Aconteceu, na manhã deste domingo (19), a final do Campeonato Mundial 2014 de League of Legends. O time favorito, os sul-coreanos da Samsung Galaxy White, não teve muita dificuldade em bater os chineses da equipe Star Horn Royal Club, deixando o placar em 3 partidas vencidas contra apenas 1 perdida. Com a vitória, Galaxy White levou o prêmio de US$ 1 milhão.

As partidas aconteceram no estádio Sangam, na Coreia do Sul, contando com mais de 40 mil pessoas in loco e outras centenas de milhares acompanhando via streaming ao vivo. Aqui no Brasil as partidas começaram por volta das 4h da manhã – se você não viu, nós entendemos, e abaixo você pode assistir as partidas na íntegra com narração em português (pedimos desculpas pelo autoplay, tentamos h4ck34r para tirar, mas não conseguimos =/ ).

Com este campeonato, é a segunda vez que um time coreano leva a taça mundial de League of Legends e sagra a região como a mais potenten no cenário competitivo na atualidade. O Campeonato Mundial de LoL é realizado anualmente desde 2011.

Presença brasileira

Após conseguir uma vaga no mundial – feito inédito para um time brasileiro – a KaBuM e-Sports foi uma das equipes mais elogiadas no campeonato, servindo de exemplo para as chamadas “equipes das novas regiões” (formadas a menos tempo que norte-americanas, europeias e orientais). Mas, mesmo com os elogios, a trajetória da equipe brasileira foi meteórica: ao chegar no mundial perdeu 5 das 6 partidas disputadas.

De qualquer maneira, a ascensão do Brasil no cenário profissional de League of Legends é rápida quando levamos em conta que a Riot Brasil chegou ao País apenas em 2012.