Já se questionou como uma marca é criada? Já parou para pensar que por trás das cores, formas e tipografia em nosso site, há um detalhado estudo de design? Pois bem, se você quiser entender melhor como foi o processo de criação da marca Overloadr, o designer Cezar Bianchi, responsável pela identidade visual do nosso site, te explica com detalhes.

Desde o início, sabíamos que queríamos dar ao Overloadr uma aparência moderna e distinta, que se afastasse dos clichês e elementos visuais típicos de sites tradicionais de games. Nossa ideia sempre foi ter uma identidade condizente com a nossa proposta de tratar jogos como um elemento da cultura contemporânea, tão importante quanto a música ou o cinema, consumido por todos, e não unicamente por um grupo específico.

Em seu site/portfolio, Bianchi detalha como, a partir desta proposta, e de um estudo sobre o nome Overloadr, chegou ao simples e eficiente logotipo que representa nosso site. E não, não é exatamente o desenho de uma íris – embora não tenhamos nenhum problema com essa interpretação. “O hub foi o elemento escolhido pois, além de sua utilização nos meios digitais, consegue traduzir graficamente o processo de difusão da informação organizada e centralizada”, explica Bianchi, sobre sua abordagem do conceito de overload, ou sobrecarga, em português. “Overloadr é um hub que funciona como curador. Seleciona, organiza e disponibiliza informações sobre cultura pop e games em um mesmo lugar.”

overloadr-logo

Bianchi mostra como chegou ao logotipo do Overloadr a partir do conceito de hub e centralização da informação

Em seu portfolio, Bianchi revela ainda variações do logotipo e aplicação de cores que acabaram não sendo utilizadas no site. Por mais que gostemos de praticamente todas elas, tivemos que optar por algumas cores específicas durante o desenvolvimento do site, o que acabou resultando no belo Overloadr que você conhece.

Pronto, agora você entende tanto da identidade do visual do Overloadr quanto a gente.

overloadr-logos

Variações de cores e aplicações dinâmicas do logotipo do Overloadr, imaginadas por Bianchi