Jogos podem agora ser aceitos em editais, na categoria de artes visuais, em Curitiba. O anúncio, feito pela Fundação Cultural Curitiba, afirma que o edital do Mecenato Subsidiado 2015 “acatou diversas ideias enviadas pela população por meio de consulta pública”. Dentre essas está a “inclusão de projetos artísticos para games na linguagem de artes visuais, enquadrado como arte digital”.

“Em outros editais percebemos que já existia uma demanda crescente de projetos com foco nas artes tecnológicas,” disse Marili Azim, vice-presidente da Comissão do Mecenato Subsidiado. “A FCC tem acompanhado este movimento. Como exemplo temos a criação do espaço de arte digital no MuMa (Museu Municipal de Arte). Além do estímulo, o novo edital trará mais segurança aos criadores pois serão avaliados com mais propriedade”. Anita Cavaleiro, coordenadora da parte de jogos da FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) e uma das participantes de nossa série 31 GAEMS complementa “títulos de games, principalmente de estúdios independentes, têm voltado sua preocupação à poética do meio e a características mais relacionados à ambientação, à estética do software e menos ligada às mecânicas de jogo.”

As inscrições para os editais do Mecenato Subsidiado, que podem ser encontradas no site da Fundação Cultural Curitiba, estão abertas até o dia 18 de maio e são divididas entre “iniciantes” e “não iniciantes”. No caso dos editais relacionados a jogos, os projetos da área “iniciantes” podem ter o valor de até R$ 64,6 mil, enquanto os “não iniciantes” podem apresentar projetos de até R$ 129,2 mil. Os aprovados têm até dois anos para fazerem a captação e mais seis meses para realizarem os projetos.

Dúvidas podem ser tiradas através do email paicatendimento@fcc.curitiba.pr.gov.br ou através de uma postagem com dúvidas frequentes, feita no Facebook.