Sem novos lançamentos desde 2012, a série Rock Band deverá fazer um retorno no PlayStation 4 e Xbox One. A informação vem do Bloomberg Business, que entrou em contato com uma pessoa próxima aos planos de relançamento.

Esse fato é só mais uma peça em meio a diversas outras que apareceram nos últimos meses, que apontam a volta da Harmonix ao mercado de jogos musicais com instrumentos de plástico. Em janeiro e fevereiro deste ano, por exemplo, novas faixas foram disponibilizadas como DLC para Rock Band 3 e Rock Band Blitz. Esses foram os primeiros conteúdos adicionais que os títulos receberam em dois anos. Além disso, uma pesquisa foi feita pelo estúdio há cerca de um mês, perguntando ao público o que eles gostariam de ver em uma nova versão do jogo e quais eram seus consoles de preferência.

Exatamente qual o caminho que Rock Band deve seguir para se tornar algo que chame a atenção novamente é difícil de prever. A série certamente atingiu seu ápice em Rock Band 3, tendo criado ao longo do caminho o interessante Beatles Rock Band, uma espécie de carta de amor à banda, e tal modelo poderia simplesmente ser repetido nos novos consoles. Isso por si só, no entanto, não deve evitar por muito tempo a fadiga que fez com que jogos musicais fossem colocados de lado, com seus instrumentos acumulando poeira dentro de armários e embaixo de camas (exceto quando são utilizadas de maneira não ortodoxa, é claro).

Caso esse retorno se prove real, é possível que vejamos a Harmonix seguir uma linha comercial diferente da aplicada da última vez, como a implementação de um modelo de assinatura que nos permita ter acesso a todo o catálogo de músicas em vez de termos de as comprar individualmente. Ou, talvez, o caminho escolhido seja um similar ao de Dance Central Spotlight, de Xbox One, um produto mais barato (US$ 9,99) que vem com poucas músicas, focando-se justamente na compra de DLCs.

Seja como for, junto ao retorno de Tony Hawk’s Pro Skater, é curioso ver esses gêneros que foram ordenhados até a última gota há alguns anos se tornando presentes novamente.

  • CaiqueMitsuoka

    Eu amo Rock Band/Guitar Hero, mas milkaram demais, entendo totalmente quem não quer ver mais um. Mas o jogo tinha com competitivo interessante, problema é apelava para um publico muito especifico, quem não é “roqueiro” se sente logo repelido por aquela atmosfera de “Como você não conhece isso ou aquilo” e “haha ele joga guitar hero e acha que toca guitarra”. O Band Hero veio tarde, e nao cumpriu, que o Rock Band, na minha opinião, chegou mais perto de aproximar o “grande publico” da musica. Passado é passado, gostaria de ver essas franquias bem de novo, mas não como antes.

  • Rafael de Souza

    PQP MELHOR MOTÍCIA DO MÊS. Eu preferia que fosse o Guitar Hero que eu curtia mais, mas só de ver esse gênero voltando ao mercado me animado pra cacete.

    Ps: Sei que o Heitor odeia, mas como eu queria um remaster do Beatles Rock Band. Nunca consegui jogar e ele é meio difícil de se achar hoje em dia.

  • Marcus Vinicius Rodrigues Andr

    Espero que tenham mudanças que valham a pena porque se for mais do mesmo… Vai ser voo de galinha.

  • Samir Rolemberg

    Só quero poder exportar meus dlcs para o console mais novo.

    Já ficaria feliz apenas com um rock band blitz novo.

    Mas já que vem o 4 por aí : Why not?

    E eles bem que poderiam usar a mecânica do Rock Band Unpluged também.

  • eduardogrolli

    O melhor foi o Metallica!!!!!!

  • Anderson Silva

    Se pudermos utilizar os controles/Instrumentos do PS3 eu ficarei grato, se tivermos que pegar R$ 1.300,00 novamente vou passar longe deste.

  • Fernando Araujo

    Oi, pessoal. Sou meio atrasado nos video games, mas comprei uma guitarra e um jogo dos rock band beatles no ps3, mas nao acho os albuns pra baixar na ps store. Nao estão mais disponiveis? Alguem sabe algo? Abraços…