Assassin’s Creed Unity, Assassin’s Creed Rogue, Far Cry 4, The Crew e outros jogos mais da Ubisoft não podem mais ser encontrados no Steam.

O fato foi primeiro descoberto no Steam do Reino Unido. Em resposta à PCGamesN, um representante da Ubisoft afirmou que a empresa “está discutindo com a Valve sobre Assassin’s Creed Unity, mas, atualmente, o jogo não está disponível no Steam do Reino Unido. Enquanto isso, os clientes do Reino Unido que gostariam de comprar o jogo digitalmente podem fazê-lo visitando a loja da Uplay, lojas físicas e outros sites de distribuição digital”.

No momento em que o fato foi notado a especulação era que isso se devia por conta do preço que a Ubisoft quer cobrar pelos seus jogos. De acordo com a PCGamesN, o preço mais alto comumente visto no Steam do Reino Unido é de £39.99 (valor cobrado pelo recém lançado Call of Duty: Advanced Warfare), porém a Ubisoft, através do Uplay, está cobrando £49.99 por Asssassin’s Creed Unity.

A especulação tinha mérito até pessoas começarem a reparar que os jogos da empresa foram retirados do Steam em diversas regiões do mundo. De acordo com a Gamespot os títulos não podem ser encontrados na plataforma da Valve nos EUA, e outros, em uma discussão do NeoGAF, afirmaram que na Alemanha e Holanda o mesmo se verifica. Nós checamos o Steam do Brasil e observamos o mesmo. Nenhum dos jogos citados no início desta notícia podem ser encontrados na loja. Ao realizarmos uma pesquisa no Google notamos que a página desses títulos aparece como resultado, porém, ao clicar nelas, somos levados para a página inicial do Steam. Curiosamente eles ainda podem ser vistos em outras plataformas de distribuição digital, como GamersGate e GreenmanGaming,

Leia mais sobre Ubisoft:
Novo trailer de Assassin’s Creed Unity mostra trechos da Segunda Guerra Mundial
Jade Raymond deixa a Ubisoft após 10 anos na empresa
Just Dance Now já contabiliza mais de 6 milhões de downloads; Brasil é top 5 da lista

O que se lê com isso é que a Ubisoft provavelmente está se preparando para fortalecer o Uplay como plataforma, da mesma forma que a EA fez com o Origin. O Uplay, em minha experiência, é apenas uma chatice entre você e o jogo, uma ativação a mais pela qual você deve passar antes de jogar o que quer. Algumas das recompensas que ele oferece, como itens adicionais dentro do jogo, são interessantes, mas nada daquilo é vital.

Nós entramos em contato com a Ubisoft para sabermos o motivo por trás da retirada dos jogos e atualizaremos de acordo com a resposta que obtivermos.

  • Henrique Alves

    e ontem eu tinha acabado de falar que minha empresa de jogos favorita atualmente era a ubi…acho q isso vai mudar…

  • Gabriel Maciel Campanini

    Acho justo a Ubisoft querer fortalecer o UPlay. Concorrência é sempre algo bom. Mas tem que melhorar muito o serviço ainda. Se continuar a ser só uma barreira a Ubisoft vai dar um tiro no próprio pé.

    • samuel mascarenhas

      se o jogo dela só esta no uplay, como vai haver concorrencia?

      • Gabriel Maciel Campanini

        E os jogos que não são da Ubisoft nem da Valve, vão estar onde? Na plataforma mais forte. Trazer AC (e outros) para o UPlay é fortalecer a plataforma. Assim como Half-Life e Portal só existem no Steam.

        • samuel mascarenhas

          O uplay é muito ruim, e levar seus jogos como exclusivo não é fortalecer a plataforma, e sim forçar o jogador a usar, tenho 5 jogos no uplay e sei por experiência o quão falho é o sistema, é mais um drm do que um facilitador. Melhorou bastante desde que lanço, mas esta longe de ser bom.

          • Gabriel Maciel Campanini

            Foi o que eu falei no primeiro post.

