Se você achava que canais de Minecrat no YouTube estavam com os dias contados, pense novamente. De acordo com um post no Think With Google, “minecraft” foi o segundo termo mais procurado no YouTube em 2014, à frente de “filmes”, “frozen”, “drake” e “beyonce”, perdendo apenas para “música”. Pewdiepie, dono do canal de games mais acessado da rede (com mais de 32 milhões de assinantes, quase a população inteira do Canadá) aparece logo em seguida.

minecraft-youtube

Termos mais pesquisados no YouTube em 2014 nos EUA

Segundo o Google, a popularização dos videogames no YouTube e sua presença massiva na cultura pop é apenas um reflexo do fato de indivíduos da geração Y (os Millenials) terem crescido com eles.

Veja também:
Flappy Bird foi o jogo mais pesquisado em 2014 no Google, à frente de Destiny
– Besteiras da Interwebs: Tortura chinesa com canal de games

Vídeos competitivos de eSports, walkthroughs (mostrando o passo a passo de como progredir e melhorar em jogos) e vídeos de “Let’s Play”, que demonstram sequências de gameplay de jogos, estão em crescimento na plataforma.

“Às vezes ver alguém jogar um jogo pode ser tão divertido quanto experimentá-lo por conta própria”, diz o texto. “Isso não é uma surpresa pois nos engajamos em comportamentos similares quando assistimos à canais de culinária. Embora não possamos experimentar a comida sendo preparada em programas como Chopped, o processo, a tensão e a natureza competitiva se tornam um grande entretenimento.”

De acordo com o texto, o conteúdo de videogame no YouTube é também um dos mais engajantes. Seis dos dez canais mais acessados do YouTube nos EUA são sobre jogos.

O estudo completo pode ser lido no Think With Google.

  • Grillo

    Não só maior canal de games, mas maior canal de todos, não? (Sobre o Pewds)

  • Ademar Abiko Jr.

    1) Eu ainda não entendi nesse gráfico o que querem dizer essas porcentagens.

    2) O gráfico do Brasil é engraçado… com MC como primeiro e várias entradas para filmes (completos =D). Minecraft em 8º, seguido de GTA.