Desde que Hideo Kojima anunciou sua saída da Konami, a continuidade de desenvolvimento de Silent Hills se tornou incerta. Neste sábado (25) Guillermo del Toro, que codirigia o jogo ao lado de Kojima, afirmou em um festival de cinema em São Francisco que o desenvolvimento de Silent Hills não iria mais acontecer.

Após ser pressionada a dar uma resposta oficial, a Konami afirmou apenas que “continuará desenvolvendo a série ‘Silent Hill’, sem mencionar o jogo em si. Posteriormente, em resposta ao Kotaku, a Konami assumiu o cancelamento:

“A Konami está comprometida com novos jogos de Silent Hill, contudo o embrionário projeto ‘Silent Hills’ desenvolvido com Guillermo del Toro e trazendo a imagem de Norman Reedus não será continuado. 

Sobre o envolvimento de Kojima e Del Toro, discussões sobre o futuro de projetos Silent Hill estão em curso atualmente, então aguardem futuros anúncios.”

P.T., o teaser jogável de Silent Hills, através do qual o jogo foi anunciado, será removido da PlayStation Network no dia 30 de abril. Segundo a Konami, a remoção de P.T. da PSN foi motivado pelo encerramento do contrato de Norman Reedus com a companhia, ator conhecido por The Walking Dead, que interpretaria o protagonista do jogo. Em seu Twitter, Reedus lamentou o cancelamento.

Norman Reedus em P.T.

Norman Reedus em P.T.

Ironicamente, P.T. foi uma das produções mais emblemáticas da indústria de jogos de 2014. Embora não seja um jogo completo, a demo foi um dos assuntos mais comentados do ano passado, dada sua produção de alto nível, sua atmosfera perturbadora e os segredos que esconde.

É lamentável que a Konami esteja engavetando um de seus projetos mais interessantes, de uma de suas séries mais adoradas (a essa altura, mais por nostalgia do que pelo sucesso de seus últimos jogos), que vinha sendo celebrado com muita antecipação, ainda que nada concreto houvesse sido mostrado sobre o produto final.

Com isso, a Konami se concentra no desenvolvimento de Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain, o qual será o último jogo de Kojima na companhia.

  • Quando me falavam que o Kojima era a base da Konami eu sempre achei que era uma afirmação vazia, mas parece que ele era a ultima coisa que deixava a Konami com um ar de inovador. Foda ver que o jogo não vai sair.

  • rodrigo

    kONAMI , quanto vacilo , quanto vacilo…

  • Victor Domiciano

    É questão de tempo da konami vender a divisão de jogos pra alguém – hoje ela se resume somente a PES (em decadência), Metal Gear e Castlevania (o último que ficou uma merda).

    • Aperipe

      Espero que façam logo.

    • Fabiano

      o foda é que fora PES e Phantom Pain, não tem mais nenhum jogo dela vindo aí

      • sr.Piccolo

        PES que por sinal é ruim que dói.

        • Fabiano

          Estou torcendo pra eles abandonarem o PES também e a 2K resolver lançar um jogo de futebol pra concorrer com o FIFA.

  • Juan Bestagno

    Guillermo del Toro mão de pântano.

  • infwilhelm

    Aparentemente MGSV será o último jogo da Konami e ponto.

  • André Luz

    o jogo poderia não ser tudo o que a galera esperava, mas era muito promissor, o que resta para a konami agora??

  • A Konami é o exemplo da empresa japonesa no mundo dos joguinhos.

  • Fabiano

    Prevejo PS4 com PT sendo vendido a muitos dinheiros. Tomara que não apaguem do HD do pessoal, embora acho muito provável que sim

    • OfudouMyou

      a rede da sony não tem acesso a apagar do seu disco sem consentimento. uma vez copiado, não podem simplesmente apagar do seu HD. eles só têm controle sobre o conteúdo que entra e é executado, não do que sai.

      • sr.Piccolo

        Realmente uma pena, esse Silent Hills prometia muito.

      • Fabiano

        É que a Apple fez isso no itunes algum tempo atrás, apagando músicas que não eram compradas na loja. Achava que eles tinham esse tipo de poder.

        • OfudouMyou

          sério? kkk ê, apple…

  • Diego

    “What is Konami? A miserable little pile of Kojima secrets. But enough talk…Have some memes!”

  • thales_cr

    É só tirar a cutscene que o Reedus aparece. Pra que tirar? Um dos melhores jogos que a konami fez nos últimos anos.

  • Ed Araujo

    O unico SH que me interessei em jogar… e não vai ter mais :/ #chatiado

  • OfudouMyou

    ninguém sabe exatamente qual foi a treta, por mais que se fale do cansaço do kojima, o estopim mesmo está sendo assim considerado por especulação. então, é difícil saber… a konami ainda é uma empresa de nome, mesmo talvez sem tanto porte. ninguém perde dinheiro por vontade própria. sabe lá quais os motivos reais disso… é uma decisão errada, mas não necessariamente quer dizer que tá todo mundo vendo um erro e só a konami que não. isso é besteira. talvez até haja cláusula contratual amarrando silent hills a algo que diga que com a saída do kojima eles são mesmo obrigados a parar o jogo. enfim, é uma pena, mas não é tão simples assim. a gente precisa lembrar que ainda se trata de mundo corporativo. é uma empresa de games, mas é uma empresa. e no japão a cultura (infelizmente, nesse caso, não sempre, no entanto) é outra. não é como nos EUA que até o CEO às vezes vira garoto propaganda e, bem, todo mundo sabe que garoto propaganda se troca facilmente, né?

    enfim, é uma merda, é um tiro no pé, etc., etc., mas tá na hora de parar de tratar empresas como konami e nintendo como “ingênuas”. os caras sabem o que estão fazendo, inclusive o que estão fazendo mal. acho uma leseira como muita gente acha que a situação se resume a “será que eles não estão vendo o que estão fazendo?”.

    eles estão.

    e que se fodam.