Sabe Asteroids? O clássico de 1979 lançado nos arcades, posteriormente no Atari 2600 (e mais diversos outros aparelhos) e um dos mais importantes jogos na história dos videogames? Pois bem, ele ganhará futuramente uma releitura para os PCs por conta da Salty Games, um novo estúdio sob o comando da Atari. E quando digo releitura quero dizer mais “uma reinvenção completa, que do original só mantém o nome”, pois esse Asteroids não aparenta ter qualquer traço de semelhança com aquele que foi sua inspiração.

Trata-se de um jogo multiplayer focado em sobrevivência, pedindo que jogadores coletem recursos, construam novos equipamentos e montem suas bases. Basicamente, um estilo de jogo que parece ter um novo representante a cada semana que passa no Steam. O nome dele será Asteroids: Outpost. A descrição do estúdio diz o seguinte:

“Ambientado em um futuro distante, Asteroids: Outpost coloca jogadores em um perigoso ambiente espacial. Na superfície de um asteroide massivo, jogadores enfrentam o desafio de explorar o asteroide, coletar recursos, buscar por minérios, criar equipamentos e expandir seu território enquanto constroem bases altamente personalizáveis – tudo isso em meio à formação de alianças e lutando com outros jogadores em um multiplayer desafiador. Chuvas de asteroides menores representam tanto uma fonte de riquezas quanto uma ameaça aos jogadores atingidos por esses projéteis enquanto defendem seus bens e tentam roubar seus oponentes.”

Então, só deixando claro. O jogo que um dia foi isso:

Se tornará algo que soa mais como um misto entre Minecraft e Rust.

Há também um outro fato a se ficar atento. Como apontado por Patrick Klepek do Kotaku, o final da nota de divulgação menciona que a Salty Games terá apoio técnico e de infraestrutura da Arktos Entertainment Group, os responsáveis por War Z. War Z era um jogo que tentou correr atrás do mesmo sucesso obtido por DayZ, mas que tinha tantos problemas em seu lançamento (e uma descrição que não batia em quase nada com o conteúdo presente) que acabou por ser retirado do Steam. Ele retornou posteriormente como Infestation: Survivor Stories, porém continuou sendo mal recebido pela comunidade, que aponta ainda atualmente diversos bugs nunca arrumados no jogo. Então é no mínimo irônico que essa seja a equipe responsável pelo suporte técnico.

Asteroids: Outpost será lançado como Early Access no Steam em breve.

  • Isso me cheira mais a um game querendo pegar carona na onda de jogos similares que estão populares agora. Uma pena, pois a premissa é muito boa, mas nenhum desses games conseguiu me conquistar ainda.