          • Fabiano

            Não se esqueça que o steam já foi uma merda também. No início era só uma complicação pra jogar CS e Half Life. É meio chato mas a gente se acostuma.

        • Foi o mesmo pensamento que tive.

        • Eu entendo seu pensamento, apesar de achar o Uplay bem ruim.

  • Nãoooooooooooo, Uplay nãoooooooo…

  • Domingos Junior

    Acho que agora mais que nunca ter um console pode ser mais interessante que ter um pc…

  • Diego Fernandes Queiroz

    Como será das pessoas que compraram pelo steam? se ferraram? 😀

    • Alexandre Braga

      Quem comprou pelo Steam com certeza jogará o jogo através do Steam, isso não influencia pra quem já comprou, só pra quem vai comprar. Por mais que a Uplay esteja melhorando, o Steam ainda é a plataforma mais visível para jogos de PC, então no início a Ubisoft vai tomar prejuízo por conta disto. Eu mesmo queria ter estes jogos na minha biblioteca Steam, depois dessa já desisti do Far Cry 4 e do AC Unity, vou levar só o The Crew mesmo. Lembrando ainda que a Uplay não tem tantas promoções como o Steam, e ninguém fica entrando lá todo dia pra procurar promoções também, e outra coisa, no Steam você pode parcelar através do Pag Seguro (caso esteja apertado) e na Uplay não, só pagamento a vista através da Digital River, caso alguém precise parcelar recomendo comprar no Nuuvem e ativar na Uplay.

  • Lucas Nascimento

    Eu fui um dos que fez a pré compra pela steam, acho bom darem um jeito nisso

  • Gustavo Araujo

    Bom como depois de Watch Dogs eu desanimei totalmente com UBi e decidi que não iria pegar mais nada dela nos lançamentos… Ela acabou de me fazer um favor ja que estava com muita vontade de jogar o unity.

    Nem que me paguem eu compro na Uplay.

    PS. Se me pagarem eu pego sim BRINKS!

  • Zé Luiz

    Mesmo sendo um (quase) completo ignorante com relação ao assunto, penso que este é o tipo de decisão que só vai se mostrar plenamente boa ou ruim com o passar do tempo. De qualquer forma, me parece que a única grande beneficiada dessa história será a própria Ubisoft.

    Como o Heitor citou na matéria, num primeiro momento a Uplay vai representar apenas mais um obstaculo chato pra você ter acesso ao seu game, o que é um saco. O que pode fazer a diferença nessa equação são eventuais “vantagens” que a plataforma poderá oferecer, como preços menores (o que eu acho que não será o caso), ou algum outro tipo de benefício ainda não anunciado e que vá além das atuais e descartáveis recompensas.

    Vamos aguardar.

  • Robson Souza

    Em relação ao UPlay, eles estão certos em dar preferência à sua plataforma. Afinal, o uso que tem hoje é mal aplicado, como foi dito na matéria.

    Aliás, o correto é por trás, afinal traz remete ao verbo trazer. Fica a dica!

  • Já li relato de gente dizendo que entrou em contato com o suporte técnico da empresa e de que a informação seria de que houve um “erro operacional”. O jeito é aguardar, pois nem a própria Ubisoft se pronunciou à respeito, ainda

  • jprbessa

    Então podemos concluir, de maneira lógica e racional, que alguém da Ubisoft ameaçou o Gabe Newell.

  • Guilherme Barros

    Será que a Ubi voltou atrás? O assassin Creed Unity e o Far Cry 4 voltaram para o steam, espero que continue dessa forma.

    • Falei que tinha sido um erro operacional. Era para os jogos só terem saído da loja UK, não do mundo inteiro

  • José Mario Silva Junior

    Calma que ja voltou.

  • Felipe Moura

    Estava pronto para comprar esses jogos nas promoções do final de ano, porém agora dei uma desanimada.

  • Pingback: MJNS #28 – Nintendo Direct, The Witcher 3 e Rockstar » Meu Jogo Não Salva()