Anunciado em 2013, o Steam Controller – o controle desenvolvido pela Valve – mudou bastante sua cara de lá para cá.

Nesta quarta-feira (4), na GDC 2015, a Valve apresentou o que ela chama de versão final do controle, que pôde ser testada por pessoas presentes na feira. Inicialmente possuindo apenas dois touchpads, o aparelho agora conta também com uma mais tradicional alavanca analógica. Além dos quatro botões principais frontais que você pode ver na imagem acima, existem também dois botões na parte traseira do controle, dois gatilhos e dois bumpers.

Como já era dito desde a primeira vez que a Valve apresentou a ideia, a configuração dos inputs é completamente personalizável, sendo que será possível compartilhar esquemas criados com outros jogadores. Dessa forma, será possível ter mapeamentos específicos para cada jogo, de acordo com o seu gosto.

O Steam Controller será lançado em novembro por US$ 49,99 nos EUA. Ainda não há um preço definido para o resto do mundo.

Além do controle, a Valve também anunciou no evento o Steam Link, uma caixa feita para que você possa transmitir jogos de seu PC para sua TV. Também com o preço de US$ 49,99 para os EUA, a empresa afirma que a instalação do dispositivo será simples. Basta ligá-lo à sua televisão e à rede de sua casa que ele automaticamente detectará os computadores ligados a ela e transmitirá para a TV todo o conteúdo que você possui no Steam, esteja ele em um PC ou em uma Steam Machine. O Steam Link também será lançado em novembro.