RoomAlive transforma sala em ambiente de realidade virtual

No ano passado a Microsoft nos apresentou o Illumiroom, uma mistura de instalação artística com videogame que expandia a ação do jogo para fora da tela da TV. Agora, a mesma equipe de pesquisa nos apresenta o RoomAlive, uma espécie de evolução do conceito do Illumiroom que, usando múltiplos projetores e Kinects, transforma um ambiente inteiro em um espaço interativo.

Com seis projetores e Kinects instalados no teto do ambiente, um software é capaz de mapear todas suas superfícies para, em seguida, projetar imagens que interagem com os objetos que compõem o ambiente e com os jogadores, rastreados pelos diferentes Kinects. O vídeo nos mostra algumas possibilidades diferentes, como um minigame tipo whack-a-mole, em que os jogadores precisam bater fisicamente em criaturas que aparecem nas diferentes superfícies da sala (ou acertá-los de longe apontando uma arma para eles). Outro minigame é jogado com um controle convencional: nele, um jogador controla um robozinho e pode andar pelo chão, objetos e paredes do ambiente, atirando nos monstros que o perseguem, que também caminham pelas diferentes superfícies.

Tal como o Illumiroom, o RoomAlive é apenas um projeto acadêmico, em estudo por pesquisadores de diferentes universidades, e não um produto comercialmente viável – pelo menos por enquanto.