Como previsto por basicamente todo mundo, The Elder Scrolls Online deixará, em breve, de cobrar mensalidades para que possa ser jogado.

A mudanças ocorrerá no PC e Mac dia 17 março, momento em que o título passará a se chamar The Elder Scrolls Online: Tamriel Unlimited. O jogo, no entanto, não se tornará exatamente free-to-play, pois ainda será preciso comprá-lo. Uma vez feito isso, será possível explorar e sair em aventuras sem nenhum gasto extra.

Mas, é claro, se você quiser ter gastos extras essa opção estará disponível. Junto dessa transição será implementado o chamado “ESO Plus”, uma espécie de serviço premium que será vendido em pacotes de 30, 90 e 180 dias. Ao se tornar um membro do ESO Plus você terá acesso a todos os DLCs futuros, que consistirão de aventuras, missões e áreas adicionais; bônus de progressão nos personagens e algumas coroas (uma nova moeda existente no jogo, que será usada para comprar itens adicionais, como montarias). Caso seu tempo como membro do ESO Plus expire você perderá acesso às áreas pertencentes aos DLCs, porém itens obtidos permanecerão com seu personagem. E se você ainda tinha meses pagos em The Elder Scrolls Online será transformado automaticamente em um membro ESO Plus.

Leia mais:
Pokémon Shuffe é o novo jogo free-to-play do 3DS
Blizzard anuncia nova franquia, Overwatch

As versões de Xbox One e PlayStation 4, que serão lançadas no dia 9 de junho, já serão The Elder Scrolls: Tamriel Unlimited, pedindo então apenas a compra do jogo sem a necessidade de mensalidades.

  • Victor Domiciano

    FF XIV ainda tem o sistema de mensalidade (que é bastante cara com o dólar atual) – será que eles manterão por muito tempo o sistema de mensalidade?

    • Zumbi Barbudo

      provavelmente o FF tinha mais pagantes q o TESO, talvez por isso ele permaneça pago

  • Gradash

    A 11 meses escrevi uma critica sobre TESO, e já comentava que este jogo ficaria free http://alvanista.com/games/pc/the-elder-scrolls-online/reviews/345750-um-otimo-mmo-um-pessimo-elder-scrolls

  • Fabiano

    Pergunta meio off-topic: esses MMORPGs que a gente acha no steam tem como comprar tempo de assinatura no próprio steam? Eu procurei sobre FFXIV esses dias e não achei nada.

    • Octavio Tenan

      O FF14 vc pode comprar e renovar sua assinatura através do sua carteira steam. Você coloca dinheiro normalmente na carteira com o cartão de crédito e quando for comprar tempo no site do FF14 existe a opção de descontar da sua carteira steam. Só esta realmente um pouco salgado tem me custado 32 reais por mês.

      • Fabiano

        Eu entrei no site mas não achei opção… talvez por eu ter jogado no ps3 apenas. Vou comprar a versão do steam pra ver se libera a opção. Mas eu não acho muito caro essa mensalidade, se pensar que WoW é $15.

  • DDR31600Mhz

    Joguei WoW por anos pagando 15 dólares, hoje não faria isso com um jogo novo, quem sabe quando acabar as mensalidades não comprou esse joguinho…

  • Júlio César S. Campos

    É um modelo de negócio que infelizmente é complicado de se manter com tantos jogos bons e F2P.
    FF XIV é um exemplo de jogo que consegue se manter cobrando mensalidades e é mais recente, porém até o WoW já pensa em modalidades gratuítas.

    Achei o sistema de assinatura do ESO meio sem nexo.
    Você tem acesso à áreas, habilidades, classes, raças ou o que com os DLCs?
    Dependendo ficará impossível jogar sem o DLC e um item cosmético não faz diferença.