trailer conceitual de Silent Hills mostra mais corredores, mais motivos para berrar alto()

  • jprbessa

    Agora só faltam os tentáculos pra completar o checklist de sonhos molhados dos japoneses.

  • Eu não sou fã de jogos sandbox/mundo aberto, mas esse Metal Gear 5 está me deixando cada vez mais ansioso!

  • Aracy

    O jogo parece que vai ser bom

  • Weslley Sousa

    Essa mina derrubou a porra de um Helicóptero mano… Ow, isso é bizarro velho. ‘-‘

  • Robson Bitencourte

    Como esse japoneses são tagarelas.

  • guilherme oliveira

    Eu ri muito quando o cavalo foi abduzido por aquele balão, Kojima kojimando.

  • Rodrigo Silva

    DD = GOTY! 😀