Acompanhe o Overloadr no Facebook e no Twitter

“Um jogo feito em um final de semana superou o mais caro da história”. É assim que Flappy Bird entrou para o sexto lugar na lista dos termos mais buscado no Google em 2014 em todo o mundo, juntamente com fatos e personalidades como a Copa do Mundo, a epidemia do ebola, a morte de Robin Williams e a vitória de Conchita Wurst no Eurovision.

Nos EUA, Flappy Bird, jogo feito pelo vietnamita Dong Nguyen em um final de semana, esteve à frente dos conflitos de Ferguson, do ALS Ice Bucket Challenge e da animação Frozen nas pesquisas do Google, e foi o único jogo a entrar para o top 10 dos termos mais buscados. O jogo não se encontra, porém, na lista do Brasil, ainda que dentro da categoria específica de jogos ele também tenha sido o termo mais buscado por aqui, seguido de Pou, 2048, LOLNexus e Watch Dogs.

Um console também aparece no top 10 global de eletrônicos mais pesquisados: o Xbox One é o único da lista, em sétimo lugar, abaixo de smartphones como iPhones 6 e Samsung Galaxy S5.

Segundo o Google, o termo “card games” superou o “mobile games”, que em 2014 havia sido o o “formato de jogo” mais pesquisado.

O Google também diz que uma das tendências de busca de 2014 foi “90s computer games” ou seja, jogos de computador dos anos 90, com uma veia nostálgica, como Shovel Knight e FTL: Faster Than Light.

Nos EUA, GamerGate aparece como o sexto termo mais pesquisado na categoria “O que é”. “O que é GamerGate” superou “O que é WhatsApp” e “O que é Hamas”, por exemplo. A mídia norte-americana fez uma extensa cobertura do GamerGate, que ganhou pouca atenção no Brasil. Aqui no Overloadr, abordamos a questão em diferentes textos.

Curiosamente, embora Flappy Bird tenha sido o jogo mais pesquisado em 2014, ele não aparece na lista dos jogos mais procurados no Google nos EUA. Veja as listas do EUA e do Brasil: