Terminar Dark Souls é uma façanha para poucos. Terminar Dark Souls usando uma guitarra de Rock Band é, além de uma piada recorrente entre os apreciadores do jogo, uma realização masoquista histórica de Benjamin “Bearzly” Gwin. O rapaz contou no Reddit todos os detalhes de seu ato de bravura, que foi transmitido durante 11 horas em transmissões via Twitch.

Segundo Gwin, o truque foi feito usando a versão do jogo para PC e o aplicativo x360ce para mapear os comandos do controle convencional na guitarra. Devido as limitações de inputs analógicos na guitarra, sua movimentação no jogo ficou restrita a andar para frente e para trás, o que era feito usando a barra de distorção, e para o lado direito, usando o sensor de “star power”, ou seja, movendo a guitarra para cima. Os botões no braço da guitarra receberam ações diversas, como atacar, usar item, rolar etc. Ataques fortes ou defesa simplesmente deixaram de existir.

Como já era de se imaginar, o chefe mais difícil, segundo Gwin, foi a dupla Ornstein e Smough (no tortuoso vídeo acima), que já eram opressores o suficiente quando enfrentados em um controle convencional, enquanto que a Sen’s Fortress foi a área mais punk da parada.

As melhores partes da transmissão estão disponíveis para visualização no canal de Gwin do Twich. Agora, o rapaz promete agora terminar Dark Souls II, quando a última parte do DLC for lançada.