O point-and-click The Longest Journey, lançado originalmente em novembro de 2000 para PCs, pode agora ser jogador em dispositivos iOS.

Renomeado de The Longest Journey Remastered (algo mais simples e direto ao ponto, em vez do título dado à nova versão de Dark Souls II), o port foi feito pela própria Funcom, que trabalhou na versão original. Remastered tem controles alterados, de forma a funcionarem melhor em aparelhos com tela de toque, e um sistema de dicas.

The Longest Journey é um dos meus point-and-clicks favoritos, mesmo que nunca o tenha terminado (estou o jogando de forma intermitente há cerca de 5 anos, sem olhar dicas para solucionar os enigmas). Apesar de ele se menos conhecido do que os trabalhos da LucasArts, o mundo que ele apresenta é rico em detalhes e possui alguns dos personagens mais interessantes a aparecerem em videogames. É especialmente notável que há 14 anos ele já foi capaz de criar ótimos personagens femininos, enquanto  isso ainda é um dificuldade para muitos estúdios hoje em dia.

Caso você tenha interesse e prefira jogar com o bom e velho mouse, ele também está disponível no Steam e no GoG.