Atari: Game over, o documentário que fala sobre a queda da Atari, levando uma equipe a um aterro no Novo México onde cartuchos do jogo E.T. – entre outros – foram enterrados, já pode ser assistido gratuitamente.

O filme não se foca só no momento em que as fitas são desenterradas, tratando da história da Atari como um todo e o que fez com que uma empresa tão grande e de tanto sucesso criar um fracasso como E.T. Ele coleta comentários de figuras como Nolan Bushbell, o fundador da Atari, e Howard Scott Warshaw, designer e programador por trás de clássicos como Yar’s Revenge, além do infame E.T.

A história da Atari como um todo, junto do famigerado “crash da indústria” (que hoje em dia sabemos ser algo que atingiu mais o mercado de consoles, sem afetar tanto o de PCs), é bastante conhecida e documentada, mas é interessante vê-la contada mais uma vez. Isso principalmente por termos aqui a escavação do aterro, em busca dos cartuchos. Apesar do enterro das fitas ter sido noticiado em jornais da época, a história ganhou tons de lenda, sendo agora, enfim, consagrada de vez como um fato histórico da indústria dos videogames.

Leia mais:
Documentário Video Games: The Movie estreia no Netflix brasileiro
Museu Itinerante do Videogame é indicado ao Prêmio Brasil Criativo
12 fatos que talvez você não saiba sobre a guerra entre Sega e Nintendo

Atari: Game Over pode ser assistido no Xbox 360, Xbox One e PC através do site video.xbox.com.

  • Aeh, finalmente, tava ansioso para assistir desde o filme do AVGN, apesar do assunto já estar um pouco saturado, é sempre bom ver outros pontos de vista, ainda mais por quem viveu a época.

  • OfudouMyou

    eu vi… é legalzinho, mas… nada demais; o mais decepcionante pra mim foi que realmente os caras acabam o mito de que foi o E.T. que quebrou a ATARI, mas não aprofundam no que realmente aconteceu. acho que não querem bater de frente, será? a quem se interessar pelo tema, recomendo muito mais assistir à primeira temporada de halt and catch fire.

    • Não assisti ainda, mas o ET foi mais um erro no meio de vários erros da Atari, tanto é que tinha fitas de outros jogos além do ET enterrados lá no deserto. Pelo que eu sei, o fator mais decisivo mesmo foi a aposta no port de PacMan pro Atari, que eles fizeram mais cartuchos do que tinha de consoles… aqui um vídeo falando um pouco do assunto https://www.youtube.com/watch?v=tO7BdCMXM1U

      • OfudouMyou

        Veja o halt and catch fire