Já se questionou como uma marca é criada? Já parou para pensar que por trás das cores, formas e tipografia em nosso site, há um detalhado estudo de design? Pois bem, se você quiser entender melhor como foi o processo de criação da marca Overloadr, o designer Cezar Bianchi, responsável pela identidade visual do nosso site, te explica com detalhes.

Desde o início, sabíamos que queríamos dar ao Overloadr uma aparência moderna e distinta, que se afastasse dos clichês e elementos visuais típicos de sites tradicionais de games. Nossa ideia sempre foi ter uma identidade condizente com a nossa proposta de tratar jogos como um elemento da cultura contemporânea, tão importante quanto a música ou o cinema, consumido por todos, e não unicamente por um grupo específico.

Em seu site/portfolio, Bianchi detalha como, a partir desta proposta, e de um estudo sobre o nome Overloadr, chegou ao simples e eficiente logotipo que representa nosso site. E não, não é exatamente o desenho de uma íris – embora não tenhamos nenhum problema com essa interpretação. “O hub foi o elemento escolhido pois, além de sua utilização nos meios digitais, consegue traduzir graficamente o processo de difusão da informação organizada e centralizada”, explica Bianchi, sobre sua abordagem do conceito de overload, ou sobrecarga, em português. “Overloadr é um hub que funciona como curador. Seleciona, organiza e disponibiliza informações sobre cultura pop e games em um mesmo lugar.”

overloadr-logo

Bianchi mostra como chegou ao logotipo do Overloadr a partir do conceito de hub e centralização da informação

Em seu portfolio, Bianchi revela ainda variações do logotipo e aplicação de cores que acabaram não sendo utilizadas no site. Por mais que gostemos de praticamente todas elas, tivemos que optar por algumas cores específicas durante o desenvolvimento do site, o que acabou resultando no belo Overloadr que você conhece.

Pronto, agora você entende tanto da identidade do visual do Overloadr quanto a gente.

overloadr-logos

Variações de cores e aplicações dinâmicas do logotipo do Overloadr, imaginadas por Bianchi

  • Incrível!!
    Sempre tive essa curiosidade em relação a identidade visual do site.

  • Domingos Junior

    Acho que aqui é um bom lugar para comentar isso, mais acho o visual do site muito melhor no smarthphone que no “windows”

  • pedro

    Achei que fosse um cu em época de carnaval. Mais interessante do seu jeito.

  • Augusto

    Suspeitei desde o princípio (Mentira)

  • Gustavo Araujo

    Legal bem interessante e diferente de tudo que eu imaginava

  • Que lindo trabalho de design! Parabéns ao Cezar Bianchi e a todos os envolvidos. São trabalhos como esse que me está me dando inspiração para seguir caminho como designer. Obrigado! 🙂

  • Rafael Claycon Schmitt

    O logo e as cores ficaram demais!

  • Diego Silva

    Adoro o conteudo do site. Mas as vezes fico um tempão só admirando o layout.

  • Particularmente eu achei foda desde o inicio =D

  • Saulo Alves

    Eu pensei que fosse uma rodela de abacaxi.

  • Vitor Valadares

    Eu tava no grupo que achava que era uma íris hehehe

  • Gustavo Freitas

    Muito interessante.

    Eu achava que era uma iris, algo como “estamos de olho nas novidades”, não imaginava que era um hub. Não faço a menor ideia se isso é bom (dar ao publico uma margem para interpretação) ou ruim, mas eu gostei muito da identidade de vocês.

    Quanto ao designe do site, como programador de sistemas pra web, achei fenomenal. xD

  • Henrique Ribeiro

    Existe algumas característica no layout que ainda não me agradam.

    1) Tamanho das imagens x Tamanho dos textos: A imagem se destaca mais porém em várias ocasiões não fica claro qual é o assunto da matéria. O texto como apoio fica em “segundo plano” dificultando o entendimento geral do site.

    2) O “sombreamento” das imagens e efeito quando o mouse fica por cima. Na minha opinião esse efeito não me agradou muito.

    Abs!

  • Ed Araujo

    Mano, eu total comprava uma camiseta do overloadr com esse logo e o nome escrito dessa forma “Colunizada”! Muito bom trabalho! Espero algum trabalho da Grife Overloadr