A Sega retirou diversos de seus jogos das lojas iTunes e Google Play. A empresa havia anunciado que faria isso há cerca de um mês, dizendo que os títulos não mais tinham “o padrão Sega de qualidade” e por isso não seriam mais vendidos. O curioso, no entanto, é que ela nunca havia dito quais os jogos que seriam retirados de circulação, deixando claro apenas agora quais deles não estão mais listados.

No iTunes, os jogos em questão são After Burner Climax, Altered Beast, Ecco the Dolphin, Golden Axe, Golden Axe 3, Streets of Rage 2, Streets of Rage 3, Phantasy Star 2, Sega Columns Deluxe, Space Harrier 2, Super Monkey Ball, Super Monkey Ball 2, Super Monkey Ball 2: Sakura Edition, Virtua Fighter 2 e Virtua Fighter 5: Final Showdown Guide.

Já no Google Play, apenas três títulos foram afetados. Eles são After Burner Climax, Je Set Radio e Super Monkey Ball 2.

Tudo é um pouco esquisito nisso. Primeiro, pelo fato de que por um bom tempo esses jogos aparentemente estavam dentro do “padrão Sega de qualidade”, sendo comercializados normalmente para, de repente, não se encaixarem nele. Segundo, por pior que fossem esses ports, trata-se de uma pequena fatia da história dos videogames sendo apagada (algo que vem ocorrendo com uma certa frequência). Essas não são de forma alguma as melhores versões desses títulos, mas isso não muda o fato de que eles são representativos de uma época específica dessa indústria. É possível olhar para eles e lembrarmos do momento em que havia um secto que acreditava que o mobile era o futuro absoluto dos videogames (alguns ainda o acham) e que bastaria colocar botões virtuais em uma tela de toque para transportá-los a uma plataforma que não possui controles físicos. Talvez em alguns anos isso não seja mais do que uma vírgula nos eventos do mundo dos jogos eletrônicos, porém não há como termos certeza disso agora.

A Sega afirmou que existe a possibilidade de alguns desses jogos retornarem, futuramente, a essas lojas.

  • Ânderson Cardoso

    Ufa! que susto, logo que via a matéria achei que os games que deram de graça no Appstore havia me sido (será que isto está certo?)…tirados de lá. mas pelo que vi na lista nada do que tenho foi afetado, agora realmente não entendo este tipo de atitude, imagine se acontece algo assim no Steam, estou perdido :/