Se não fosse por reclamações feitas por consumidores, os servidores de NBA 2K14 já estariam fora do ar. Na verdade, eles foram desligados temporariamente, mas foram reativados pouco depois, por mais nove meses, de forma a apaziguar a insatisfação que muitos demonstraram diante da decisão da 2K Games.

O jogo – lançado em primeiro de outubro de 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360, e em novembro para PlayStation 4 e Xbox One – teria seus servidores funcionando por 18 meses, um tempo curto, porém não absurdo quando consideramos que a comunidade dedicada a títulos de esporte costuma saltar velozmente para as novas versões, raramente voltando e olhando para o que ficou para trás. NBA 2K14 tem um agravante, no entanto.

No Xbox One e no PlayStation 4, para que o jogo acesse os dados relacionados ao modo carreira é preciso de uma autenticação remota, que não estava mais sendo feita sem a atividade dos servidores. Apesar da 2K ter assegurado seu público que nenhum progresso seria perdido, muitos jogadores verificaram que isso não era verdade. Os modos relacionados à carreira não estava inacessíveis, mas era preciso começar uma do zero, offline; não havia como dar continuidade ao seu save se você estava jogando online.

Nesta terça-feira a 2K Games anunciou a mudança de planos, avisando que os servidores permanecerão online por mais nove meses, até janeiro de 2016, remediando o problema. Quando o dia chegar, entretanto, dados do modo carreira passarão, mais uma vezes, a não serem acessíveis. Diante do ocorrido, a empresa também afirmou que o tempo de atividade dos servidores de seus títulos aumentarão, indo de 18 meses para 27 meses.

Assim, se você gosta de NBA 2K14 e não havia chegado à conclusão da carreira, há mais nove meses à sua disposição para fazer isso. Depois disso, só jogando offline.