A série de drama policial para TV Law & Order: Special Victims Unit, exibida no Brasil pelo Universal Channel, terá um episódio baseado na campanha GamerGate. Segundo o site de fãs All Things Law and Order, o episódio Intimidation Game, que será exibido em fevereiro, trará a história de uma desenvolvedora de jogos que se prepara para lançar seu primeiro título e é confrontada por uma onda de assédio, incluindo ameaças de morte, de “uma comunidade dominada por homens”. Uma segunda personagem feminina é vítima de abusos em uma convenção de games.

Embora o texto original não dê nomes aos bois, o episódio parece reproduzir os recentes acontecimentos relacionados ao GamerGate, como as ameaças de morte às desenvolvedoras de jogos Zoe Quinn e Brianna Wu que, intimidadas, já foram forçadas a deixarem suas casas. Outra personalidade feminina proeminente dos videogames, a crítica Anita Sarkeesian, responsável pela série de vídeos Tropes Vs Woman in Videogames, também é constantemente hostilizada. Recentemente, em um post em seu blog, ela revelou a quantidade assustadora de ofensas e ameaças que ela recebe em uma única semana.

Leia mais sobre o assunto:
Anita Sarkeesian compartilha a quantidade de ódio direcionado a ela em apenas uma semana
Coluna de Gilliard Lopes sobre o problema do sexismo nos games
Como o discurso de Emma Watson na ONU nos ajuda a entender o Gamergate
GDC recebeu ameaça de bomba por homenagear Anita Sarkeesian

Embora apoiadores do GamerGate afirmem que a intenção do movimento (que não tem líderes ou manifesto para orientar suas ações) seja debater problemas éticos no jornalismo de games, ele esteve diretamente ligado à onda de hostilização às mulheres em redes sociais.

Entramos em contato com a assessoria do Universal Channel para confirmar a data de exibição do episódio no Brasil, mas até o momento de publicação da nota, não obtivemos resposta.