Aconteceu, no último sábado (25) na Turquia, a final do torneio International Wildcard de League of Legends, evento que dá ao seu campeão a chance de disputar o Campeonato Mundial do jogo. Nesta última fase os times combatentes foram os brasileiros da INTZ e-Sports contra os turcos da Besiktas e-Sports Club (BJK). Em uma série de melhor de cinco, a BJK sagrou-se campeã vencendo três partidas, enquanto a INTZ ganhou apenas uma. Porém, o que tem chamado atenção é a possível quebra de regras por parte da BJK, já que seus integrantes parecem ter jogado com celulares no bolso (imagem abaixo) até o intervalo entre a terceira e quarta partida – o uso de celulares é proibido durante as partidas.

Rioter retira celular de jogador da Besiktas

Rioter retira celular de jogador da Besiktas

De acordo com as regras da Riot Games para os campeonatos do meio da temporada de 2015: “9.1.6 Comunicações Sem Autorização: Todos os telefones celulares, tablets e outros equipamentos eletrônicos de voz ou capazes de ‘tocar’ devem ser retirados da área de jogo antes da partida. Jogadores não podem enviar mensagens/e-mails ou usar mídias sociais dentro da área de jogo. Durante a partida, a comunicação deve se restringir entre os jogadores do time.” Com isso em mente, o jogador profissional Nicolaj “Incarnati0n” Jensen abriu uma thread no fórum público reddit apontando o problema e indicando como os celulares poderiam ser usados para ajudar uma equipe: “quando um caçador inimigo aparece para atacar algum jogador, o celular deste jogador vibra uma vez; quando o time opositor vai matar o Barão, os celulares de todos os integrantes do time vibram duas vezes.”

Resposta da INTZ

Resposta da INTZ

Mesmo sem ter certeza de que os jogadores da BJK tenham realizado algum tipo de trapaça, a quebra de regulamento permanece. Quando a questão foi levantada na página oficial do time brasileiro INTZ, a resposta da equipe foi: “Não sabemos de nada sobre o assunto, mas mesmo caso isso tenha acontecido, não foi por isso que perdemos.”

O Overloadr entrou em contato com a Riot Brasil para um posicionamento oficial sobre o caso, mas até o momento da publicação desta nota não obteve resposta.

[Atualizado] O gerente de operações da Riot, Nick Allen, falou sobre o caso: “Nós investigamos esta situação e determinamos que não houve falta por parte da BJK durante as Finais em relação aos seus equipamentos eletrônicos pessoais. O resultado da partida permanece.

Foi, sem dúvida alguma, um erro nosso não termos publicado um conjunto de regras especialmente voltado para este evento, e também por não ter adotado algumas práticas anti-trapaça que usamos na LCS e outros eventos internacionais. Neste caso em específico, nós deveríamos ter retirado os telefones dos jogadores e erramos em não fazê-lo. Durante as finais, antes de cada jogo, foi pedido aos integrantes da BJK que entregassem seus celulares ou os desligassem, e confirmamos que isso foi feito pelos juízes da partida no palco. No final, não conseguimos encontrar qualquer evidência que sugere que a BJK ganhou qualquer tipo de vantagem devido a este erro.”

*Agradecemos ao leitor Paulo Henrique que chamou nossa atenção para esta pauta

  • Victor Schiavi
    • Sim sim, encontrei aqui, inclusive a nota está atualizada aqui. =D

    • PauloHDSousa

      Além dos celulares no bolso teve mais 2 pontos,

      1 – Torcida avisando quando a INTZ tava fazendo barão ou tentava atacar escondida nas brushes ( O QUE FOI DECISIVO )

      2 – A BJK utilizou um bug de ward, colocando uma sentinela invisivel DENTRO de um local no covil do barão, mesmo com uma pink (sentinela detectora) a INTZ não conseguia saber da ward da BJK, seguem imagens dos testes feitos por um jogador do LOL.

      http://boards.br.leagueoflegends.com/pt-br/c/bugs-e-feedbacks-para-o-jogo/MIq83PPn-bug-da-ward-testes

  • PauloHDSousa

    Ah cara, só de levantar a cabeça dava pra ver a torcida passando informações do telão, creio que fazer em uma cabine seria mais inteligente… mas aí tiraria a graça do presencial… enfim… fica para a próxima INTZ.

  • rodrigo

    sei….( I____I )

  • amaurisjunior

    Achei meio estranho q INTZ ganhar com tanta folga o primeiro jogo e depois levar aquela “surra” que levaram, enfim, se a Riot disse que o resultado permanece, paciência…