O primeiro vídeo da nova série do Feminist Frequency, fundado pela crítica de mídia Anita Sarkeesian, focado na representação positiva de personagens femininos nos videogames, foi lançado nesta terça-feira (31).

Com duração mais curta que um episódio da série principal Tropes vs. Women in Video Games, o vídeo faz uma análise da protagonista do premiado Superbrothers: Sword & Sworcery EP. Conhecida apenas como The Scynthian, ela é muitas vezes confundida com um personagem masculino, tanto pelas convenções do gênero de fantasia a qual o jogo se encaixa (e subverte), que normalmente emprega heróis masculinos, quanto pela falta de detalhes visuais, devido o estilo pixelado do jogo.

Veja também:
– Anita Sarkeesian compartilha a quantidade de ódio direcionado a ela em apenas uma semana

Ao final do vídeo, é possível notar uma chamada para o que parece ser o segundo episódio da série de personagens femininos positivos, no caso Jade do excelente Beyond Good & Evil, embora o vídeo ainda não exista. Ao que parece, personagens que aparecem na introdução, como Chell, de Portal, Faith, de Mirror’s Edge e Ellie, de The Last of Us, devem ser exploradas em episódios futuros.

Alguns vídeos de Anita Sarkeesian costumam receber legendas em português, mas por ora, apenas legendas em inglês estão disponíveis.