Artistas e roteiristas da Irrational mantém a alma de BioShock viva em The Black Glove

FINAL_theatre_bill_1Sente falta do clima vintage de BioShock? Do realismo fantástico, do entrelaçamento de estéticas e realidades, das tramas surreais e metafísicas? Então você irá querer contribuir para o financiamento de The Black Glove no Kickstarter. Jogo do novo estúdio Day for Night Games, fundado por ex-funcionários da Irrational Games, The Black Glove parece carregar tudo o que havia de melhor e mais interessante em BioShock e BioShock Infinite e o insere em um jogo focado em narrativa.

“Seja bem-vindo ao O Equinócio, um misterioso teatro de 1920 que parece desprendido da realidade convencional”, descrevem os criadores na página da campanha de financiamento. “Um local permeado pela lógica dos sonhos estranhos, inexplicáveis buracos no tempo, instalações de arte com raios-x sem proteção e com bom uso de veludo esmagado.”

No papel do curador do O Equinócio, você precisa inspirar três criadores – uma artista plástica, um cineasta e um músico -, influenciando-os em suas obras com possíveis visões do futuro. Uma delas é um arcade fictício dos anos 80 (o que exemplifica os “inexplicáveis buracos no tempo”) que, dependendo da performance do jogador, permite alterar elementos das criações dos artistas, como o meio, as ferramentas, os temas e as inspirações, o que é feito olhando para um espelho art-noveau através de um buraco em uma luva preta. “Baseado nas suas decisões, os criadores podem ser influenciados por músicas de videogame 8-bit, pop art da década de 60, arte foclórica do Dia dos Mortos, quadrinhos cósmicos dos anos 70, anime, arte experimental multimídia, ficção cyberpunk, pinturas de palhaços tristes, filmes B de baixo orçamento e mais. A escolha cabe à você.”

Segundo os criadores (que inclui diversos artistas e roteiristas de BioShock Infinite, além de artistas de outras áreas), The Black Glove é feito para ser jogado inúmeras vezes, experimentando as diferentes possibilidades narrativas, os momentos surreais aleatórios, os minigames, e os diferentes cenários e situações que, dependendo das decisões do jogador, podem ou não acontecer.

Contribuindo com US$ 20 você já garante uma cópia digital do jogo, quando (e se) ele for lançado, possivelmente em outubro de 2015, para PC, Linux e Mac. Em um dia de campanha (que termina em 7 de novembro), a equipe já conseguiu arrecadar US$ 40 mil, dos US$ 550 mil pedidos.

Ao que parece The Black Glove soa como um inspirado encontro entre BioShock Infinite e The Stanley Parable, dois dos melhores e mais inventivos jogos de 2013, com uma pitada de David Lynch, o que não poderia ser mais animador. A Irrational pode ter sido fechada, mas seu espírito não poderia estar mais vivo e presente em The Black Glove – desde que você ajude a contribuir com a campanha.

  • Fabiano

    Bem, vamos ver se o jogo final vai ter a mesma genialidade de Bioshock, pode ser que eles estejam usando o estilo visual e o nome da Irrational só pra ganhar visibilidade. O pessoal de Gone Home não teve medo de usar uma estética diferente no jogo, e se saíram muito bem.