A Nintendo anunciou nesta terça-feira (17) uma nova parceria com a DeNA, em que juntas farão jogos para dispositivos mobile. O anúncio deixa bem claro que a intenção não é a de pegar versões de jogos já existentes, como da série Mario, e colocá-los no celular, mas sim a de desenvolverem novas ideias voltadas a esses aparelhos.

“De forma a criar novas experiências de jogo completamente novas para dispositivos smart, toda a propriedade intelectual da Nintendo poderá ser explorada e utilizada pela aliança,” diz o anúncio. “Como esses consumidores gostam do tipo de jogabilidade única encontrada apenas em jogos da Nintendo, eles terão a oportunidade de explorar experiências ainda mais premium nas plataformas da Nintendo dedicadas a jogos.”

Apesar do salto ser significativo, a Nintendo vem fazendo experimentos com jogos cuja estrutura é mais tipicamente vista em celulares. Pokémon Shuffle, por exemplo, lançado gratuitamente para o 3DS, possui um sistema de energia, tal qual os famigerados títulos da Zynga ou da King, em que após alguma rodadas é preciso esperar algum tempo antes de ser possível jogar novamente. A empresa também anunciou recentemente Puzzle & Dragons: Super Mario Bros Edition, jogo cuja versão original, sem a presença do encanador, é extremamente popular em celulares no Japão.

  • Thiago

    Será que vai? Não sei se fico animado ou com medo… ou os dois…

    • Rodrigo Pillotto

      Tbm to com esse sentimento, pode ser uma puta coisa boa, mas tbm um tiro no pé.
      Se faz jogo bosta pra celular, queima o filme, mas se faz um puta jogo bom, pode tirar diminuir a venda de portáteis, já que se tem um jogo massa do Mario aqui no celular, pra que que vou comprar um aparelho só pra isso??
      Enfim, veremos o que vai rolar…

      • Thiago

        Pelo que eu entendi, embora as franquias e os games sejam by nintendo, as propostas deverão ser focadas naquela plataforma… então eu acho dificil ter um puta jogo massa do Mário num Iphone / Android que seja nos moldes de um para o 3DS ou WiiU

  • Bruno Do Carmo Calasans

    E sobre o nintendo nx, vcs não vão noticiar nada sobre ele?

  • Ademar Abiko Jr.

    Os jogos pra celular no Japão estão em um patamar todo diferente dos jogos da Zynga e da King.

    Coisa de reunir pessoas em lugares específicos para conceder gifts.
    Fazer os usuários conectarem em horários determinados no maior estilo evento de mmorpg.

    E tem as visual novels. Ou RPGs como esse aqui http://shoumetsu.wrightflyer.net/

    Vejo várias possibilidades. Só espero que cheguem no Ocidente.

  • losk

    A Nintendo já virou piada.
    Tomara que pelo menos ela saia da década de 90.