Através de uma parceria com a DeNA, a Nintendo anunciou recentemente planos de ter suas franquias aparecendo em jogos para celular. E, segundo a empresa, não demorará para que vejamos o primeiro fruto dessa iniciativa.

Satoru Iwata, presidente da Nintendo, afirmou, em uma rodada de perguntas e respostas após o anúncio, que o primeiro jogo para plataformas mobile da casa do Mario aparecerá ainda neste ano. “Em relação aos jogos em si e quando eles serão lançados, nós revelaremos isso quando cada um desses jogos estiverem prontos. No entanto, nós acreditamos não há significado nessa colaboração se não lançarmos nada, pelo menos uma vez, dentro deste ano. Além disso, em relação ao papel de cada empresa, isso dependerá de acordo com cada jogo.”

Essa última parte é bem chamativa. Não será a primeira vez que a Nintendo liberará suas franquias para serem trabalhadas por outras empresas – às vezes tendo sucesso, como em Hyrule Warriors, às vezes encontrando terríveis fracassos, como os jogos de The Legend of Zelda para CD-i -, porém é interessante a preocupação de deixar claro que a iniciativa não se resumirá a dar a responsabilidade a um outro estúdio, e que ela também colocará a mão na massa.

Nesta terça-feira a Nintendo não apenas revelou suas planos para o mercado mobile como também afirmou que já está trabalhando em um novo aparelho dedicado a jogos.

  • Cesar Vital Crivelaro

    Confesso que estou mais com medo do que empolgado desta parceria. Espero estar enganado! o/

    • Muita gente está empolgado naquelas né, com a ideia equivocada de que isso significa ports de Pokémon e afins para celulares, ou de jogos equivalentes.

      • Cesar Vital Crivelaro

        Pois é. É aí que tá. Isso não vai acontecer, e poucos perceberam. :S

  • Vinicius Siviero

    Será os primeiros sinais que a Nintendo passará a ser somente desenvolvedora de jogos?