A lendária Maxis Emeryville, estúdio por trás de grandes sucessos da história dos videogames, como SimCity e os primeiros jogos da série The Sims, está sendo fechado pela EA – em plena semana de GDC, uma das principais do ano para a indústria dos videogames, diga-se de passagem. Diversos funcionários da Maxis Emeryville, principal estúdio da companhia (que possui outras sedes), confirmaram no Twitter a informação.

Segundo o designer de SimCity, Guillaume Pierre, funcionário da Maxis há 12 anos, o estúdio fecha nesta quarta-feira (4). Todos seus funcionários foram demitidos ou estão sendo realocados para outros estúdios da EA.

O fechamento da Maxis Emeryville não afetará a Maxis Redwood Shores, também conhecida como The Sims Studio, responsável pelo desenvolvimento atual da série The Sims.

Em resposta ao fechamento do estúdio, a EA declarou:

“Hoje estamos consolidando o desenvolvimento das propriedades da Maxis para nossos estúdios em Redwood Shores, Salt Lake City, Helsinque e Melbourne, uma vez que vamos fechar a unidade de Emeryville. Maxis continua a apoiar e desenvolver novas experiências para os atuais jogadores de The Sims e SimCity, enquanto expande nossas franquias para novas plataformas e desenvolve novas propriedades multi-plataforma.

Estas mudanças não afetam nossos planos para The Sims. Os jogadores vão continuar a ter novas ricas experiências em The Sims 4, com o nosso primeiro pacote de expansão saindo em breve, juntamente com uma completa gama de atualizações adicionais e conteúdo no cronograma.

A todos os funcionários afetados pelas mudanças de hoje serão dadas oportunidades para explorar outras posições dentro dos estúdios Maxis e em toda a EA. Para aqueles que estão deixando a empresa, estamos trabalhando para garantir a melhor transição possível com pacotes de separação e assistência de carreira.”

Há algum tempo a Maxis vinha enfrentando uma crise, em decorrência de uma queda na qualidade e popularidade de seus jogos. O último jogo da série SimCity foi o mais problemático e mal recebido pelo público de toda a história da série, com mudanças drásticas e limitações em seus sistemas.

Fundado em 1987 por Will Wright e Jeff Brown, a Maxis foi comprada pela EA em 1997.

Relembre alguns dos principais jogos do estúdio, de sua fundação à sua era de ouro:

SimCity (1989)SimEarth: The Living Planet (1990)SimAnt: The Electronic Ant Colony (1991)SimLife (1992)SimFarm (1993)SimCity 2000 (1993)SimGolf (1996)SimCopter (1996)SimTunes (1996)Marble Drop (1997)Streets of SimCity (1998)SimCity 3000 (1999)The Sims (2000)SimCity 4 (2003)The Sims 2 (2004)Spore (2008)
  • André Luz

    caraca como eu joguei sin city 3000 e o 4, cheguei a fazer uma cidade durar uns 300 anos no 4…saudades

  • Guilherme Brito

    Eu acabei de descobrir que eu já joguei SimEarth!

  • Ana Paula Buzzo

    🙁

  • rodrigo

    estava triste tristinho

  • Adriano Gomes

    Eu comprei o ultimo Sim City logo que lançou, por causa da minha infância (SimCity 2000), mas sai decepcionado.
    Nas primeiras semanas por não conseguir jogar, e depois por causa do conteúdo do jogo que foi pensado todo em compra de DRM e publicidade. Menos de 2 meses jogando já tinha enjoado, e está encostado até hoje.
    Porem fico triste por causa do estúdio ter fechado.