A Riot norte-americana anunciou um plano ambicioso: criar uma rede inteiramente dedicada para jogadores de League of Legends. A ideia é criar rotas específicas diretamente para seus servidores e evitar que seus jogadores sofram com latências altas.

“Por que estamos fazendo isso? Atualmente os ISPs são focados em mover grandes volumes de informação na rede em segundos ou minutos, o que é ótimo para aplicações como YouTube ou Netflix, mas não para jogos”, explicou Riot Ahab, estrategista de marca da Riot. “Para piorar a situação, sua conexão de internet deve rebater por todos os cantos do país ao invés de ir diretamente para onde precisa ir, o que afeta diretamente no seu ping e qualidade de rede pouco importando se o servidor está do outro lado do país ou na esquina do seu quarteirão.”

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Vocês lembram quando não existiam servidores brasileiros de League of Legends e todos eram obrigados a jogar com latências altíssimas nos servidores dos Estados Unidos ou Europa? Aí os servidores no Brasil chegaram e melhorou a situação para muitos – sei que outros tantos ainda têm sérios problemas de conexão, mas, de maneira geral, foi algo extremamente positivo. Agora a empresa está melhorando ainda mais essa conexão.

O usuário Lozza_Maniac, do Reddit, fez um post interessante explicando melhor a teoria desta obra faraônica da Riot (em inglês). O resumo é: a Riot cansou de usar as estradas convencionais, esburacadas e cheias de congestionamento e agora está construindo uma rodovia de alta-velocidade que atende apenas os seus jogadores e os leva diretamente aos seus servidores.

Entramos em contato com a Riot Brasil para saber se essa solução também é pensada para os jogadores nacionais (ainda mais quando os problemas de infraestrutura da rede brasileira são ainda piores do que os dos norte-americanos), mas até o momento de publicação desta nota não obtivemos resposta, atualizaremos aqui mesmo com novidades.

  • Odilon Junior

    Se não me engano a Blizzard ja faz isso, os DCs são interligados para ter uma latencia menor, no Brasil quem joga Wow usando GVT na época foi dito por um Community Manager que a conexão era direta de um endpoint no nordest com o DC nos EUA.

  • João Azuaga

    E com isto fica a certeza de que a Riot CAGA dinheiro, mas caga de diarreia.