A Nintendo anunciou nesta terça-feira (17) uma nova parceria com a DeNA, em que juntas farão jogos para dispositivos mobile. O anúncio deixa bem claro que a intenção não é a de pegar versões de jogos já existentes, como da série Mario, e colocá-los no celular, mas sim a de desenvolverem novas ideias voltadas a esses aparelhos.

“De forma a criar novas experiências de jogo completamente novas para dispositivos smart, toda a propriedade intelectual da Nintendo poderá ser explorada e utilizada pela aliança,” diz o anúncio. “Como esses consumidores gostam do tipo de jogabilidade única encontrada apenas em jogos da Nintendo, eles terão a oportunidade de explorar experiências ainda mais premium nas plataformas da Nintendo dedicadas a jogos.”

Apesar do salto ser significativo, a Nintendo vem fazendo experimentos com jogos cuja estrutura é mais tipicamente vista em celulares. Pokémon Shuffle, por exemplo, lançado gratuitamente para o 3DS, possui um sistema de energia, tal qual os famigerados títulos da Zynga ou da King, em que após alguma rodadas é preciso esperar algum tempo antes de ser possível jogar novamente. A empresa também anunciou recentemente Puzzle & Dragons: Super Mario Bros Edition, jogo cuja versão original, sem a presença do encanador, é extremamente popular em celulares no Japão.