Além de anunciar uma parceria com a desenvolvedora japonesa de jogos para celulares DeNA, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, confirmou, em um evento para a imprensa no Japão, que a companhia está trabalhando em seu hardware de próxima geração, provisoriamente intitulado NX.

Segundo Iwata, detalhes sobre o novo hardware, baseado em um novo conceito, serão revelados em 2016.

“A Nintendo, conjuntamente com a DeNA, irá desenvolver um novo serviço de assinatura que engloba os sistemas existentes Nintendo 3DS e Wii U, o novo hardware com um novo conceito, NX, dispositivos móveis e PCs”, anunciou Iwata. “Diferentemente do Nintendo Club, o novo serviço de assinatura irá incluir múltiplos dispositivos e criar uma conexão entre a Nintendo e cada consumidor individual independentemente do dispositivo usado por ele. Essa assinatura irá formar um dos elementos principais da nova plataforma Nintendo que eu acabo de mencionar.”

nintendo-nx

Isso explica a razão pela qual o serviço Nintendo Club foi descontinuado recentemente. Detalhes sobre esse novo serviço e como ele integrará os diferentes consoles da Nintendo, incluindo seu novo hardware, e outros dispositivos, serão anunciados futuramente.

Veja também:
– O que significa o encerramento da distribuição da Nintendo no Brasil

Contudo, antes de terminar a apresentação, Iwata deu um sinal do que podemos esperar dessa integração:

“Quando dizíamos ‘plataforma’, nos referíamos à plataformas específicas de videogame. Agora que vamos lançar jogos em dispositivos smart e fazer uso global de PCs e mobile para nosso serviço de assinatura, nós gostaríamos de oferecer a mais consumidores softwares adequados para seus gostos. Em outras palavras, estamos nos desafiando a redefinir o que ‘plataformas Nintendo’ significam.

Ainda não está muito claro o que isso quer dizer, mas aparentemente a Nintendo quer desconstruir a ideia de plataformas fixas e dedicadas para transitar para uma única plataforma online universal, aos moldes de serviços como Netflix.

O conteúdo da apresentação na íntegra está disponível no site da Nintendo.

  • Gabriel.psd

    Sei não em…

  • Thiago Nunes

    Isso é grande coisa.

    Há muito tempo imaginava como seria bom consumir o conteúdo de algo como o Virtual Console nesse modelo de negócio. Bom ver que eles estão dando esse passo além, é aguardar e torcer.

  • Diego Miranda

    That’s the dream!

  • Alex Palomino

    Bem vinda à 2008, Nintendo

    • Thiago Nunes

      A meta é eles chegarem em 2010!

  • Lukas Leite

    Tomara que isso dê certo pra Nintendo, só me preocupa que eles não vão querer abandonar a plataforma do Wii U tão cedo eu acho, não lesar o consumidor que comprou ele. Ou vai manter ele com esse sistema meio Netflix.

  • rodrigo

    vai ser um console de mão, que tem saidas em hdmi mas em um update futuro permiti streaming