Em 2012 um vídeo (acima) no qual pedestres disputam Pong de lados opostos da rua enquanto esperavam o sinal abrir, em dispositivos instalados nos postes de semáforos que substituiam botões de travessia, viralizou nas redes sociais. O problema era que tudo não se passava de uma ideia e o aparelho que parecia real havia sido montado apenas para o vídeo.

Agora, dois anos depois, após terem trabalhado com engenheiros, urbanistas e programadores, Sandro Engel e Amelie Kunzler, que tiveram a ideia original, inauguraram o protótipo verdadeiro, instalado em uma rua de Hildesheim, na Alemanha.

Deixando de ser apenas StreetPong, o dispositivo agora se chama “ActiWait – o botão de travessia inteligente”, e a empresa da dupla Urban Invention quer ampliar a ideia, adicionando ao dispositivo diversos aplicativos, além de Pong ou mesmo outros jogos, e espalhá-lo por diversas cidades ao redor do mundo. Para isso, Sandro e Amelie criaram uma campanha no Indiegogo, com o intuito de arrecadarem €35,000 (aproximadamente R$ 111 mil), o que permitirá o desenvolvimento de novas unidades do dispositivo. O país com maior número de doações também garantirá algumas unidades do ActiWait instaladas em algumas de suas ruas. A dupla tem até o dia 19 de janeiro para bater a meta.

Veja o vídeo da campanha:

  • Luiz Augusto Pereira Rodrigues

    150 anos até chegar o primeiro orelhao no Brasil