Se nomes como Out Run, Lotus Turbo Challenge e Top Gear te despertam boas lembranças, é provável que Horizon Chase lhe cause uma estranha sensação de nostalgia. Estranha por que trata-se de um jogo novo, ainda em desenvolvimento, mas que evoca muitas das sensações transmitidas por tais jogos, recriando suas qualidades e emulando suas limitações.

Conhecido anteriormente como Retro Racers, Horizon Chase é o novo jogo em desenvolvimento pelo estúdio gaúcho Aquiris, e representa um passo em direção à sua nova fase: a de um estúdio independente focado na criação e publicação de jogos originais, deixando seu histórico de advergames no passado.

Além de emular características de jogos de corrida clássicos, Horizon Chase tem sua trilha sonora composta pelo escocês Barry Leitch, responsável pelas músicas de Top Gear, Lotus Turbo Challenge e jogos da série Rush. Os icônicos arpejos e timbres típicos de sintetizadores antigos do famoso tema de Top Gear retornam modernizados em Horizon Chase, que pode ser ouvido aqui:

Durante o início do desenvolvimento de Horizon Chase, Sandro Manfredini, diretor de negócios da Aquiris, me explicou como a equipe estava transformando antigas limitações em qualidades para este projeto: “Sempre fui jogador de jogos de corrida”, conta. ”Jogava desde o PC-XT, que tinha aquela tela verde. E esse tipo de jogabilidade era predominante, onde não tinha meio termo quando você fazia uma curva: era zero ou um. Isso causa um problema de atrito, então se eu ficar pressionando meu carro para uma direção de uma única vez, meu carro vai desacelerar por causa do atrito com o chão. Então tem uma jogabilidade bem específica em que eu preciso tentar usar o volante o menos possível.”

Horizon Chase, que inicialmente está sendo desenvolvido para plataformas móveis (tablets e smartphones), deve inclusive dispensar o acelerômetro, tão comum em jogos de corrida. “Até podemos incluir esse recurso, mas não iremos trabalhar com curvas graduais. É zero ou um. Ou esterça o volante ou não. É binário. Essa jogabilidade arcade é fundamental nesse projeto.”

Visualmente, Horizon Chase também emula muito do visual dos antigos jogos de corrida, das faixas horizontais que amplificavam a sensação de movimento e velocidade à baixa poligonagem, uma forma elegante de adaptar a baixa resolução dos antigos jogos de corrida para a modernidade.

Algumas das mais de 50 pistas são baseadas em circuitos reais, como Mônaco e Interlagos, e trazem ilustrações estilizadas de fundo baseadas nas cidades aonde estão localizadas, representando uma volta ao mundo. Na pista de Niterói, por exemplo, é possível ver o Museu de Arte Contemporânea, projetado por Oscar Niemeyer e o Pão de Açúcar:

Horizon-Chase-3

Com previsão de lançamento entre final de junho e começo de julho, Horizon Chase chegará inicialmente para plataformas mobile no modelo premium, ou seja, com um valor fixo e sem venda de itens in-game. “Não queremos fazer um jogo repleto de portões de monetização. Vamos seguir no modelo premium, que é também o que a gente gosta mais.”

Mas isso não significa que a Aquiris eliminará a possibilidade de trabalhar com o modelo freemium (que é utilizado em seu shooter free-to-play Ballistic), seja para Horizon Chase ou para futuros projetos. “A gente acha ambos modelos legítimos. Para uma empresa existir, ela precisa faturar. (…) Quando tu decide por um premium, tu já corta milhares de consumidores que definitivamente não vão pagar pelo seu jogo por melhor que ele seja. Então sempre tem essas questões que tu bota na balança. Mas estamos dispostos a fazer um produto fechado.”

Sandro afirma que dependendo da recepção do público, Horizon Chase receberá versões mais robustas para Steam ou consoles.

Veja mais imagens de Horizon Chase:

Horizon ChaseHorizon ChaseHorizon ChaseHorizon ChaseHorizon Chase
  • Eu confesso que nunca fui muito fã desse estilo (ou de jogos “de carrinho” no geral)

    Mas a estética desse jogo tá tão foda que eu vou comprar assim que sair

  • rodrigo

    massa demais, curto muito games de corrida em java, por ter justamente estas limitações

  • André Luz

    adoro esse tipo de jogo e me interessei bastante, gostaria de um parecido com outrun onde vc só vai e não fica dando voltas em uma pista, mas esse tambem vai ser interessante, vou comprar com certeza.

  • Cesar Vital Crivelaro

    Meu Deus essa trilha sonora é real? Estou muito empolgado por este jogo! *-*

  • Igor Navarro Rabelo

    >Liga o jogo
    >Vai em settings
    >desliga o SFX
    >???
    >profit

  • Gilmar Machado

    Rapaz que coisalindideus!

  • Giovane Webster

    Demais!

  • Zé Luiz

    Impressionante que foi só dar play no vídeo o ouvir os primeiros segundos da trilha sonora pra ficar arrepiado. Pra quem já foi fanático pela série Top Gear feito eu, esse jogo promete muito.

  • Jorge Adriano

    Me impressionei. Não esperava tanto de uma empresa Br. Tão de parabéns.

  • Adrien Pirmez

    Me lembra Ridge Racer! no PS1. Mas que trilha sonora fodastica!