Vinte anos! Esse é o aniversário que o PlayStation fará no início do mês que vem.

Se você estiver confuso pensando que era um pouco mais velho quando colocou suas mãos em um PlayStation pela primeira vez, acalme-se pois isso não é sinal da senilidade batendo cedo à porte. O aniversário em questão é referente ao lançamento original do console, no Japão, em 3 de dezembro de 1994. Ele só chegou ao nosso lado do mundo – especificamente América do Norte – em 1995, no dia 9 de setembro, e na Europa só em 1996.

Há muito do que se rememorar sobre o PlayStation. Independente de suas preferências de consoles e portáteis, o aparelho da Sony mudou fortemente o panorama dos videogames e se tornou um ponto fixo na indústria desde então. Existem diversas franquias que amamos e lembramos até hoje que nasceram nele, como Resident Evil e Silent Hill, além daquelas que se consagraram nele, como Metal Gear, Gran Turismo e, para uma geração em específico, Final Fantasy. Isso sem contar as boas entradas que certas séries tiveram no console, como Breath of Fire III, Wild Arms e Brave Fencer Musashi.

Em celebração à data um site (em japonês) foi criado para a ocasião. O mais interessante, no entanto, é o vídeo acima, passando pelos 20 anos de história do PlayStation, que oferece uma boa viagem nostálgica, sem se focar apenas no primeiro console da Sony.