Apesar do controle do Xbox One funcionar sem problema em computadores, sendo preciso apenas ligá-lo ao PC com um cabo USB, nós às vezes queremos a liberdade que a ausência de fios nos proporciona, podendo levar os braços para qualquer direção enquanto jogamos.

Isso em breve será possível devido ao recém anunciado adaptador wireless para o controle do Xbox One. Tal qual existia no Xbox 360, esse adaptador é um receptor para os controles sem fio do console, permitindo que eles sejam ligados ao PC. No entanto, há um porém. De acordo com a Microsoft, esse adaptador só irá funcionar em máquina que estejam rodando o Windows 10.

Não é de maneira alguma o fim do mundo, ainda mais quando consideramos que o Windows 10 é uma atualização gratuita para aqueles que possuem Windows 7 ou Windows 8.1. Mas é sempre possível que você simplesmente não queira utilizar o novo sistema operacional, ou que prefira esperar alguns meses para saber mais sobre a estabilidade do novo Windows. Seja qual for o motivo, sem Windows 10 o adaptador não irá funcionar. Mas nada impede que você permaneça usando o controle do Xbox One via cabo, o do PlayStation 4 com algum programa compatível, ou simplesmente com o controle do Xbox 360, que continua sendo ótimo.

O adaptador estará disponível a partir do dia 29 de julho, por US$ 24,99 e requer entradas USB 2.0 ou 3.0. Nós entramos em conato com a Microsoft para saber se o periférico será lançado oficialmente no Brasil e, se sim, qual será o seu preço. Atualizaremos quando tivermos mais informações.