Eu não tenho dúvidas que, após tantos lançamentos e promoções de Black Friday, você já esteja com jogos demais para jogar, mas se eu fosse você, abriria um espacinho para Tcheco no Castelo do Sarney. O primeiro jogo feito “do zero” pelo gaúcho Marcelo “Macbee” Barbosa, conhecido na cena de “ROM hacking” brasileira, foi lançado gratuitamente em seu site oficial nesta segunda-feira (1).

Estrelado pelo garotinho Tcheco, o jogo capta o humor nonsense da animação independente (que pode ser visto em seu canal no YouTube) e traz desafios simples de plataformas em telas estáticas (50, no total), com o estilo típico de jogos “8-bitches“, com compatibilidade ao controle do Xbox 360. O objetivo de cada sala é coletar uma chave e partir para sua saída, mas conforme o jogo progride, a tarefa se torna mais difícil. A parada é “oldschool”: Tcheco tem vidas limitadas e esbarrar e um inimigo (de policiais em uma troca de tiro durante um assalto a um banco à zumbis em uma catacumba) é dar mais um passo ao game over, que fará com que você volte ao início do jogo.

Apesar da simplicidade de suas mecânicas, seu charme está na variedade e esquisitice de seus cenários e na paródia debochada a personagens e personalidades do mundo real – o próprio nome e a tela inicial do jogo trazem referências à Turma da Mônica e, por alguma razão, o que parece ser Moacyr Alves Jr., presidente da Acigames. Sendo um jogo gratuito e bem honesto, você não tem desculpa para não dedicar alguns minutinhos a ele – mas vale ressaltar, contudo, que o jogo é compatível apenas com Windows.