Antes de mais nada, é bom lembrarmos que Contra foi lançado pela Konami em 1987, quase 30 anos atrás. Videogames naquela época não eram moleza, por conta até dos paradigmas que regiam o game design na época e a influência dos arcades. Dito isto, o vídeo a seguir pode ser um choque para quem cresceu jogando Contra e outros clássicos dos 8 e 16-bit, pelas seguintes razões:

– Há algumas pessoas no mundo que gostam de videogame e não conhecem Contra. Elas provavelmente nasceram depois dos anos 90.

– Há algumas pessoas que simplesmente não conseguem passar da primeira fase de Contra, utilizando cinco continues. Elas provavelmente nasceram depois dos anos 90.

– Há algumas pessoas que simplesmente não fazem a menor ideia do que é o Konami Code. Elas provavelmente nasceram depois dos anos 90.

E tudo bem! Sabemos que os jogos modernos são bem menos impiedosos que os de antigamente e nem por isso eles são piores, apenas diferentes. Mas se você aguentar assistir até o final (porque, sim, dá um pouco nos nervos ver novatos jogando Contra), verá que eles até conseguem progredir aos poucos, após se acostumarem com os controles e aprenderem algumas táticas.