Baixada a poeira, jogo brasileiro ironiza manifestações de 2013

A onda de manifestações que eclodiu ao redor do Brasil em julho de 2013 continua sendo motivo de estudos e debates sociais e antropológicos. A equipe cearence da Tomato Trap, porém, preferiu relembrá-la através do humor debochado, sem a profundidade de uma análise política mas com uma evidente alfinetada à truculência e barbárie policial que marcaram os eventos.

A ironia de Tratamento de Choque está em te colocar no papel de um policial durante as manifestações, cujas únicas ações são bater com seu cacetete e lançar um jato de spray de pimenta. Mas ao contrário de beat ‘em ups convencionais, onde normalmente descemos a lenha em bandidos, aqui você soca manifestantes, independentemente do discurso político e da legitimidade de suas reinvindicações.

À primeira vista, algumas coisas parecem mal resolvidas, como o fato de civil jamais te atacarem (com exceção dos black blocs), apesar da violência com a qual eles são abordados, fazendo com que você questione a necessidade de seu medidor de vida – até você entender que, bem, isso parece fazer parte da piada.

Quanto mais você bate em pessoas (homens, mulheres, idosos, crianças), envolvidas com as manifestações ou não, mais absurdo o jogo vai se tornando, culminando num final que beira o desconforto, se você olhar além do humor.

Apesar de curtinho e potencialmente ofensivo para algumas pessoas, Tratamento de Choque conta com um visual 3D estilizado e excelentes animações. Você pode jogá-lo gratuitamente no site oficial ou baixá-lo para seu dispositivo Android na Google Play.

  • Green ZOMBIE

    Bem, GTA tem temática do politicamente incorreto escancarado em um jogo, porém muito bem feito e ninguém fala sobre isto.

  • Dracco Haroldo

    ENIAL HEUAHEAUHEUAHUEAHUEAHUHEUHEAUHEA

  • Alisson André

    Sem civis atropelando manifestantes, sem credibilidade…

  • Antonio Carlos Bleck Bento

    To me divertindo muito mais do que eu deveria com esse jogo