Eu adoro falar sobre jornalismo e toda a experiência que tem sido o Overloadr. Sinto como se eu falar o mais francamente possível sobre essas coisas, mais eu “devolvo” para a comunidade pelo conhecimento que tenho adquirido com tudo isso, talvez até mesmo ajudando alguém que pretende seguir essa trilha tortuosa de viver de jornalismo independente. Longe de mim ser um especialista sobre qualquer um dos assuntos do título do texto, mas sinto que ter vivido na pele tanta coisa meio que se torna uma necessidade para mim escrever sobre isso.

Aí que a Bia Granja, criadora do youPIX e a mais recente participante do Bilheteria, me chamou para falar sobre tudo isso no site dela. Nada mais justo, o youPIX se torna cada vez mais um lugar muito interessante para ler sobre empreendedorismo, “novas mídias” e tudo o que tem se mostrado novidade no Brasil.

No texto você encontrará minhas impressões sobre a falência da publicidade massiva no jornalismo (nenhuma novidade), como os modelos de negócio que sustentam a imprensa na internet estão atrasados e a falta de pessoalidade nos meios, criando um abismo entre leitor e produtor. Depois de tudo isso falo sobre como a experiência do Patreon no Overloadr abriu nossos olhos para a tendência da comunicação e me fez vislumbrar o mecenato no século XXI.

Leia o texto na íntegra no youPIX: Patreon: O Mecenato do Século XXI