A ecolocalização é a capacidade biológica de animais e seres humanos de detectar a posição e distância de objetos através de ondas sonoras. Em Perception, essa é também sua maior aliada. No controle de Cassie, uma mulher cega que usa sua audição aguçada para se localizar e identificar objetos ao seu redor através da reverberação sonora, você precisa investigar os mistérios de uma mansão assombrada.

Em desenvolvimento pela Deep End Games, estúdio formado por veteranos da Irrational Games, de System Shock, BioShock e BioShock Infinite, Perpection precisa de US$ 150 mil para ser financiado, em sua campanha de financiamento coletivo no Kickstarter. Ao contrário de campanhas como Bloodstained: Ritual of the Night, do ex-produtor de Castlevania, o vídeo da campanha de Perception vai além de promessas subjetivas e imagens conceituais, demonstrando muito de suas mecânicas e estética únicas, fortemente baseadas no sentido auditivo aguçado da protagonsita.

A grande sacada de design de Perception é que a ação usada pelo jogador para gerar som e possibilitar que o Cassie “visualize” o cenário ao seu redor (que consiste em uma batida de seu bastão no chão) também atrai a atenção para ele – no caso, de fantasmas que perambulam pelo ambiente. Assim, é preciso considerar o risco de causar som para “observar” o local, uma vez que isso pode fazer com que inimigos notem sua presença. Para evitar que isso aconteça, barulhos e ruídos gerados pelo próprio ambiente, como o zumbido do vento e o rangido de portas, acabam ajudando Cassie a se localizar.

Outro jogo de terror notável que explora ideias semelhantes, não apenas por conta de seus temas (a clássica mansão assombrada) mas também pela forma como intercala mecânicas e estética, é o excelente White Night, que exploramos em nossa análise e Shuffle.

Perception está em desenvolvimento para PC, com versões para Mac e Linux caso a campanha alcance US$ 175 mil em arrecadações. Versões para consoles não são mencionadas por ora. O jogo tem previsão para junho de 2016, se for financiado. Você pode contribuir com o desenvolvimento na página da campanha no Kickstarter.