Lançado na semana passada, Mortal Kombat X já é um dos maiores lançamentos de 2015 até agora. O volume de posts nas redes sociais sobre o jogo mostra que a franquia, que possui quase 25 anos, ainda se mantém relevante, e que a dublagem brasileira, que deu destaque para a cantora Pitty, desagradou fortemente o público.

Veja também:
Leia nossa análise de Mortal Kombat X
Assista nossa transmissão ao vivo de Mortal Kombat X na íntegra

Os dados foram coletados utilizando a plataforma de monitoramento de redes sociais Zahpee. Você pode ver outros infográficos da empresa em seu blog.

Infografico_Mortal-Kombat-X_Zahpee

  • André Luz

    caraca bem legal o infográfico.

  • PauloHDSousa

    Sou um cara preguiçoso se pá, prefiro ler infográficos.

  • Leandro

    a prova do fale mal mas fale de mim sobre a dublagem da Pitty.

  • Zé Luiz

    É claro que há de se levar em conta que o exponencial crescimento do “buzz” nas redes sociais com a dublagem da Pitty aconteceu simultaneamente ao lançamento do jogo, o que por si só já serviria pra alavancar a falação sobre ele, mas o volume de crescimento que o gráfico apresenta é tão significativo que me faz crer que essa não será a última vez que veremos dublagens “exóticas” em games por aqui.

    • Luiz Felipe Mendes

      Olá Zé Luiz,
      Eu sou um dos desenvolvedores e fundadores da Zahpee. Eu que analisei o conteúdo desse infográfico.
      Ficou claro que o lançamento levou a um aumento de conteúdo, mas grande parte dos posts comentava APENAS sobre a dublagem.
      A grande maioria foi negativamente, mas não sei se isso vai ser bom ou ruim para o MKX, apenas as vendas no Brasil dirão. Será que o “falem mal mas falem de mim” é válido?

      Abraços

      • Zé Luiz

        Poxa, Luiz, muito obrigado pelo esclarecimento. Estava realmente curioso a respeito dessa informação. Eu comentei algo semelhante em outra matéria falando justamente disso, da minha dúvida se tal repercussão midiática (mesmo que negativa) impactaria de alguma forma os números de venda do game por aqui, e embora eu esteja me baseando em puro achismo, penso que os responsáveis locais pelo marketing devem estar rindo à toa com tudo isso.

        De qualquer forma, parabéns pelo belo trabalho, e muito obrigado pelo feedback.

        Um abraço.

        • Luiz Felipe Mendes

          Tranquilo Zé Luiz,
          Qualquer dúvida estamos aí =D
          O pior que eu acho que esse tipo de coisa funciona, pelo simples motivo que ter um famoso dublando gera notícias em canais que normalmente não falam sobre isso, como um “Estadão”, “Globo e etc.
          Isso faz com que muito mais pessoas fiquem sabendo do jogo, faz ele aparecer mesmo.
          A imagem negativa da dublagem não vai queimar tanto o jogo para bater essa publicidade.
          Abraços

          • Zé Luiz

            Exato, é bem o que eu penso. E eu acho esse caso específico bem emblemático, porque a franquia MK sempre teve uma divulgação midiática maior que a média quando se tratam de videogames em função da sua violência extrema, que invariavelmente acabava ganhando destaque em algum veículo de grande porte com uma daquelas típicas matérias de cunho mais sensacionalista. E, dessa vez, eu não vi praticamente nada relacionado a isso. O foco foi total na questão da dublagem.

            Já em outro caso recente parecido, o do cantor Roger com o Battlefield, embora a repercussão tenha sido bem menor (ao menos na grande mídia), eu fiquei com a impressão que o único destaque que eles receberam foi justamente em função dessa polêmica. Se não fosse por isso, sinto que o game teria passado praticamente incólume para o grande público, que não acompanha o assunto com tanto interesse. Sendo assim, no fim das contas, me parece que para as distribuidoras anda valendo o risco de expor seus jogos à críticas públicas desse tipo em troca de uma exposição que eles provavelmente não teriam de outra maneira.

            Mas enfim… Valeu pela conversa e pela disponibilidade, amigo!

            Um abraço.

          • Luiz Felipe Mendes

            Sem problemas Zé, é sempre bom ter esse tipo de conversa. Isso só mostra que esse tipo de acompanhamento é muito importante para o marketing e para a distribuidora de games. Saber se isso teve um resultado positivo ou negativo.

  • Gilliard Lopes

    Eu sei que é meio óbivio, mas como se trata de análise com base científica, era bom adicionar em algum lugar no post que esses dados se referem ao Brasil apenas, pra deixar 100% claro.

    • Luiz Felipe Mendes

      Realmente @grunglopes:disqus, achei que ficou claro dado a repercussão da dublagem, mas faltou dizer que foram analisados apenas posts em português.

  • Vinicius Siviero

    Eu queria saber o que as pessoas estão achando do preço dele…

    • Luiz Felipe Mendes

      Olá Vinicius,

      Sou um dos donos da Zahpee (que fez o infográfico), eu até pensei em colocar algo sobre o preço, mas não teve conteúdo o bastante e o infográfico já tinha muito conteúdo.
      A percepção com relação ao preço é bem negativa, o jogo esta muito caro e as pessoas reclamam bastante. Existem vários comentários do tipo “queria muito comprar mas esta muito caro”.
      Existem vários posts falando sobre comprar ele mais barato usando a paltaforma Nuuvem – http://skybott-tech.blogspot.com.br/2015/04/nuuvem-mortal-kombat-x-mais-barato.html?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed
      Abraços