Um antigo produtor, cujo nome sempre foi atrelado a uma série, foi ao Kickstarter para criar o sucessor espiritual da franquia pela qual ele é conhecido.

A introdução que serve para inúmeros projetos de crowdfunding ganhou um novo capítulo na manhã desta segunda-feira (11). Koji Igarashi, produtor de diversos títulos da série Castlevania, como Castlevania: Symphony of the Night e Castlevania Judgment, colocou no ar um Kickstarter, no qual pede US$ 500 mil para criar Bloodstained: Ritual of the Night.

Enquanto a ideia de termos mais um jogo 2D, aos moldes dos lançamentos da série pós Symphony of the Night e pré Mirror of Fate, soa interessante, a campanha é outras daquelas se calca mais no nome de quem está por trás dela e na nostalgia dos fãs, sem oferecer muitos detalhes do desenvolvimento em si. Fora o fato de que, bem, o jogo basicamente será um novo Castlevania, ao ponto de também se ambientar em um castelo, não há nenhum trecho dele em movimento ou sequer um sprite animado. Apenas três imagens de arte conceitual de como será uma cena do título (sendo que no trecho de FAQs é dito que não há garantias de que essa será a aparência final de Bloodstained), e algumas mais de Shanoa Miriam e outros dois personagens.

No vídeo de introdução do projeto, Igarashi deixa claro que ele possui uma distribuidora para Bloodstained. O que ocorre é que essa distribuidora, antes de se comprometer, deseja saber de antemão se há interesse por parte do público na ideia de Igarashi. É verdade que ele diz que com o dinheiro do Kickstarter será possível “aumentar o escopo e complexidade do título”, colocando “mais inimigos, mais chefes, mais armas e mais modos”. Mas admitir que essa é a natureza da campanha faz com que ela soe  primariamente como uma pré-venda glorificada, diminuindo apenas os riscos dessa distribuidora mencionada e utilizando o dinheiro de fãs como barômetro.

Na campanha é dito que, se financiado, Bloodstained: Ritual of the Night será lançado para PC, PlayStation 4 e Xbox One, sendo que há um nível em que os apoiadores receberão cópias físicas do jogo. Também é dito que esta versão terá bônus adicionais, como “a poderosa espada-chicote” e “um chefe secreto super poderoso”. O projeto tem diversos “stretch goals” (promessas adicionais, para o caso do financiamento ir muito além do ponto necessário). Aos US$ 700 mil haverá um segundo personagem jogável, enquanto nos US$ 850 mil David Hayter, voz de Solid Snake na era pré Ground Zeroes/Phantom Pain, atuará no título.

Há muita coisa estranha e mal explicada nesse projeto, porém isso não parece estar impedindo seu sucesso. Poucas horas após seu início, mais de 50% do financiamento foi alcançado. A campanha de Bloodstained: Ritual of the Night ficará no ar por mais 32 dias.

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  • Guilherme

    eu vou dar meus $28 pro Igarashi porque gosto de SotN e quero ver ele fazendo algo novo já que viver a vida de jogo mobile é triste.

    e sobre não termos nada do jogo ainda, bem, quantos jogos a gente tinha bastante coisa pra ver e foram engavetados? o negócio é esperar pra ver

  • Marcelo Hagemann

    E já passou dos 4 mill contribuintes.

  • Leandro Tavares

    Esse eu espero sair para saber se apoio (compro) ou não.

  • Vale lembrar que quem está por trás do desenvolvimento é a Inti Creates, que fez uma porção de MegaMan pouco inspirados, aquele Azure Striker Gunvolt que bate na trave bonito e está fazendo o Mighty No. 9 que parece BEM medíocre até agora…

    Mas eles ajudaram no desenvolvimento do Shantae and the Pirate’s Curse, que é um Metroidvania BEM legal. Eu não sei qual o papel do IGA nisso tudo, sobretudo em game design, mas é o fator determinante para esse jogo ser ou não algo que preste…

    A arte não me agradou muito… preferia a pegada Rondo of Blood/ Symphony of the Night… essa pegada Gothic Lolita dos jogos da fase GBA/DS não me agradam muito.

    Enfim, colaborei com $28 porque eu sou um verme

    • Power Otaku-Kun

      Batendo palmas /o

  • André Vasconcelos

    Acho que vou ajudar esse Kickstarter. Sinto muita falta de jogos no género de SOTN.

    • Heitor De Paola

      Claro que a estética é outra, mas Axiom Verge e Ori and the Blind Forest são dois exemplos recentes muito bons nesse gênero.

      • rodrigo

        Tem um parecido, em japones, para android…

        • rodrigo

          Avenger da CWA , parecidissmo

          • André Vasconcelos

            Nossa, é quase um plagio de SOTN rs. Infelizmente tenho mãos de pedreiro e não consigo jogar nesses controles virtuais.

      • André Vasconcelos

        O Axiom me pareceu bastante interessante e dentro em breve darei uma chance a ele, mas já adianto que acho ele muito Metroid e pouco Castlevania.

    • Se quiser um com a pegada dos Castlevania de GBA/DS, uma outra opção é o Shantae and the Pirate’s Curse. Muito bom!

      • Heitor De Paola

        @disqus_NCEQa2d9Ww:disqus lembrei também de Valdis Story, que tem no Steam. Tem um foco maior em combate do que o seu Metroidvania comum, mas é bem legal também.

        • Kyo

          Guacamelee é um bom metroidvania.

          • fernando salgado

            Eu joguei os Shantae (tanto o de DS quanto de 3ds), e apesar de serem ótimos, não é um castlevania. Eu realmente queria mais uns jogos do nivel do eclesia, e to pondo fé que esse vai hein.

            O unico problema com o guacamelle é a dificuldade absurda pra fazer o final bom, apesar que mesmo sem ele é um puta jogo.

          • André Vasconcelos

            Nossa, eu adorei Guacamelee, foi um dos primeiros jogos que peguei no Vita. Mas já joguei ele todinho, inclusive platinei, e sinto falta de jogos nesse gênero. De qualquer forma eu doei os 28 conto necessários para ganhar a copia digital do jogo.

        • André Vasconcelos

          Parece legal mesmo. Vou comprar ele.

      • André Vasconcelos

        Parece bom mesmo. Mas não tenho DS ou 3DS. Se um dia sair pra PS3 ou PS4 eu com certeza jogarei.
        PS: Vi que saiu pra Windows esse ano, mas não uso esse SO :/

        • Putz, que pena, ia indicar justamente a versão de PC…

          Mas o próximo vai sair pra PS3 e PS4, se pans sai ainda esse ano (a data original era outubro do ano passado, mas eles tiveram umas tretas).

  • rodrigo

    SIM, MUITO SIM, na verdade é para pagar o custo deste maravilhoso video

  • rodrigo

    já foi financiado… caramba

  • Kyo

    O Iga disse que tem uma publisher por trás do jogo, tenho quase certeza de que é a Deep Silver, ela adotou o Mighty No. 9. E esses 500 mil aí são 10% do real orçamento do jogo. Pois é.

    Mas é aquilo, não temos nada ainda, é esperar pra ver.

  • hcvenceslau

    O Mike Z (lider do desenvolvimento do Skullgirls) escreveu um texto recente bastante interessante sobre a forma como crowdfunding vem sendo utilizado http://mikezsez.blogspot.com.br/2015/05/on-burying-lead.html

    Não é sobre esse KS do Iga mas acho que tbm se aplica.

  • Fabiano

    parece que a espada venceu